Pular para o conteúdo principal

Neemias 9:30 indica que o “Espírito Santo” é uma pessoa?


Fonte: jw.org

Um leitor escreveu:

Prezado apologista, em Neemias 9:30 algumas traduções vertem “por teu Espírito, por meio dos profetas, os advertistes”. Na Tradução do Novo Mundo está “por meio do teu espírito”. Qual é o correto?

Resposta:

Vejamos como diversas traduções vertem a parte em foco de Neemias 9:30:

“Por meio do teu espírito, usando os teus profetas.” – Novo Mundo.

“Por teu espírito, por intermédio dos teus profetas.” – Novo Mundo Com Referências.

“Pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas.” – ARC; ACF.

“Pelo teu Espírito, por intermédio dos teus profetas.” – ARIB; ARA; veja também NTLH; NAA.

“Mediante o teu Espírito os advertiste por meio de teus profetas.” – NVI.

“Testificaste pelo teu espírito mediante os teus profetas.” – SBB; TB.

“Pela inspiração de vosso espírito, que animava os vossos profetas.” – Ave Maria.

A ideia transmitida pelo texto em apreço é a de que Deus usou seu espírito santo – a energia que Dele emana – para colocar sua mensagem na mente de Seus profetas, de modo que esses profetas transmitissem ao povo tal mensagem. A expressão “por teu espírito” ou “pelo teu Espírito” tem a ideia de ‘usando o teu espírito como instrumento’ – ou seja, ‘por meio’ ou ‘por intermédio’ do teu espírito. A comparação de Hebreus 7:25 em várias traduções mostra isso:

“Os que por ele [Jesus Cristo] se aproximam de Deus.” – NAA; veja também ARA, ARC, TB, ACF, ARIB.

“Aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus.” – NVI.

“As pessoas que vão a Deus por meio dele.” – NTLH.

“Aqueles que se dirigem a Deus por meio dele.” – Bíblia Pastoral.


Jeová, por intermédio do seu espírito santo, colocou sua mensagem na mente dos profetas. E, por intermédio dos seus profetas, transmitiu tal mensagem ao seu povo.

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras explicou:

Ao passo que alguns textos se referem ao espírito como ‘dando testemunho’, ‘falando’ ou ‘dizendo’ coisas, outros textos tornam claro que ele falou por meio de pessoas, sem ter voz pessoal própria. (Veja He 3:7; 10:15-17; Sal 95:7; Je 31:33, 34; At 19:2-6; 21:4; 28:25.) De modo que pode ser comparado a ondas de rádio, que podem transmitir uma mensagem de alguém falando ao microfone e fazer sua voz ser ouvida por outros a grande distância, na realidade, ‘falando’ a mensagem por meio dum alto-falante. Deus, por seu espírito, transmite suas mensagens e comunica sua vontade à mente e ao coração dos seus servos na terra, os quais, por sua vez, podem transmitir esta mensagem a mais outros. (Volume 2, p. 34, verbete “Espírito”; negrito acrescentado.)[1]




Assim, por não ser uma pessoa, não tendo voz própria, o espírito santo sempre ‘fala’ por meio de pessoas, conforme mostram os textos abaixo:

“O espírito de Jeová falou por meio de mim.” – 2 Samuel 23:2.

“Homens, irmãos, era necessário que se cumprisse o que o espírito santo, por meio de Davi, disse profeticamente nas Escrituras a respeito de Judas, que se tornou guia dos que prenderam Jesus.” – Atos 1:16.

“Assim, como houve desacordo entre eles, começaram a ir embora, e Paulo fez este único comentário: “O espírito santo falou apropriadamente aos antepassados de vocês, por meio de Isaías, o profeta.’” – Atos 28:25.

O apóstolo Paulo afirmou, em Hebreus 3:7, que o espírito santo disse o que está registrado no Salmo 95. Se o espírito santo fosse uma Pessoa espiritual, ele teria um Deus sobre si, pois está escrito no Salmo 95:7: “Pois ele [Jeová] é o nosso Deus.” Essas não são palavras do espírito santo, e sim do salmista humano que escreveu o Salmo 95, fazendo isso sob a influência da força que emana de Deus (Seu espírito). Jeová despertou com seu espírito os reais sentimentos do coração sincero do salmista, fazendo com que o salmista registrasse as palavras do Salmo 95.

Um detalhe muitas vezes despercebido na leitura de textos tais como o de Neemias 9:30 é o uso do pronome possessivo “teu”. O artigo “O relato sobre Ananias prova que o ‘Espírito Santo’ é uma pessoa?” comentou sobre isso:

Segundo a Bíblia, o espírito santo emana de Jeová. Por isso, as Escrituras usam os pronomes possessivos “seu”, “teu” e “meu” referentes ao espírito santo, conforme os textos abaixo:

“Foste paciente com eles por muitos anos e continuaste a adverti-los por meio do teu espírito, usando os teus profetas, mas eles não quiseram escutar.” – Neemias 9:30.

“Não me expulses da tua presença; e não tires de mim o teu espírito santo.” – Salmo 51:11.

“Se envias o teu espírito, são criados, e renovas a face da terra.” – Salmo 104:30.

“Então, Jeová disse: ‘Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne. Portanto, seus dias somarão 120 anos.” – Gênesis 6:3.

“‘Ai dos filhos obstinados’, diz Jeová, que executam planos que não procedem de mim, que fazem alianças, mas não com a orientação do meu espírito, e assim acumulam pecado sobre pecado.” – Isaías 30:1.

“Vejam o meu servo, a quem apoio! Meu escolhido, a quem aprovo! Pus nele o meu espírito; ele trará justiça às nações.” – Isaías 42:1.

“Pois derramarei água sobre o sedento e farei correr riachos sobre a terra seca. Derramarei meu espírito sobre a sua descendência e minha bênção sobre os seus descendentes.” – Isaías 44:3.

“‘Este é o pacto que eu farei com eles’, diz Jeová. ‘Meu espírito, que está sobre você, e minhas palavras, que pus na sua boca, não se afastarão de sua boca, nem da boca de seus filhos, nem da boca de seus netos’, diz Jeová, ‘desde agora e para sempre’.” – Isaías 59:21.

“Porei o meu espírito no seu íntimo e os farei andar nos meus decretos, e vocês obedecerão e cumprirão as minhas decisões judiciais.” – Ezequiel 36:27.

“‘Não esconderei mais deles a minha face, pois vou derramar o meu espírito sobre a casa de Israel’, diz o Soberano Senhor Jeová.” – Ezequiel 39:29.

‘“Nos últimos dias’, diz Deus, ‘derramarei do meu espírito sobre todo tipo de pessoas, e os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os jovens entre vocês terão visões e os homens idosos entre vocês terão sonhos, e até mesmo sobre os meus escravos e sobre as minhas escravas derramarei do meu espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” – Atos 2:17, 18.

Visto que o espírito santo é parte intrínseca de Jeová, os sentimentos e outras características pessoais de Jeová às vezes são personalizados por tal espírito, ou energia, de Jeová.

Assim, nem Neemias 9:30, nem qualquer outro texto da Bíblia indica que o espírito santo é uma pessoa.


Explicação das siglas usadas:

ACF: Almeida Corrigida Fiel.
ARA: Almeida Revista e Atualizada.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
ARIB: Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
NAA: Nova Almeida Atualizada.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão Internacional.
SBB: Sociedade Bíblica Britânica.
TB: Tradução Brasileira.


Nota:
[1] Produzida pelas Testemunhas de Jeová.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org







Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)