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Os cristãos precisam pagar o dízimo?


Fonte: jw.org


Diversas organizações religiosas cobram o dízimo, ou seja, dez por cento do salário de seus adeptos. Os líderes de tais religiões citam como base para essa exigência o texto de Malaquias 3:10, que declara: “‘Trazei todas as décimas partes à casa do depósito para que venha a haver alimento na minha casa; e experimentai-me, por favor, neste respeito’, disse Jeová dos exércitos, ‘se eu não vos abrir as comportas dos céus e realmente despejar sobre vós uma bênção até que não haja mais necessidade’”. Mas, o que a Bíblia como um todo tem a dizer sobre o assunto?
  
Requisito da Lei mosaica

Encontramos duas referências ao dízimo no período pré-mosaico. A primeira delas diz respeito a Abraão ter pago dízimo a Melquisedeque. (Gênesis 14:18-20) Contudo, Abraão deu tal décimo, ou dízimo, voluntariamente a Melquisedeque, e apenas uma vez. Não há menção de que ele tivesse feito isso outra vez. A outra referência encontra-se em Gênesis 28:20-22, que menciona o voto que Jacó fez, de dar a Deus um décimo de tudo o que recebesse da parte de Jeová. O fato de Jacó ter feito um voto prova que naquela época o dízimo não era obrigatório. Ademais, Jacó não repassou tal obrigação que impôs a si mesmo aos seus descendentes. Portanto, antes do advento da Lei mosaica, não havia dízimo obrigatório.

O dízimo tornou-se uma exigência legal no arranjo do pacto da Lei mosaica. Lemos em Hebreus 7:5: “Os homens dos filhos de Levi que recebem o seu cargo sacerdotal têm o mandamento de cobrar dízimos do povo, SEGUNDO A LEI.” Jesus apoiou o dízimo enquanto a Lei mosaica vigorava, assim como também apoiou as demais exigências da Lei. (Lucas 11:42; Mateus 5:23, 24; 8:4) Mas, quando a Lei findou, tendo cumprido seu objetivo, o requisito do dízimo, que fazia parte dessa Lei, também foi abolido. Sobre isso, o apóstolo Paulo afirmou: “Pois, mudando-se o sacerdócio, NECESSARIAMENTE HÁ TAMBÉM MUDANÇA DA LEI.” (Hebreus 7:12) Que dizer então do tão citado texto de Malaquias 3:10?
  
Exame honesto de Malaquias 3:10

 Quando foi escrito o livro de Malaquias, a Lei dada a Israel vigorava. Era, pois, natural que Jeová esperasse que os que compunham o seu povo naquele tempo mostrassem o seu apreço pelas provisões divinas por pagarem prazerosamente o dízimo. Mas observe o objetivo desse requisito: “Para que venha a haver alimento na minha casa.” Visto que os levitas atuavam em seu cargo sacerdotal por tempo integral, Jeová fez esse amoroso arranjo para o sustento deles. (Veja Neemias 10:37) Quando os israelitas deixavam de cumprir com o requisito do dízimo, os que trabalhavam no templo tinham de deixar seu serviço sagrado para se empenhar em trabalho secular para o sustento próprio, resultando no prejuízo da adoração verdadeira. (Neemias 13:10-12) Mas, como disse Paulo, no cristianismo o arranjo do sacerdócio levítico deixou de existir, havendo necessariamente também “mudança da lei” – da Lei mosaica para a “lei do Cristo”. (Hebreus 7:12; Gálatas 6:2) E o que a “lei do Cristo” especifica sobre esse tema?

 No cristianismo não há provisão para o dízimo, ou pagamento obrigatório de qualquer quantia. O princípio a ser seguido no padrão cristão é o de 2 Coríntios 9:7: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” Portanto, não há base bíblica para a cobrança de dízimos ou de quaisquer pagamentos dentro do cristianismo.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



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