Pular para o conteúdo principal

Jesus foi ressuscitado no mesmo corpo carnal?



Fonte: jw.org


Contribuído.

Alguns argumentam o seguinte:

“Em João 2:19-21, Jesus disse: ‘Destruam este templo e em três dias eu o levantarei.’ E depois o texto diz que Jesus estava falando do templo do seu corpo. Então, com isso em mente, não fica evidente que, se Jesus foi ressuscitado em espírito, o corpo dele não foi levantado?”

As Testemunhas de Jeová acreditam que a alma ou pessoa de Jesus Cristo não ressuscitou no mesmo corpo carnal que possuía na Terra. Porém, a alma de Jesus não pode existir sem corpo. Assim, acreditamos, conforme a Bíblia diz de forma nada ambígua, que a alma de Jesus se virtualizou em outra plataforma (outro corpo) – um corpo não feito de carne e sangue, um corpo espiritual. Isto fica evidente do texto de 1 Coríntios 15:42-49, que declara:

“O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos. Semeado perecível, o corpo é levantado imperecível. Semeado em desonra, é levantado em glória. Semeado em fraqueza, é levantado em poder. Semeado corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual. Assim está escrito: ‘O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente.’ O último Adão [Jesus Cristo] se tornou um espírito que dá vida. No entanto, não é o espiritual que vem primeiro. O que vem primeiro é o físico, e depois vem o espiritual. O primeiro homem vem da terra e é feito do pó; o segundo homem vem do céu. Como aquele feito do pó, assim são também os que são feitos do pó; e, como o celestial, assim são também os que são celestiais. E, assim como levamos a imagem daquele feito do pó, levaremos também a imagem do celestial.”

Esse assunto parece tão óbvio que aparenta ser desnecessário dissertar sobre ele. Se Jesus tem hoje o mesmo corpo que tinha como humano, então também tem as mesmas necessidades fisiológicas que tinha como humano. Assim, Jesus, em sua vida celestial pós-terrena, teria que estar em um traje de astronauta para poder respirar, ir ao banheiro, comer, dentre as demais necessidades físicas que seu corpo humano tinha.

Veremos que a passagem em questão aponta justamente para a conclusão oposta se analisarmos outros relatos dos evangelhos sobre esse tópico. Preste bastante atenção:

“Os principais sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando testemunhos contra Jesus, para entregá-lo à morte, mas não achavam nenhum. Na verdade, muitos davam testemunho falso contra ele, mas os seus testemunhos não estavam de acordo. Também alguns se levantavam e davam testemunho falso contra ele, dizendo: ‘Nós o ouvimos dizer: “Derrubarei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos humanas.”’ Mas mesmo nesse ponto seu testemunho não estava de acordo.”

Após ser preso no jardim de Getsêmani, Jesus foi levado ao Sinédrio. Falsas testemunhas acusaram Jesus de ameaçar destruir o templo em Jerusalém. Esta foi a parte em que havia um mal-entendido sobre as palavras de Jesus. No entanto, uma das testemunhas deu um relato mais profundo sobre o que Jesus de fato dissera no relato de João 2:19. Embora os judeus não tivessem compreendido com exatidão as palavras “Derrubem este templo, e em três dias eu o levantarei”, esta frase não os impediu de relatar O MODO COMO ELES SE LEMBRAVAM SOBRE COMO SEU CORPO SERIA LEVANTADO.

O testemunho de que Jesus dissera que seu corpo não seria levantado “por mãos humanas” não poderia ser falso, pois não agravaria a acusação contra ele, pois não é parte do processo de acusação por blasfêmia. O corpo que havia de ser derrubado era um “feito por mãos” – físico. Porém, havia de ser “construído [οἰκοδομέω; oikodoméo] outro [ἄλλος; állos], não por mãos humanas” – não físico. – Marcos 14:58.

Mas será que este detalhe, de Jesus ter dito “outro” em relação à reconstrução do templo (corpo), não foi invenção das falsas testemunhas? Não há nenhum motivo para se pensar isso. As falsas testemunhas não inventaram palavras avulsas, elas distorceram as palavras do Senhor, pois ele de fato falou: “Derrubem este templo, e em três dias eu o levantarei.” (João 2:19) As palavras que elas testemunharam não foram invenção, mas distorção de aplicação de sentido. Portanto, as testemunhas não inventaram o que Jesus disse, mas distorceram o sentido da declaração.

Portanto, certamente o detalhe sobre “outro corpo” feito não por mãos humanas não foi invenção da testemunha.

Outra evidência de que Jesus de fato falou que o corpo que havia de ser construído seria “outro”, não feito por mãos, é que Mateus não incluiu este detalhe mencionado por Marcos, quando relatou a acusação das “falsas testemunhas”. Mateus relatou: “E disseram: ‘Este homem disse: “Eu posso derrubar o templo de Deus e reconstruí-lo em três dias.”’” – Mateus 26:61.

Se Marcos tivesse acrescentado a palavra “outro”, inserindo-a na declaração das testemunhas falsas quando elas de fato não haviam dito isso, então Marcos estaria sendo falso. E sabemos que não era o caso. Mas, se as falsas testemunhas de fato citaram a expressão “outro”, e isso fosse um acréscimo delas as palavras de Jesus, então por que Mateus teria omitido esta atitude delas?

Portanto, o argumento em questão aponta justamente para outra direção, a saber, de que Jesus citou a expressão “outro”, e que as falsas testemunhas foram falsas na aplicação da declaração de Jesus, mas não na citação das palavras de Jesus. Conclusão: O corpo físico de Jesus foi derrubado, mas outro corpo, não feito por mãos, foi construído. – Marcos 14:58.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. 1 Peter 3:18
    Holman Christian Standard Bible
    For Christ also suffered for sins once for all, the righteous for the unrighteous, that He might bring you to God, after being put to death in the fleshly realm but made alive in the spiritual realm.

    English Standard Version
    For Christ also suffered once for sins, the righteous for the unrighteous, that he might bring us to God, being put to death in the flesh but MADE ALIVE IN THE SPIRIT,

    Verse 19 continues "in which he went and proclaimed to the spirits in prison"

    The Holman Christian Standard Bible says (1 Peter 3:19)"IN THAT STATE He also went and made a proclamation to the spirits in prison:

    What state? A SPIRIT. The apostles understood Jesus was resurrected as a spirit or spirit being.

    1 Corinthians 15:45
    Berean Literal Bible
    So also it has been written: "The first man Adam became into a living soul;" the last Adam into a LIFE-GIVING SPIRIT.

    Jesus was raised as spirit being. BUT If you look into the Hebrew scriptures or OT,  spirit beings could go from spirit state to fleshly state. There's numerous examples of messenger of a God Almighty becoming flesh. At Genesis 19:3 the angels ate with Lot because they came in the flesh. Also, angels, sons of God, had relations with human women and bore children.

    Jesus upon his resurrection had the ability to go between two different states flesh and spirit but only spirit can enter into heaven. This is why he appeared to his disciples in one way in the upper room before his ascension to heaven but appeared to the apostles John completely different in Revelation 1 after his ascension.

    1 Corinthians 15:50
    Berean Literal Bible
    Now I say this, brothers, that FLESH and BLOOD is NOT ABLE to inherit the kingdom of God, nor does decay inherit immortality.

    1 Corinthians 15:38-40 (ESV)
    38 But God gives it a body as he has chosen, and to each kind of seed its own body. 39 For not all flesh is the same, but there is one kind for humans, another for animals, another for birds, and another for fish. 40 There are heavenly bodies and earthly bodies, but the glory of the heavenly is of one kind, and the glory of the earthly is of another.

    This heavenly body is a spirit one not flesh or blood of any kind. 

    The apostle Paul says:

    "He died for all, so that they who live might no longer live for themselves, but for him who died and rose again on their behalf. Therefore from now on we know no one according to the flesh. Although WE HAVE KNOWN CHRIST ACCORDING TO THE FLESH, YET NOW WE KNOW HIM IN THIS WAY NO LONGER." (2 Corinthians 5:15-16)

    Why? Because he is a spirit.

    Also, Hebrews 10:10 reports that Jesus sacrificed his physical body—thus for him to take it back would be to cancel the salvific transaction to God.


    *Galatians 1:1
    English Standard Version
    Paul, an apostle—NOT FROM MEN NOR THROUGH MAN, but through Jesus Christ and God the Father, who raised him from the dead—

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)