Pular para o conteúdo principal

Por que o nome de Jeová é uma torre forte? (Provérbios 18:10)




Lemos em Provérbios 18:10: “O nome de Jeová é uma torre forte, à qual o justo se acolhe e está seguro.” – SBB; veja também TB; ASV; Darby; NSB; VW; YLT; RV; SRV; Elberfelder 1871 (em alemão); Leander van Ess, rev. 2 (em alemão); Veren’s Contemporary Bible (em búlgaro). 

Outras versões usam “Name of Yahweh” (“Nome de Yahweh”), a exemplo de Rotherham Version, Updated Bible Version, World English Bible.

“Jahwes”, Elberfelder 1905; FreeBible 2004; Neue Evangelistische Übersetzung; Textbibel (todas em alemão).

 Fonte: jw.org

Nesta passagem ocorre o Tetragrama (palavra grega para “quatro letras”) Iode, Hê, Vau, Hê, o qual, transliterado para nosso alfabeto, corresponde respectivamente às letras Y, H, W, H, ou I, H, V, H. As traduções têm vertido tal nome por “Jeová”, “Javé” e “Iavé”. Com relação à pronúncia “Jeová”, lemos no artigo Qual é a pronúncia correta do nome de Deus?”:

Origem e legitimidade da pronúncia “Jeová”

No Códice de Alepo, de 930 EC, o Tetragrama contém os sinais vocálicos, colocados pelos judeus massoretas, para sonorizar Yehowáh. “Jeová” é a forma latinizada dessa pronúncia hebraica que já existe na forma escrita desde o 10.º século EC. Devido à origem multicentenária da pronúncia “Jeová”, ela se firmou como a forma convencional e internacionalmente aceita do nome de Deus, do mesmo modo como a pronúncia “Jesus” é a forma convencional e internacionalmente aceita do nome do Filho de Deus.

Porém, longe de propor uma discussão linguística sobre a pronúncia do nome divino, este artigo tem por objetivo responder à pergunta: Por que a Bíblia afirma que o nome de Jeová é uma torre forte?

A importância de orar a Deus usando o nome Dele

É interessante que Provérbios 18:10 não afirma simplesmente que os títulos “Deus” ou “Senhor” são uma torre forte. Não. O texto é específico em declarar que o nome “Jeová” é uma torre forte. Isto salienta a importância de se usar o nome divino ao orar a Deus. Afinal, assim como nós gostamos de que as pessoas que conversam conosco, ou quando falam a outros sobre nós, se refiram a nós pelo nosso nome, o mesmo se dá com o Deus Todo-Poderoso. Observe como os textos abaixo ressaltam a relevância do uso do nome divino:

“Todas as nações me cercaram; mas, em nome de Jeová, eu as pus em fuga. Cercaram-me, sim, eu estava cercado de todos os lados; mas, em nome de Jeová, eu as pus em fuga. Cercaram-me como abelhas, mas foram extintas tão rápido como um fogo entre espinhos. Em nome de Jeová, eu as pus em fuga.” – Salmo 118:10-12.

“Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.” – Joel 2:32.

O uso de um nome próprio para Deus

Hoje, é comum no meio cristão simplesmente o uso do título “Deus” para se referir ao Criador do Universo. ‘Afinal’, argumentam tais pessoas que assim o fazem, ‘não há outro Deus’. Mas o ponto é que o antigo povo de Deus – a nação de Israel – embora reconhecesse a existência de apenas um só Deus supremo, não hesitava em usar o nome dele, inclusive para distingui-lo dos deuses das nações pagãs. Naquela época, era comum todos os povos se referirem a suas divindades pelo nome delas. Observe isso no emocionante relato envolvendo o profeta Elias e os adoradores de Baal.

Elias propôs um teste aos 450 profetas de Baal, dizendo: “Invoquem o nome do seu deus, e eu invocarei o nome de Jeová. O Deus que responder enviando fogo mostrará que é o verdadeiro Deus.” (1 Reis 18:24) A continuação do relato passa a dizer: “Invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: ‘Ó Baal, responde-nos!’ Mas não se ouvia nenhuma voz; ninguém respondia. Elias, o profeta, aproximou-se do altar e disse: ‘Ó Jeová, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, saiba-se hoje que tu és Deus em Israel, que eu sou o teu servo e que foi segundo a tua ordem que fiz todas essas coisas. Responde-me, ó Jeová! Responde-me, para que este povo saiba que tu, Jeová, és o verdadeiro Deus.” – 1 Reis 18:26, 36, 37.

Esta eletrizante narrativa mostra que somente Jeová respondeu, e de uma forma esplendorosa. Lemos em 1 Reis 18:38, 39: “Então desceu fogo da parte de Jeová e consumiu a oferta queimada, a lenha, as pedras e o pó, e secou a água que havia na vala. Quando o povo viu isso, todos se prostraram imediatamente com o rosto por terra e disseram: ‘Jeová é o verdadeiro Deus! Jeová é o verdadeiro Deus!’”

Fonte: jw.org

Observe o leitor como estava envolvido o nome próprio de cada divindade – tanto o do verdadeiro Deus, Jeová, quanto o do falso deus, Baal.

Que dizer de nossos dias? Ainda é importante usar o nome divino?

Mesmo no arranjo do cristianismo, continua sendo importante o uso do nome de Deus, além do uso dos títulos que ele tem (tais como “Deus”, “Senhor”, “Criador” etc.). Prova disso é que, em seu discurso explicando o fenômeno do derramamento do espírito santo em Pentecostes de 33 EC, o apóstolo Pedro citou a profecia de Joel, a qual declara, em parte: “E todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.” – Atos 2:21; Joel 2:32.[1]

Discurso de Pedro no Pentecostes de 33 EC
Fonte: jw.org

Usar o nome nos achega mais ao Deus Todo-Poderoso. Mostra que Ele tem nome próprio. Não é um Deus anônimo. O próprio Filho de Deus honrou Jeová por usar o nome Dele. Em oração ao Pai, Jesus afirmou: “Tornei o teu nome conhecido aos homens que me deste do mundo. Eles eram teus, e tu os deste a mim, e eles obedeceram à tua palavra. Eu tornei o teu nome conhecido a eles, e o tornarei conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu em união com eles.” (João 17:6, 26) Como cristãos, que sigamos o sublime exemplo de Jesus Cristo por usar respeitosamente o nome de Deus, Jeová.

Nota:

[1]  Veja o artigo “O nome ‘Jeová’ deve constar no ‘Novo Testamento’?” neste site.


Explicação das siglas usadas:

ASV: American Standard Version.
NSB: New Simplified Bible.
RV: Reina Valera 1989.
SBB: Sociedade Bíblica Britânica.
SRV: Spanish Reina-Valera.
TB: Tradução Brasileira.
VW: A Voice in the Wilderness, edição de 2006.
YLT: Young's Literal Translation.
  

Referências:

Bíblia online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/tb/pv/18>.

Sociedade Bíblica do Brasil. Pesquisa da Bíblia. Disponível em: <http://www.sbb.org.br/conteudo-interativo/pesquisa-da-biblia/>.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org











Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)