Pular para o conteúdo principal

Trinitarista critica o estudo da Bíblia para explicar a relação entre o Pai e o Filho


Vídeo “Uma consideração sobre João 1:1: Quem é o Verbo realmente?”.

Um trinitário teceu o seguinte comentário:

Esta postagem é referente ao vídeo de estudo gramatical de João 1:1 no cabeçalho desta página. Engraçado como a gramática e o estudo da letra se tornam incapazes de definir, por si mesmo, no seu estudo um assunto que é de alcance única e exclusivamente da fé; e ainda por cima torna uma expressão bíblica totalmente incoerente com todo o escopo bíblico, bem como o contexto geral ensinado pelas Escrituras como um todo: não existe Deus + um Deus; só existe Deus, ou Um Deus; logicamente que João 1:1 seria uma aberração da palavra de Deus em estabelecer a Cristo como “um Deus”.

Realmente, como ensinam as Escrituras, é somente pela fé que entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados. E também é unicamente pela fé que se define e se entende o que a Palavra de Deus queira dizer, e diz. Cristo é Deus (não que seja o Pai); mas, porque é o Unigênito Filho de Deus que está no seio do Pai; um com Ele; de tal maneira que, quem o viu durante o evangelho, estava vendo o Pai; porquanto o mesmo Jesus assim o disse a Felipe, quando este lhe rogou: “Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.” E o Senhor não titubeou a lhe afirmar: “Já estou há tanto tempo convosco e não me tendes conhecido, Felipe. Quem me vê a mim, vê o Pai, e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu o Pai está em mim e que eu estou no Pai? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim, é quem faz as obras.” – João 14.

Realmente, todos aqueles que preferem estudar as Escrituras pela letra, sobrepondo-se a fé, ficarão desamparados e órfãos, porque sem a fé inteira na Pedra de Esquina, a qual, todos os que nela crerem não serão confundidos, já o estão, por não a terem como fundamento em todos os aspectos, principalmente no da fé. E mais: Jesus é a verdade. Como pode ser Ele a verdade, se o Deus Altíssimo estava no trono? Há, porque disse Jesus: “Eu e o Pai somos um.” Esta é uma boa frase para se analisar, os que amam a gramática. O sujeito composto na frase é um; mas somente a fé e o Espírito Santo é que podem definir, e capacitar para entender; porque no reino de Deus a gramática não sonda, só aquilo que de Deus vem, ou seja, a fé.

Resposta:

O comentarista está certo quando afirma que a gramática e o estudo da letra são incapazes, por si sós, de definir verdades espirituais. Como você mesmo admite, é necessária a qualidade da fé. E, sobre a fé, a Bíblia declara: “A fé segue à coisa ouvida. Por sua vez, a coisa ouvida vem por intermédio da palavra acerca de Cristo.” (Romanos 10:17) Assim, a fé tem que ser construída com base no conhecimento da “palavra acerca de Cristo”, que se encontra na Bíblia.

E a Bíblia é clara em mostrar que Jesus Cristo não é o Deus Todo-Poderoso, e sim o Filho de Deus. Por ser Filho de Deus, ele possui divindade, ou natureza divina, assim como um filho de um homem possui humanidade, ou natureza humana. Jesus e seu Pai são um no sentido de união, não  de igualdade. O próprio Jesus Cristo explicou isso em João 17:21-23, onde ele declarou: “Para que todos [os discípulos de Cristo] sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, a fim de que eles sejam um, assim como nós somos um. Eu em união com eles, e tu em união comigo, a fim de que estejam perfeitamente unidos, para que o mundo saiba que tu me enviaste e que os amaste assim como me amaste.”

Jesus não é o Deus Todo-Poderoso, e sim “a imagem do Deus invisível”. (Colossenses 1:15) Desse modo, Jesus imita o Pai de modo perfeito, e é o meio para nos achegarmos ao Pai. Como o próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” — João 14:6.

Acredito que os seguintes artigos poderão ser de ajuda em examinar pelas Escrituras Sagradas esse tema: 





A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)