Pular para o conteúdo principal

O que significa a expressão “pobres de espírito” (Mateus 5:3)? – Parte 2 (Final)

Fonte: jw.org

No primeiro artigo deste tema, analisamos como diversas traduções vertem Mateus 5:3 no que tange à expressão “pobres de espírito” e também o que se pode entender do texto grego. Neste artigo iremos ver o que os comentaristas bíblicos falam a respeito.

O que dizem os comentaristas bíblicos

Elicott:

Os pobres de espírito. - A limitação, como em “o puro no coração”, aponta para a região da vida em que a pobreza é encontrada. […] Aqui, a bem-aventurança é a daqueles que, qualquer que seja o seu estado externo [rico ou pobre], estão em sua vida interior como aqueles que sentem que não têm nada por conta própria, devem ser receptores antes de dar, devem ser dependentes da generosidade de outra pessoa e ser […]. A esse temperamento da mente pertence o “reino dos céus”, as realidades eternas, nesta vida e a vida futura, daquela sociedade da qual Cristo é a Cabeça. As coisas às vezes são melhor compreendidas pelos seus contrários, e podemos apontar para a descrição da igreja de Laodiceia como mostrando-nos o tipo oposto de personagem, pensando em si mesmo como “rico” na vida espiritual, quando é realmente como “o pobre” destituído das verdadeiras riquezas, cego e nu.

Albert Barnes:

[…] Ser pobre de espírito é ter uma opinião humilde de nós mesmos; para ser sensato que somos pecadores e não temos justiça própria; estar disposto a ser salvo apenas pela rica graça e misericórdia de Deus; estar disposto a estar onde Deus nos coloca, a suportar o que ele põe sobre nós, ir aonde ele nos mandar e morrer quando ele mandar; estar disposto a estar em suas mãos e sentir que não merecemos nenhum favor dele. Ele se opõe ao orgulho, vaidade e ambição. Tais são felizes:
1. Porque há mais prazer real em pensar em nós mesmos como somos, do que em sermos cheios de orgulho e vaidade.
2.Porque tal Jesus escolhe abençoar, e neles ele confere seus favores aqui.
3. Porque deles será o reino dos céus a seguir.

Joseph Benson:

[…] Por esta expressão, os pobres em espírito, Grotius e Baxter entendem aqueles que carregam um estado de pobreza e querem com uma disposição de submissão calma e alegre à vontade divina; e o Sr. Mede o interpreta daqueles que estão prontos para se separar de suas posses para fins de caridade. Mas parece muito mais provável que os verdadeiramente humildes sejam aqueles que são sensíveis à sua pobreza espiritual, de sua ignorância e pecaminosidade, sua culpa, depravação e fraqueza, sua fragilidade e mortalidade […]. Estes são felizes, porque sua humildade os torna ensináveis, submissos, resignados, pacientes, contentes e alegres em todas as propriedades; e lhes permite receber prosperidade ou adversidade, saúde ou doença, facilidade ou dor, vida ou morte, com uma mente igual. […] O conhecimento que eles têm de si mesmos e sua humilhação de alma diante de Deus os preparam para a recepção de Cristo, para habitar e reinar em seus corações e todas as outras bênçãos do evangelho; as bênçãos da graça e da glória.

John Calvin:

[…] Mateus expressa mais claramente a intenção de Cristo. Muitos são pressionados por aflições, e ainda continuam a inchar interiormente com orgulho e crueldade. Mas Cristo declara que os que são felizes, castigados e subjugados pelas aflições, se submetem totalmente a Deus e, com humildade interior, se dirigem a ele em busca de proteção. Outros explicam os pobres em espírito são aqueles que não reivindicam nada para si mesmos, e são ainda tão completamente esvaziados de confiança na carne, que eles reconhecem sua pobreza. Mas como as palavras de Lucas e de Mateus devem ter o mesmo significado, não pode haver dúvida de que a denominação pobre é aqui dada àqueles que são pressionados e afligidos pela adversidade. A única diferença é que Mateus, ao acrescentar um epíteto [qualificação do substantivo “pobre”], limita a felicidade àqueles que, sob a disciplina da cruz, aprenderam a ser humildes.
Para eles é o reino dos céus. […] Merece a nossa atenção que só quem está reduzido a nada em si mesmo, e confia na misericórdia de Deus, é pobre em espírito: porque os que estão quebrantados ou oprimidos pelo desespero murmuram contra Deus, e isso prova que eles são de um espírito orgulhoso e arrogante.

Adam Clarke:

Pobre em espírito – alguém que é profundamente sensível à sua pobreza espiritual e miséria. Πτωχος, um homem pobre, vem de πτώσσω (“tremer” ou “encolher de medo”). Sendo destituído das verdadeiras riquezas, ele está tremendo e vivo para as necessidades de sua alma, encolhendo-se com medo de que ele não pereça sem a salvação de Deus. Tal pessoa Cristo pronuncia feliz, porque há apenas um passo entre eles e aquele reino que é aqui prometido. […] nosso Senhor parece ter particularmente em vista a humilhação do espírito.
Os rabinos judeus têm muitos bons ditados em relação a essa pobreza e humildade de espírito que Cristo recomenda neste versículo. No tratado chamado Bammidbar Rabbi, s. 20, temos estas palavras: Havia três (males) em Balaão: o mau-olhado, (inveja), o espírito imponente, (orgulho) e a mente extensa (avareza).
Tanchum, fol. 84. A lei não se apóia naqueles que têm a mente extensa (avareza), mas somente com ele que tem um coração contrito.
Rabino Chanina disse: “Por que as palavras da lei são comparadas à água? Porque, como as águas correm das alturas e se estabelecem em lugares baixos, assim as palavras da lei só se ajustam àquele que é de coração humilde”. Veja Schoettgen.

Thomas Coke:

[…] parece não haver dúvida de que aqui se refere principalmente à humildade de coração. O Dr. Heylinx parece ter feito uma verdadeira interpretação: a frase “pobre em espírito” exprime uma disposição interior ou estado de espírito, por uma circunstância mundana externa; a saber, a pobreza, que significa querer; o sentido do que obriga os homens a dependerem dos outros para o suprimento, por mendicância ou servidão: assim, por analogia exata, a pobreza de espírito implica em carência e, consequentemente, em um estado habitual e dependência de Deus para o suprimento; pela oração, fé e obediência. A beatitude, portanto, pode ser assim parafraseada: “[…] felizes são os pobres em espírito; aquelas almas humildes, que, profundamente conscientes de sua ignorância e culpa, podem silenciosamente renunciar aos ensinamentos e disposições divinas, e acomodar-se às mais baixas circunstâncias que a Providência os nomeará: para, no entanto, eles poderem ser desprezados e pisoteados pelos homens, e deles é o reino dos céus: eles estarão mais propensos a abraçar o Evangelho, e somente eles serão chamados para suas bênçãos, tanto no tempo como no tempo.

John Wesley:

Os pobres em espírito - Aqueles que são sinceros e penitentes, aqueles que estão verdadeiramente convencidos do pecado; que veem e sentem o estado em que estão por natureza, sendo profundamente sensíveis à sua pecaminosidade, culpa, desamparo.

Para o biblista Padre Philippe, a pobreza de espírito pressupõe “uma morte de si mesmo, um desprendimento radical”. Philippe declara que ser pobre é, em primeiro lugar, “estar em verdade com Deus, reconhecer sua limitação radical de criatura e a sua dependência do amor de Deus. Esta tomada de consciência leva à humildade, ao arrependimento, mas nunca à tristeza e ao desânimo”. Acrescenta: “Ser pobre de espírito significa aceitar a total dependência da misericórdia de Deus.”[1]

Um site de pesquisa bíblica, analisando a diferença entre as expressões “pobres de espírito” e “pobres em espírito”, tece o seguinte comentário:

Para o primeiro caso – “pobre de espírito” […] Isto é ter aquela característica fundamental de perceber que se é espiritualmente vazio, e que somente confiando em Deus se pode preencher esse vazio. Reconhecendo que é espiritualmente pobre, a pessoa humilde de espírito conhece a sua própria necessidade.
Para o segundo caso – “pobre em espírito” – sou inclinado a aceitar esta tradução, não só porque vem do grego original, mas porque nos ajuda a viver melhor o espírito desta bem-aventurança. A conclusão de Mateus para esta bem-aventurança não é para falar apenas dos pobres, mas para falar dos “pobres em espírito”, que é diferente. O que significa então a expressão? Para Mateus os que vivem em espírito de pobreza descobrirão seu verdadeiro lugar diante de Deus. Somos dependentes de Deus para viver, mas também dos nossos semelhantes.[2]

Um site de pesquisa bíblica comentou o seguinte sobre a expressão “pobres de espírito”:


Ser pobre de espírito é reconhecer sua total falência espiritual diante de Deus. É entendimento que você não tem absolutamente nada de valor para oferecer a Deus. Ser pobre de espírito é admitir que, por causa de seu pecado, você é completamente destituído espiritualmente e não pode fazer nada para se livrar de sua terrível situação. Jesus está dizendo que, independentemente do seu status na vida, você deve reconhecer sua pobreza espiritual antes de poder vir a Deus em fé para receber a salvação que Ele oferece. … Devemos admitir nossa pobreza espiritual antes de podermos receber as riquezas espirituais que Deus oferece (Efésios 1: 3).[3]

People's New Testament (1891) declara:

Os pobres de espírito. Os humildes, em contraste com os altivos; aqueles sensíveis à miséria espiritual. O mesmo estado de espírito é referido quando ele fala em outro lugar de um espírito contrito e quebrado.[4] 

The Fourfold Gospel comenta:

Os pobres de espírito são aqueles que sentem um profundo senso de destituição espiritual e compreendem seu nada diante de Deus.[5]

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras (Volume 2, p. 801, verbete “Mendigo, mendigar”) explica:

A palavra grega pto·khós, usada por Lucas (16:20, 22), ao registrar a referência de Jesus a Lázaro como mendigo, descreve alguém que se agacha e se encolhe, e refere-se aos muito pobres, aos indigentes e aos mendigos. O mesmo termo é usado em Mateus 5:3 com referência aos “cônscios de sua necessidade espiritual [“os indigentes do espírito”, n]” (“pobres de espírito”, Al). A respeito do uso de pto·khós neste texto, a obra Word Studies in the New Testament (Estudos de Palavras do Novo Testamento; 1957, Vol. I, p. 36), de M. R. Vincent, diz que “é muito vívida e apropriada aqui, indicando assim a completa carência espiritual, a consciência da qual precede a entrada no reino de Deus, e que não pode ser aliviada pelos próprios esforços da pessoa, mas apenas pela livre misericórdia de Deus”.

O Apêndice da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada apresenta a seguinte explanação:

• Em seu famoso Sermão do Monte, Jesus usou uma expressão que muitas vezes é traduzida como “bem-aventurados os pobres de espírito”. (Mateus 5:3, Almeida, revista e corrigida) Mas, em muitas línguas, a tradução literal dessa expressão não é muito clara. Em alguns casos, uma tradução muito literal poderia dar a entender que “os pobres de espírito” são pessoas mentalmente desequilibradas ou sem energia e determinação. No entanto, Jesus estava ensinando ali que a felicidade das pessoas não depende de elas satisfazerem suas necessidades físicas, mas de reconhecerem que precisam da orientação de Deus. (Lucas 6:20) Assim, traduções como “os que têm consciência de sua necessidade espiritual” ou “os que reconhecem que precisam de Deus” transmitem o significado dessa expressão de forma mais exata. — Mateus 5:3, Bíblia Fácil de Ler.Nwt, p. 1783, A1: “Princípios de tradução da Bíblia”.

Conclusão

O que notamos pelos comentários acima é que, em Mateus 5:3, os biblicistas parecem entender o vocábulo “espírito”, na expressão “pobres de [ou: em] espírito”, como uma alusão tanto à inclinação mental quanto à consciência espiritual dos referidos “pobres”, sentidos que parecem estar entrelaçados de modo sutil e indissolúvel. Ou seja, a expressão parece indicar pessoas com uma disposição mental associada ao abatimento, à aflição, ao desânimo, à ansiedade, ao quebrantamento das emoções, levando-as à conscientização de sua necessidade espiritual. Esta disposição mental poderia estar associada, ou ser o resultado, da “fome e sede de justiça”, de serem “perseguidos” por causa disso (Mateus 5:6, 10), bem como pela consciência de sua pecaminosidade e da necessidade de satisfazer a sua espiritualidade.


Notas:

[1] “Pobreza de espírito? Alguém pode me explicar o que isso significa?” Aleteia.  Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2018/03/26/pobreza-de-espirito-alguem-pode-me-explicar-o-que-isso-significa/>.

[2] O que vem a ser, uma pessoa pobre de espírito? Disponível em: <https://www.abiblia.org/ver.php?id=7926>.

[3] Got questions. O que significa ser pobre de espírito? Disponível em: <https://www.gotquestions.org/poor-in-spirit.html>.


[4] Disponível em: <https://www.biblestudytools.com/commentaries/peoples-new-testament/matthew/5.html>.

[5] Bible Study.  Disponível em: <https://www.biblestudytools.com/commentaries/the-fourfold-gospel/by-chapters/matthew/matthew-5.html>.



Referências:


Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/matthew/5-3.htm>.


______. Os Pobres de Espírito. Disponível em: <https://bibliacomentada.com.br/index.php/os-pobres-de-espirito/>.

Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/vc/mt/5>.

Bíblia Pastoral. Disponível em: <http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PVB.HTM>.

Sociedade Bíblica do Brasil. Pesquisa da Bíblia. Disponível em: <https://www.sbb.org.br/conteudo-interativo/pesquisa-da-biblia/>.

The Online Greek Bible. Disponível em: <http://www.greekbible.com/index.php>.

Versão Fácil de Ler. Disponível em: <https://www.bible.com/pt/bible/200/MAT.5.VFL>. 

Wesley Explanatory Notes. Disponível em: <https://www.biblestudytools.com/commentaries/wesleys-explanatory-notes/matthew/matthew-5.html>.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)