Pular para o conteúdo principal

O fato de Jesus perdoar pecados prova que ele é o Deus Todo-Poderoso?


Fonte: jw.org

Contribuído.

Certo evangélico disse que Jesus perdoou pecados, e que só Deus pode perdoar pecados, inferindo disso que Jesus é o Deus Todo-Poderoso.

Mas, quem disse que só Deus pode perdoar pecados? Veja a resposta em Marcos 2:6-7, que declara: “Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” – Almeida Revista e Atualizada.

Segundo o texto acima, foram os escribas. Note o que Jesus respondeu: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados...” (Marcos 2:10, ARA) Jesus disse que tem autoridade. Quem lhe deu tal autoridade? Deus.

Agora veremos outros textos que elucidam melhor quem pode perdoar pecados.

“Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.” (João 20:23, ARA) Com quem Jesus falava? Com seus discípulos. Então, este texto mostra que eles também tinham autoridade para perdoar pecados.

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16, ARA) O contexto acima mostra que os que tomam a dianteira têm autoridade, com base nos princípios bíblicos, para perdoar os pecados dos que pecam contra a congregação.

“Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.” (Lucas 17:3, ARA) Quem mais pode perdoar pecados? Nós. Este texto acima mostra que podemos perdoar os pecados que um irmão cometeu contra nós.

Comparando as passagens, vemos que o fato de Jesus perdoar pecados não o tornava Deus, porque o próprio contexto mostra que ele ‘tinha sobre a terra autoridade para perdoar pecados’. (Marcos 2:10) Assim, Jesus não usaria um critério independente e pessoal, mas estaria de acordo com a autoridade do Pai. Da mesma forma, os pecados perdoados pelos apóstolos não seriam por opinião pessoal; mas, por serem homens espirituais, avaliaram a situação à luz das Escrituras, e a decisão tomada por eles estaria em harmonia com a vontade de Deus. Sendo assim, eles, como Jesus, seriam apenas representantes de Deus. Da mesma forma hoje os anciãos seguem tal proceder. Portanto a argumentação do referido evangélico é antibíblica.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Não concordo que anciãos tenham poder de "perdoar" pecados de alguém. E a própria organização diz isso.

    A oração dos anciãos tem força para ajudar o errante a se recuperar espiritualmente, e com essa súplica a favor do errante Jeová pode decide perdoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Daniel:

      O artigo acima afirmou que “os que tomam a dianteira têm autoridade, com base nos princípios bíblicos, para perdoar os pecados dos que pecam CONTRA A CONGREGAÇÃO.”

      Afirmou ainda: “Por serem homens espirituais, avaliaram a situação à luz das Escrituras, e A DECISÃO TOMADA POR ELES ESTARIA EM HARMONIA COM A VONTADE DE DEUS. Sendo assim, eles, como Jesus, seriam apenas representantes de Deus. Da mesma forma hoje os anciãos seguem tal proceder.”

      Ou seja, os responsáveis pela congregação analisam a posição de Deus sobre o assunto, posição esta delineada na Palavra de Deus.

      Abraços.

      Excluir
  2. Cuál es la mejor traducción de 1 Corintios 5:13?

    -Dios juzga o juzgará

    TNM

    1Co 5:13 mientras Dios juzga a los de afuera? “Remuevan al [hombre] inicuo de entre ustedes.”

    RV

    1Co 5:13 Porque a los que están fuera, Dios juzgará. Quitad, pues, a ese perverso de entre vosotros.

    interlineal griego wescott & hort

    1Co 5:13 τους 3588:T-APM a los δε 1161:CONJ pero εξω 1854:ADV afuera ο 3588:T-NSM el θεος 2316:N-NSM Dios κρινει 2919:V-FAI-3S juzgará? εξαρατε 1808:V-AAM-2P Alcen hacia afuera τον 3588:T-ASM a el πονηρον 4190:A-ASM maligno εξ 1537:PREP fuera de υμων 4771:P-2GP de ustedes αυτων 846:P-GPM mismos

    V-FAI-3S
    Tiempo: Futuro
    Voz: Activa
    Modo: Indicativo
    Persona: Tercera
    Número: Singular

    El verbo κρινει se scuentra en futuro . el modo corecto de traducir es juzgará.?

    Compare👇

    Hechos 17:31Porque ha fijado un día en el que se propone juzgar a la tierra habitada con justicia mediante un hombre nombrado y ha dado una garantía a todos los hombres al resucitarlo de entre los muertos”.

    Saludos ! Desde El norte de México.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Miguel:

      Um artigo foi produzido sobre este assunto e em breve estará disponível.

      Saudações cristãs!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)