Pular para o conteúdo principal

Jesus foi criado? (Provérbios 8:22 – “possuiu” ou “produziu”?) – Parte 3

 


Esta é a terceira parte da série que considera uma conversa significativa sobre temas bíblicos que ocorreu entre o autor deste site e uma pessoa num grupo apologético do Facebook.

Alcinei:

Bom dia.

Em primeiro lugar, a palavra que as T. J. [Testemunhas de Jeová] traduzem por “produziu” e que algumas versões por “criou”, é qanáh em hebraico. Essa palavra é empregada frequentemente em Provérbios, nunca com o sentido de “CRIAR”, mas sempre com sentido de “adquirir” ou “comprar”. Ou seja: adquirir com dinheiro (Provérbios 1.5; 4.5,7; 8.22; 15.32; 16.16; 17.16; 18.15; 23.23). Esse também é o seu significado consistente em cerca de 70 outras ocasiões em que a palavra é empregada no restante do Antigo Testamento. Então, você não pode dizer que Jesus é uma criatura baseado nesta palavra.

Apologista da verdade:

Prezado Alcinei:

O verbo qanáh também tem o sentido de “criar”, “produzir”. Isto é evidente em Deuteronômio 32:6, onde lemos: “É a Jeová que persistis em fazer assim, ó povo estúpido e nada sábio? Não é ele teu Pai que te produziu, Aquele que te fez e passou a dar-te estabilidade?” Note que o verbo “produziu” está relacionado com o verbo “fazer” e com o substantivo “Pai”. Neste caso, qanáh é coerentemente vertido por “produzir”. Então, contrário ao que você afirmou, é possível “dizer que Jesus é uma criatura baseado nesta palavra”. Novamente, entramos no campo da hermenêutica, pois a linguística admite ambos os sentidos em qanáh, de “possuir” e de “produzir, criar”.

E, segundo a hermenêutica, qual seria a tradução mais coerente em Provérbios 8:22? A tradução “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos” (Almeida Corrigida Fiel) dá a entender que a sabedoria já existia à parte de Deus, que veio a possuí-la depois. Isto seria um absurdo. Deus sempre foi sábio. Além disso, o contexto aponta para a tradução “me criou” para qanáh. O verso 24 diz a respeito da “sabedoria”:  ”fui gerada”; e o verso 25 diz: “eu nasci”. – Almeida Atualizada.

Alcinei:

Boa noite.

Qanáh nunca é usado no livro de Provérbios como CRIAR!!!!

O senhor não pode usar Deuteronômio 32.8 para definir o texto em apreço, pois a sua tradução não está PRODUZIU, e sim TROUXE A EXISTÊNCIA, e a minha “adquiriu”. Vamos voltar a Provérbios.

Apologista da verdade:

O fato de um escritor usar majoritariamente um termo em um sentido é significativo, mas não é conclusivo. Pois é possível um escritor usar o mesmo termo em sentidos diversos. Por exemplo, no próprio livro de Provérbios qanáh é usada como “adquirir” e como “comprar”. (Provérbios 19:8; 23:23) Embora tais significados tenham certa semelhança, evidentemente não significam a mesma coisa. E não faria sentido entender em Provérbios 8:22 o sentido de “comprar”, com a tradução “Jeová me comprou no princípio do seu caminho”. Além disso, uma palavra deve ser examinada à luz da Bíblia inteira, e não apenas de seu uso em um determinado livro. “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. – 2 Timóteo 3:16.

Como já argumentei acima, o sentido de “criar”, ou “produzir”, está coerente com o contexto de Provérbios 8:22-31, O verso 24 diz a respeito da “sabedoria”:  ”fui gerada”; e o verso 25 diz: “eu nasci”. (Almeida Atualizada). Assim, a sabedoria figurada nesta passagem não foi possuída por Deus, mas criada: veio a existir.

O texto de Deuteronômio pode sim ser usado para demonstrar que qanáh não tem apenas o sentido de “possuir, adquirir”, mas também de “criar, produzir, trazer algo à existência”.

Alcinei:

Boa noite, estamos voltando aos mesmos textos bíblicos, mas vamos analisar novamente cada um.

Provérbios 8.22, 23: O senhor sabe que qanáh neste texto não pode ser usado como CRIAR, ou PRODUZIR, pois algo que é criado, ou produzido, ele tem um tempo em que não EXISTIA. Ora! É inadmissível dizer que Deus não tinha sabedoria; seria um Deus burro!!! OU SEJA, EXISTIA EM ALGUM TEMPO SEM SABEDORIA?

Então esta questão que o senhor disse que a SABEDORIA não foi possuída, e sim VEIO A EXISTIR, ESTÁ FORA DO CONTEXTO. Qanáh­, em todo livro de Provérbios, nunca é traduzido como “CRIAR” e sim “ADQUIRIR”, “COMPRAR” ou “POSSUIR”.

Apologista da verdade:

Prezado Alcinei:

É claro que é inadmissível achar que houve um tempo em que Deus não tinha sabedoria. Eu já disse isso. Por isso, tal “sabedoria” em Provérbios 8:22-31 não pode ser a qualidade abstrata da sabedoria. Mesmo que qanáh fosse traduzida como “possuiu”, daria a entender que Deus não tinha sabedoria antes de tê-la possuída. Já comentei isso antes. Por isso, tal texto faz referência a um ser que veio a existir num dado momento, e que participou com Deus na criação. Tal descrição se adequa somente ao Filho primogênito de Deus, Jesus Cristo. Diante dessa realidade, a tradução “produziu”, ou “criou” (Septuaginta) fica coerente.

Quanto aos demais textos do livro de Provérbios em que qanáh ocorre não ter o sentido de “criar”, ou “produzir”, já argumentei acima.

[Continua na parte 4.]

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

Comentários

  1. Muchas gracias. W.E. VINE DICE: "En Deu 32:6 a Dios se le llama EL «PADRE» que «CREÓ» a Israel; ➡️♥️❗UN PADRE ENGENDRA O «CREA» HIJOS, NO LOS «ADQUIERE». EN LA VERSIÓN SAPIENCIAL DEL RELATO DE LA CREACIÓN (Pro 8:22-36), LA SABIDURÍA misma DICE QUE «JEHOVAH ME CREÓ … ANTES QUE SUS HECHOS MÁS ANTIGUOS» (rva). ✔❗LA TRADUCCIÓN «POSEER» (rvr, lba) NO PARECE SER ADECUADA AL CONTEXTO.♥️❗

    ResponderExcluir
  2. Bela explicação do apologista. Percebe-se a desonestidade do antagonista em não aceitar a explicação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)