Pular para o conteúdo principal

Jesus foi criado? (A sabedoria personificada em Provérbios 8:22-31 se refere ao Filho de Deus?) – Parte 4

 

 

Este é o quarto artigo a respeito de uma conversa relevante que ocorreu entre o autor deste site e uma pessoa de nome Alcinei Lessa, num grupo apologético do Facebook.

Alcinei:

A “sabedoria” é personificada, não somente em Provérbios 8.22,23, mas na totalidade de Provérbios capítulo 1 a 9. Nada diferente em Provérbios 8.22, 23 sugere que essa “SABEDORIA” difere daquela que é aludida nos capítulos anteriores e posteriores. Se, portanto, entendermos que 8.22 fala literalmente a respeito de Cristo, devemos também tomar por certo que Cristo é uma MULHER que grita na rua? (Provérbios 1.20,21) E que MORA com alguém chamado PRUDÊNCIA? (Provérbios 8.12) E convida a todos a irem comer à sua MESA na sua CASA? (Provérbios 9) Numa CASA de 7 COLUNAS? (Provérbios 9.1)

No capítulo 8 e 9 a sabedoria é personificada como uma MULHER!!! A sabedoria é uma personificação, é um modo altamente poético de dizer: Se Deus, que é Deus, usou a sabedoria, quem somos nós para viver sem ela! Provérbios 3.19,20: “O Senhor com SABEDORIA fundou a terra.” Jeremias 10.12: “... estabeleceu o mundo por sua SABEDORIA.”

Apologista da verdade:

Quanto à sabedoria, em Provérbios 8, entender que se trata da qualidade, ou atributo, conhecido como sabedoria, ou seja, da sabedoria abstrata, não faz o menor sentido. Pois Jeová sempre existiu e sempre foi sábio. Logo, a sabedoria sempre existiu. Não poderia ter sido “possuída” ou “criada” ‘no princípio dos caminhos de Deus’. (Provérbios 8:22) Portanto, a sabedoria neste caso precisa ser uma personificação de alguém que foi criado “como o princípio do … caminho” de Jeová.

Alcinei:

A sabedoria é PERSONIFICADA como uma MULHER que grita. Essa mulher também era Cristo? QUAL A DIFERENÇA DA SABEDORIA PARA CRISTO E PARA A MULHER QUE GRITA?

VEJA O CONTEXTO:

Salomão conclama seu filho a “adquirir” (qanáh) sabedoria (Provérbios 4.5, 7), e esse desafio é continuado nos capítulos posteriores. (16.16; 17.16; 19.8) Em Provérbios 3.19-20, SALOMÃO declara resumidamente que DEUS exerceu SABEDORIA na SUA obra de criação. EM TODAS AS PARTE DO CAPITULO 8 e 9, a SABEDORIA É PERSONIFICADA COMO UMA MULHER que convoca os habitante da cidade a aceitarem dela instrução (cap. 8) e a irem comer à sua MESA na sua casa.

No meio desse trecho altamente poético de Provérbios surge um trecho, Provérbios 8.22-31, que fala a respeito de Deus adquirindo sabedoria (qanáh, de novo), antes das suas obras, e de Ele ter criado o mundo através da sabedoria, obviamente um paralelo com o SIGNIFICADO de Provérbios 3.19-20; Gênesis 1.1, e que deve, COM IGUAL CLAREZA, ser entendido como uma PERSONIFICAÇÃO de um dos próprios atributo de Deus: A SABEDORIA. Portanto, o sentido é que SALOMÃO, depois de conclamar o seu filho a ADQUIRIR: a SABEDORIA, declara que Deus adquiriu Sabedoria na eternidade, ou seja, DEUS SEMPRE TEVE SABEDORIA! Por isso, Provérbios 8.23 diz: “DESDE A ETERNIDADE FUI ESTABELECIDA.” ESTA FRASE É A MESMA APLICADA A JEOVÁ no Salmo 90.2, onde vocês reconhecem que Deus está sendo descrito como AQUELE que não teve início.

O texto de Provérbios quer DIZER: Se o próprio Deus não CRIOU NADA E NEM AGIU SEM A SABEDORIA, E QUEM SOMOS NÓS PARA VIVER SEM ELA!!!! POR ISSO SALOMÃO FALA AO SEU FILHO ADQUIRIR SABEDORA.

O senhor falou que sabedoria é personificada, agora quer LITERALIZAR a palavra NASCER. Ora!!! Se é para entender que a palavra NASCER é igualmente ao nascimento de um FILHO humano, então CRISTO nasceu de uma DEUSA TAMBEM? ASSIM NÃO DÁ!!!!!

“DEUS SEMPRE FOI SÁBIO.” Claro que Deus sempre foi sábio!!!! A LIÇÃO DA SABEDORIA EM PROVÉRBIOS não é para Deus ter sabedoria, E SIM O HOMEM!!! SERÁ QUE TODOS OS HOMENS TÊM SABEDORIA?

O senhor tem razão quando diz: A SABEDORIA NESTE CASO PRECISA SER UMA PERSONIFICAÇÃO DE ALGUÉM. O próprio livro te diz quem é este alguém: UMA MULHER!!!!

Apologista da verdade:

Quanto às comparações da sabedoria em Provérbios, elas devem ser analisadas dentro do seu próprio contexto. A sabedoria é comparada a uma mulher e também a uma árvore (Provérbios 3:18). Porém, Jesus não é uma mulher e nem é uma árvore. A sabedoria é que é comparada a tais coisas, não Cristo. De modo semelhante, a sabedoria personificada em Provérbios 8:22-31 se ajusta ao Filho de Deus em sua existência pré-humana.

Óbvio que Deus não adquire sabedoria. Ele já é sábio em sua infinita existência. Por isso, a sabedoria personificada em Provérbios 8:22-31 não pode ser a qualidade abstrata da sabedoria.

A palavra “nascer” não foi literalizada, mas evidencia que a referida “sabedoria” personificada veio à existência num dado momento.

Quanto às lições em Provérbios, como já disse, precisam ser analisadas dentro do devido contexto. Provérbios 8:22-31 menciona a figurativa “sabedoria” sendo criada por Jeová, tal “sabedoria” tendo vindo a existir num dado momento, e participando com Deus na criação das demais coisas. Neste caso específico, essa passagem encontra seu sentido na criação do Lógos (a Palavra, ou Verbo).

Alcinei:

A SABEDORIA é personificada na totalidade do livro de Provérbios, capítulo1 ao 9.  ORA!! O senhor sabe MUITO bem que a SABEDORIA não é uma mulher, uma árvore, mas está asseverando que é Jesus!!!

O livro de Provérbios é um livro de sabedoria, que conclama a todos terem a sabedoria. A lição de Provérbios 8.22,23 é que, se DEUS, QUE É DEUS, USOU A SABEDORIA, QUEM SOMOS NÓS PARA VIVER SEM ELA?

Apologista da verdade:

Quanto às personificações da sabedoria, já comentei acima.

Portanto, fazendo um breve resumo:

A sabedoria de Provérbios 8:22-31 não pode se referir à qualidade abstrata da sabedoria, a qual nunca foi ‘possuída’ nem ‘produzida’, pois Deus sempre a teve. Forçosamente, trata-se de um ser que foi ‘a primeira das … realizações” de Deus (verso 22), que veio a existir “no começo” (verso 23), e que participou com Deus na criação como seu “mestre-de-obras”, ou “trabalhador perito” (verso 30). Tal descrição se ajusta coerentemente ao Filho de Deus. – Gênesis 1:26; João 1:3; João 17:5; Colossenses 1:16.

O primogênito sempre faz parte do grupo. Logo, Jesus, como o “primogênito de toda a criação”, faz parte da criação.

Alcinei:

O senhor sabe que a SABEDORIA É uma PERSONIFICAÇÃO em TODO o livro de Provérbios; não preciso ficar repetindo isto sempre. O senhor quer insistir que a sabedoria de Provérbios 8.22 é Jesus; e, portanto, ele foi criado. Isto é sua interpretação!!!!!

Dos capítulos 1 ao 9, a SABEDORIA é personificada, e não só no capitulo 8.22. Todos estes capítulos conclamam ao homem ter sabedoria para viver. ORA! SE DEUS, QUE É DEUS, USOU A SABEDORIA, QUEM SOMOS NÓS PARA VIVER SEM ELA!!!!! ESSE TEXTO NÃO FOI ESCRITO PARA DIZER QUE JESUS ERA UMA CRIATURA E FOI CRIADO!!!!

Em Jeremias 12.10, diz que DEUS criou o mundo com sabedoria. Aqui, ninguém em sã consciência entenderá que Deus criou o mundo com alguém ao seu lado chamado Jesus!! E nem lendo Gênesis 1.1, onde diz: “Deus criou os céus e a terra”, que havia uma pessoa junto com Deus; nem em Gênesis 2.2, onde diz que Deus descansou da sua obra, se refere a dois deuses que criaram o universo!!! Ou a um Deus com seu ajudante!!!!

O senhor sabe que nem tudo se refere a Cristo; o que vejo o que se refere a Cristo é somente o que se adaptar ao seu ensino.

Apologista da verdade:

Quanto à sabedoria personificada em Provérbios 8:22-31, já demonstrei claramente que não pode se tratar da qualidade abstrata da sabedoria, que Deus sempre teve e que, portanto, não foi ‘possuída’ ou ‘criada’ em algum momento. O referido texto mostra claramente que tal “sabedoria” participou com Deus na criação, o que prova que só pode ser uma referência ao Filho de Jeová, conforme os textos de Gênesis 1:26; João 1:3; 1 Coríntios 8:6; Hebreus 1:2.

Quando Jeremias 10:12 afirma que Deus “estabeleceu o mundo com a sua sabedoria” (Almeida Corrigida Fiel), óbvio que está falando da sabedoria como qualidade abstrata.  Cada texto precisa ser analisado dentro do seu próprio contexto. Como você bem colocou, “nem tudo se refere a Cristo”. Mas a descrição em Provérbios 8:22-31 claramente se refere a Jesus Cristo, pelos argumentos acima apresentados.

[Continua na parte 5.]

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

Comentários

  1. O curioso é que primeiro se tenha falado tanto sobre se a palavra pode ser traduzida criar, produzir ou tem de ser traduzida por adquiriu, comprou, possuiu, sendo que agora se nega que possa se aplicar a passagem a Cristo Jesus, ora, se não se pode aplicar o texto d'O Principio do Caminho de Realizações de Deus para aquele que é o Primogênito, Principio da Criação de Deus, para que toda aquela discussão sobre a tradução da palavra?

    Inclusive, ele se nega a tratar da palavra "nascer" dizendo que o nascimento em questão é apenas simbólico e não envolve principio de existéncia, se 'nascer' é simbolico e mesmo "adquiriu" é considerado simbolo de algo sem principio aqui, o produziu, criou ou qualquer outra opção de tradução poderia ser negada com a mesma desculpa do nascimento sem principio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)