Pular para o conteúdo principal

O detalhe em Isaías 11:6 que faz a diferença

Fonte: jw.org  

As traduções da Bíblia em geral, tanto católicas quanto evangélicas, traduzem a primeira parte de Isaías 11:6 por afirmar simplesmente que ‘o lobo habitará (morará, viverá) com o cordeiro’. Isto dá a ideia de que o lobo e o cordeiro serão companheiros contínuos, habitando juntos.

Porém, a palavra hebraica vertida “habitará” ou “morará” é gur. Ela aparece na forma  וְגָר (VËGÅR). De acordo com a Concordância de Strong, este verbo hebraico significa “peregrinar”, o que dá o sentido, não de fixar residência, e sim de viajar a lugares distantes. O peregrino é um viajante, alguém que está em terra estrangeira. Brown-Driver-Briggs citam, entre outros textos, Êxodo 3:22, que faz alusão a “uma mulher na casa de outra pessoa como inquilino ou hóspede”.

Em harmonia com isso, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verte de modo a salientar este sentido da palavra hebraica, conforme segue: “E o lobo, de fato, residirá por um tempo com o cordeiro.” A Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagradas destaca este detalhe na nota de rodapé.

O periódico A Sentinela (15/9/91, p. 31, Perguntas dos Leitores), da mesma sociedade bíblica,  explica por que a referida tradução traduz desta forma:

[…] uma tradução cuidadosa de Isaías 11:6 deixa claro que tais animais não ficarão juntos constantemente.

[…]

[…] a palavra hebraica traduzida “habitará” ou “morará” é gur. Segundo o lexicógrafo William Gesenius, ela significa “residir temporariamente, morar por um tempo, viver como se não estivesse em casa, i.e., como estranho, estrangeiro, convidado”. (A Hebrew and English Lexicon of the Old Testament [Léxico Hebraico e Inglês do Velho Testamento], traduzido por Edward Robinson) O léxico de F. Brown, S. Driver e C. Briggs dá o sentido de “residir temporariamente, morar por um tempo (definido ou indef[inido]), morar como recém-chegado . . . sem os direitos originais”.

Deus usou gur ao mandar Abraão ‘residir como forasteiro’ em Canaã. O patriarca não possuiria a terra, mas poderia ser um residente protegido ali. (Gênesis 26:3; Êxodo 6:2-4; Hebreus 11:9, 13) Da mesma forma, Jacó disse que ‘residia como forasteiro’ na região de Harã, pois retornaria a Canaã. — Gênesis 29:4; 32:4.

No Paraíso que Deus em breve estabelecerá, […] a língua dá lugar até à ideia de que o lobo seria um residente protegido pelo cordeiro. — Isaías 35:9; 65:25.

No entanto, tais animais ainda poderão ter habitats distintos. 

Jeffrey Pulse, Professor Associado de Teologia Exegética, e Diretor de Educação Continuada no Concordia Theological Seminary em Fort Wayne, Indiana, em seu artigo “Antigo Testamento: Isaías 11: 1-10 (Advento 2: Série A)”, trouxe à tona o sentido de gur em Isaías 11:6: “11: 6 וְגָר ( ve-Gar ) raiz: גור ( goor ) Qal: ‘peregrinar; habitar como estrangeiro’”.

Traduções que destacam o sentido da palavra hebraica gur

“O lobo será hóspede do cordeiro.” – Bíblia Ave Maria.

“E um lobo peregrina com um cordeiro.” – Young's Literal Translation.

“Então o lobo será hóspede do cordeiro.” - New American Bible.


A Septuaginta usa o verbo grego συμβοσκηθσεται (symboskethésetai), uma declinação de συμβόσκω (symbósko), que significa “alimentar-se junto com”; “pastar junto com”. Essa tradução verte a passagem como segue abaixo:


κα συμβοσκηθσεται λκος μετ ρνς

kaì symboskethésetai lýkos metá arnós

O lobo alimentar-se-á junto com o cordeiro


Outras passagens bíblicas nas quais a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas destacou o sentido de gur

“A isso disseram: ‘Sai daí!’ E acrescentaram: ‘Este homem solitário veio para cá residir como forasteiro.’” 

“Abraão mudou então o acampamento dali para a terra do Negebe e passou a morar entre Cades e Sur, e foi residir como forasteiro em Gerar.” – Gênesis 20:1.

“Portanto, jura-me agora aqui por Deus que não te mostrarás falso para comigo e para com a minha progênie e minha posteridade; que, segundo o amor leal de que usei para contigo, tu tratarás comigo e com a terra em que tens residido como forasteiro.” – Gênesis 21:23.

Reside nesta terra como forasteiro.” – Gênesis 26:3.

Residi com Labão como forasteiro e fiquei por muito tempo, até agora.” – Gênesis 32:4.

“Por fim, Jacó chegou até Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba, isto é, Hébron, onde Abraão e também Isaque tinham residido como forasteiros.” – Gênesis 35:27.

“Depois disseram a Faraó: ‘Viemos residir como forasteiros no país.’” – Gênesis 47:4.

“E cada mulher terá de pedir de sua vizinha e da mulher que reside como forasteira na sua casa objetos de prata e objetos de ouro, e capas, e tereis de pô-los sobre vossos filhos e vossas filhas; e tereis de despojar os egípcios.” – Êxodo 3:22.

“E caso o levita saia de uma das tuas cidades de todo o Israel, onde residiu por um tempo, e ele deveras for ao lugar que Jeová escolher, por causa dum almejo da sua alma.” – Deuteronômio 18:6.

“Ora, aconteceu que havia um moço de Belém, em Judá, da família de Judá, e ele era levita. E residia ali por um tempo. E o homem passou a sair da cidade de Belém, em Judá, para residir por um tempo onde quer que achasse lugar. Por fim, seguindo seu caminho, chegou à região montanhosa de Efraim, até a casa de Micá. Micá lhe disse então: ‘Donde vens?’ A isso lhe disse: ‘Sou levita de Belém, em Judá, e estou indo para residir por um tempo onde quer que eu ache lugar.’” – Juízes 17:7-9.

“Ora, aconteceu que naqueles dias não havia rei em Israel. E sucedeu que certo levita residia por um tempo nas partes mais remotas da região montanhosa de Efraim. Com o tempo tomou para si uma esposa, uma concubina, de Belém de Judá.” – Juízes 19:1.

“Finalmente, eis que vinha um homem idoso do seu trabalho no campo, ao anoitecer, e o homem era da região montanhosa de Efraim e residia por um tempo em Gibeá; mas os homens do lugar eram benjamitas.” – Juízes 19:16.

“Ora, aconteceu nos dias em que os juízes administravam a justiça que houve fome no país; e um homem passou a ir de Belém de Judá para residir como forasteiro nos campos de Moabe, ele com sua esposa e seus dois filhos.” – Rute 1:1.

“E o próprio Eliseu havia falado à mulher cujo filho fizera reviver, dizendo: ‘Levanta-te e vai, tu com os da tua casa, e reside como forasteira onde quer que puderes residir; pois Jeová convocou uma fome, e além disso, ela tem de vir sobre o país por sete anos.’ Portanto, a mulher se levantou e fez segundo a palavra do homem do [verdadeiro] Deus e foi, ela com os da sua casa, e passou a residir como forasteira na terra dos filisteus, por sete anos.” – 2 Reis 8:1, 2.

“Quanto a todo aquele que restou de todos os lugares onde reside como forasteiro, auxiliem-no os homens do seu lugar com prata, e com ouro, e com bens, e com animais domésticos, junto com a oferta voluntária para a casa do [verdadeiro] Deus, que havia em Jerusalém.’” – Esdras 1:4.

“Os que residem como forasteiros na minha casa; e as minhas próprias escravas me consideram como estranho; tornei-me um verdadeiro estrangeiro aos seus olhos.” – Jó 19:15.

“Pois tu não és um Deus que se agrade da iniquidade; ninguém mau pode residir contigo por tempo algum.” – Salmo 5:4.

“Ó Jeová, quem será hóspede na tua tenda? Quem residirá no teu santo monte?” – Salmo 15:1.

“Vou ser hóspede na tua tenda por tempos indefinidos; vou refugiar-me no esconderijo das tuas asas.” – Salmo 61:4.

“E Israel passou a entrar no Egito, e o próprio Jacó residiu como forasteiro na terra de Cã.” – Salmo 105:23.

Residam os meus dispersos como forasteiros mesmo em ti, ó Moabe. Torna-te para eles um esconderijo por causa do assolador. Porque o opressor chegou ao seu fim; a assolação acabou; deu-se cabo na terra dos que pisam [os outros].” – Isaías 16:4.

“Em Sião, os pecadores ficaram apavorados; o tremor apoderou-se dos apóstatas: ‘Quem de nós pode residir qualquer tempo com um fogo devorador? Quem de nós pode residir qualquer tempo com incêndios de longa duração?’” – Isaías 33:14.

“Pois assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Foi ao Egito que meu povo desceu em primeiro lugar para residir ali como forasteiros; e a Assíria, da sua parte, os oprimiu sem causa alguma. – Isaías 52:4.

Poucas são as traduções que destacam este detalhe que dá o devido sentido ao texto de Isaías 11:6.

 

Referências:


Isaías 11:6. Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/isaiah/11-6.htm>.

______. Bíblia Hebraica. Hebraico pro. Disponível em: <http://www.hebraico.pro.br/>.

______. Deutsche Bibel Gesellschaft Academic. Disponível em: <https://www.academic-bible.com/>.

______. Septuaginta. Bíblia Online SNT. Disponível em: <https://bibliaonlinesnt.blogspot.com/>.

______. Septuaginta. Brenton's Septuagint Translation. Disponível em: < https://biblehub.com/sep/isaiah/11.htm>.

______. Versão Católica. Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/vc/is/11>.

______. YLT. Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ylt/is/11>.

1483. Gur. Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/hebrew/1483.htm>.

1481. guwr. Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/hebrew/1481.htm>.

Pulse, Jeffrey. Antigo Testamento: Isaías 11: 1-10 (Advento 2: Série A). 1517. Disponível em: <https://www.1517.org/articles/old-testament-isaiah-111-10-advent-2-series-a>.

 


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

Comentários

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)