Pular para o conteúdo principal

A predominância do termo “Deus” aplicado ao Pai – um problema para os trinitaristas

 

Um leitor escreveu:

Prezado irmão:

Pode me ajudar com uma questão? Fiz uma pergunta a um teólogo sobre Atos 7:54-56: Por que o texto reza que Jesus está “à direita de DEUS” e não “à direita do PAI”?

Ele respondeu:

“Quando a expressão Pai ocorre, trata-se de Jesus discursando. No caso em questão, Lucas narra em seu tratado, com referência ao nome de Deus. Entretanto, tem o mesmo significado, só mudando a forma ética.”

O que ele quis dizer? Eu não entendi quase nada. Pode me ajudar a dar significado as palavras dele?
Aguardo. Obrigado!

Resposta:

O que ele quis dizer me parece impossível de determinar, uma vez que se trata da opinião subjetiva dele, que, por sinal, é cíclica: faz voltas e não sai do lugar. Especialmente nesse texto, que distingue o Filho, Jesus Cristo, não apenas do Pai (conforme ensina a doutrina da Trindade), mas de Deus. Isto faz com que o Pai seja Deus num sentido distinto, único.

Obviamente que o termo “Pai” não ocorre somente nos discursos de Jesus Cristo. Lemos em Efésios 3:14, 15: “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome.” – Almeida Revisada Imprensa Bíblica.

Com relação ao conceito bíblico, incide em que a palavra “Deus”, no sentido positivo, quase inteiramente diz respeito ao Pai, sendo que somente em casos isolados e raríssimos é aplicada ao Filho, e ainda num sentido restrito (não de Todo-Poderoso); e nunca é aplicada ao espírito santo. 

Até os trinitaristas reconhecem que o amplo uso da palavra “Deus” no “Novo Testamento” se refere ao Pai. Alguns exemplos disso encontram-se nos textos abaixo transcritos. 

“Sobre Jesus, que era de Nazaré, como Deus o ungiu com espírito santo e poder; e ele andou por toda a região fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.” – Atos 10:38.

“Pois isto vocês sabem e reconhecem por si mesmos: ninguém que pratica imoralidade sexual, nenhuma pessoa impura, nem gananciosa — que significa ser idólatra — tem herança alguma no Reino do Cristo e de Deus.” – Efésios 5:5.

“Homens de Israel, ouçam estas palavras: Jesus, o Nazareno, foi um homem que Deus aprovou diante de vocês com obras poderosas, milagres e sinais que Deus fez por meio dele entre vocês, conforme sabem.” – Atos 2:22.

“Mas Deus o ressuscitou.” – Atos 2:24.

Deus, a quem presto serviço sagrado com o meu espírito, proclamando as boas novas a respeito do seu Filho.” – Romanos 1:9.

Na verdade, é gigantesca a quantidade de vezes em que o substantivo Deus se refere somente ao Pai. Contudo, se Deus é uma Trindade, tal amplo uso deveria ser para os supostos três componentes da Trindade. A palavra Deus deveria identificar a Trindade e não o Pai.

Essa é uma situação por demais constrangedora para os defensores da Trindade. Algo que definitivamente os deixa sem respostas.

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)