Pular para o conteúdo principal

Os filhos de Jó comemoravam aniversários de nascimento?

 

Jó 1:4 declara: “E seus filhos foram e realizaram um banquete na casa de cada um [deles] no seu próprio dia; e mandaram convidar suas três irmãs para comerem e beberem com eles.” – Tradução do Novo Mundo Com Referências, 1986.

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras (publicada pelas Testemunhas de Jeová, volume 1, p. 140, verbete “Aniversário natalício”) afirma sobre Jó 1:4:

Quando os filhos de Jó “realizaram um banquete na casa de cada um deles no seu próprio dia”, não se deve supor que celebravam seu aniversário natalício. (Jó 1:4) “Dia”, neste versículo, traduz a palavra hebraica yohm, e refere-se a um período de tempo desde o nascer até o pôr do sol. Por outro lado, “aniversário natalício” corresponde a duas palavras hebraicas, yohm (dia) e hul·lé·dheth. A diferença entre “dia” e o dia do natalício de uma pessoa poderá ser observada em Gênesis 40:20, onde aparecem ambas as expressões: “Ora, o terceiro dia [yohm] resultou ser aniversário natalício [literalmente, “o dia (yohm) do nascimento (hul·lé·dheth) de Faraó”].” De modo que é certo que Jó 1:4 não se refere a um aniversário natalício, como é inquestionavelmente o caso de Gênesis 40:20. Parece que os sete filhos de Jó realizavam uma reunião familiar (possivelmente uma festa da primavera ou da colheita), e, ao passo que as festividades prosseguiam em rodízio por uma semana, cada filho era anfitrião do banquete em sua própria casa “no seu próprio dia”. – Negrito acrescentado. 



O argumento da obra acima, de que a palavra “dia” (yohm) sozinha, na ausência da palavra hul·lé·dheth (do nascimento), definitivamente “não se refere a um aniversário natalício” parece plausível, num primeiro momento. Porém, a Bíblia nos incentiva a fazer um exame completo de qualquer assunto, a “investigar cuidadosamente”, para se chegar a uma conclusão certa. (Deuteronômio 17:4; 13:14; Tradução do Novo Mundo 2015) Diante disso, surge a pergunta: a expressão “no seu próprio dia” não poderia se referir a um aniversário natalício?

Lemos em Jó 3:1-3: “Foi depois disso que Jó abriu a boca e começou a invocar o mal sobre o seu dia. Jó respondeu então e disse: ‘Pereça o dia em que vim a nascer, também a noite em que alguém disse: “Foi concebido um varão vigoroso!”’” – NM Com Referências.

Percebemos que mesma palavra hebraica yohm aparece em Jó 3:1 isolada de hul·lé·dheth, referindo-se, incontestavelmente, ao dia específico do nascimento. Portanto, não parece possível afirmar, como fez a referida obra acima, que “é certo que Jó 1:4 não se refere a um aniversário natalício”. Especialmente levando-se em conta que o uso de yohm (“dia”) sozinha, não seguida de imediato da palavra hul·lé·dheth (do nascimento), ocorre no mesmo livro de Jó para se referir ao dia do nascimento – portanto, no contexto bíblico imediato.

O que diversos comentaristas bíblicos disseram sobre Jó 1:4

Albert Barnes:

Cada um no seu dia – No seu turno apropriado, ou quando chegou o seu dia. Talvez se refira apenas aos aniversários deles; veja Jó 3:1, onde a palavra “dia” é usada para indicar um aniversário. Nos tempos antigos, o aniversário era observado com grande solenidade e alegria. 

Thomas Coke:

Jó 1:4. Todo mundo no seu dia  Schultens mostrou que a palavra yohm importa o seu dia de nascimento. Então ch. Jó 3:1. Diz-se que Jó amaldiçoou seu dia; ou seja, o dia do seu nascimento. O versículo pode ser traduzido, e seus filhos tinham o costume constante de fazer um banquete em família, cada um no seu dia de nascimento; e eles enviaram e convidaram suas três irmãs, etc. Heródoto nos informa que os orientais em geral, e os persas em particular, foram notáveis por celebrar seus aniversários com grande festa e luxo. 

Comentário Bíblico Jamieson-Fausset-Brown:

“4. cada um no seu dia—ou seja, o aniversário (Jó 3:1).”
Joseph Benson:

É certa que a mesma expressão יומו, yohm, seu dia, significa seu dia de nascimento, Jó 3:1. “O verso”, diz o Dr. Dodd, “pode ser traduzido, e seus filhos costumavam fazer um banquete em família, cada um no dia de seu aniversário; e eles enviaram e convidaram suas três irmãs”, etc. Segundo Heródoto, os habitantes do Oriente em geral, e especialmente os persas, foram notáveis por celebrar seus aniversários com grande festa e luxo.

E.W. Bullinger:

O dia dele: Provavelmente = aniversário. Compare Jó 1:5Jó 3:3.

Exposição de Gill de toda a Bíblia:
“Como o aniversário de Jó é chamado seu dia, como aqui, Jó 3:1.”
Adam Clarke:

“É provável que uma festa de aniversário seja mencionada aqui.

O Ilustrador Bíblico:

“As festas mencionadas provavelmente eram festas de aniversário.”

Comentário bíblico do Púlpito:

Cada um no seu dia. A maioria dos comentaristas considera essas festas como festas de aniversário. […] E admite-se que “seu dia” (em Jó 3:1) significa “seu aniversário”. A celebração de aniversários por meio de uma festa era um costume muito difundido no Oriente (ver Gênesis 40:20; Heródoto, 1:133; 9:110; Marcos 14:21). 

Comentário de Ellicott Sobre a Bíblia:

Cada um no seu dia. — ou seja, provavelmente no seu aniversário. […] E admite-se que “seu dia” (em Jó 3:1) significa “seu aniversário”. A celebração de aniversários por meio de uma festa era um costume muito difundido no Oriente (ver Gênesis 40:20; Heródoto, 1:133; 9:110; Marcos 14:21). 

Comentário Católico de George Haydock:

“Seu dia da semana em sucessão; (Pineda) ou cada um em seu aniversário.”

Comentário Crítico e Explicativo:

Todos os dias do dia - ou seja, o aniversário, (Jó 3:1). (Umbreit.)

Comentário Homilético do Pregador:

(2) “Cada um no seu dia”, isto é, seu aniversário, ou o dia em que era sua vez de divertir os demais. Aniversários nos dias do oriente eram de grande alegria.                

Lange's Commentary on the Holy Scriptures: Critical, Doctrinal and Homiletical:

E seus filhos foram e festejaram em suas casas, cada um no seu dia [Agora seus filhos costumavam fazer uma festa na casa de cada um em seu dia (de nascimento), e [eles] mandaram chamar suas três irmãs comer e beber com eles.

O Dicionário Bíblico Unger (p. 74, verbete “Aniversário”) declara:

“Para a maioria dos comentaristas, as festas mencionadas em Jó 1.13,18 se referem a comemorações de aniversários.”

Conclusão

O ponto é que não parece permissível, biblicamente, ser dogmático e afirmar que Jó 1:4 não se refere a comemorar aniversários de nascimento.

 

Referências:

Comentário Bíblico Católico de George Haydock. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/104/comentario-biblico-catolico-de-george-haydock/job/1/4>.

Comentário Bíblico do Púlpito. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/5/comentario-biblico-do-pulpito/job/1/1-22>.

Comentário Crítico e Explicativo de Toda a Bíblia. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/1/comentario-critico-e-explicativo-de-toda-a-biblia/job/1/4>.

Comentário de Ellicott Sobra a Bíblias. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/68/comentario-de-ellicott-sobre-toda-a-biblia/job/1/4>.

Comentário do Ilustrador Bíblico. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/188/o-ilustrador-biblico/job/1/4,5>.

Comentário Homilético Completo do Pregador. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/158/o-comentario-homiletico-completo-do-pregador/job/1/4,5>.

Estudo de Jó 1:4 – Comentado e Explicado. Bibliaco13 de março de 2020.  Versículos Comentados. Disponível em: <https://versiculoscomentados.com.br/>.

Jó 1:4. Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/job/1-4.htm>.

Jó 1:4. Bible Hub. Comentários. Disponível em: <https://biblehub.com/commentaries/job/1-4.htm>. 

Lange's Commentary on the Holy Scriptures: Critical, Doctrinal and Homiletical. Disponível em: <https://www.studylight.org/commentaries/eng/lcc/job-1.html>.

  

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

Comentários

  1. Realmente parece que os filhos de Jó comemoravam mesmo aniversários de nascimento como as evidências parecem apontar entretanto acredito que nessas festas não estava presente os elementos que caracterizam as festas de aniversarios de hoje que sabidamente tem origens pagãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário.

      A palavra para "no seu dia" PODERIA se referir ao aniversário de cada um, ou mesmo ao dia em relação à colheita. É possível que a família de Jó celebrasse junta "dias" no sentido de festividade de gratidão a Deus, Isso poderia ser no dia do aniversário de cada um.

      Contudo, certamente não era a mesma coisa que "aniversários" são na maioria dos casos da sociedade atual. Certamente é sábio o cristão evitar crenças pagãs se manifestando em seus próprios aniversários, tais como fazer bolos com velinhas, pedido para sabe-se lá o que ou quem, etc.

      Agora, se no dia do seu aniversário o cristão desejar dar um banquete porque ele se alegra em completar mais um ano de vida, não há nada de errado nisso.

      Excluir
    2. O curioso é que a pessoa mais importante que nasceu nessa terra não fez isso em ciclo de 33 anos

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)