Pular para o conteúdo principal

Você vai participar da ceia do Senhor?

 

Fonte da imagem

 Aqueles que leram a série “O Novo Pacto e a Ceia do Senhor” com atenção e desvelo chegaram à evidente conclusão de que todos os cristãos devem participar da ceia do Senhor, não apenas aqueles que acham que são “ungidos”, conforme ensina a liderança das Testemunhas de Jeová. (TJs)

A questão é muito simples: a Bíblia não diz em parte alguma que alguns cristãos não deveriam participar da ceia do Senhor. Para ser mais preciso, a única exceção que deveria impedir alguém de participar na ceia do Senhor é sua conduta moral.

(1 Coríntios 11:27-30) 27 Conseqüentemente, quem comer o pão ou beber o copo do Senhor indignamente, será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. 28 Primeiro, aprove-se o homem depois de escrutínio, e deste modo coma do pão e beba do copo. 29 Pois, quem come e bebe, come e bebe julgamento contra si mesmo, se não discernir o corpo. 30 É por isso que muitos entre vós estão fracos e doentios, e não poucos estão dormindo [na morte]. (TNM1986)

Essa restrição para participar da ceia do Senhor era em relação à moralidade, à conduta, ao discernimento do significado do vinho e do pão. Se um cristão não sabe o sentido do vinho e do pão, ou não vive em harmonia com o resgate de Cristo, então ele não deve participar da ceia do Senhor. Na congregação em Corinto, alguns cristãos participavam da ceia para matar a fome, mas não entendiam o significado do pão e do vinho. Por isso, Paulo disse:

(1 Coríntios 11:34) Se alguém tiver fome, coma em casa, para que não vos reunais para julgamento. Mas os demais assuntos porei em ordem quando for aí.

Assim, se você é um cristão batizado que entende corretamente o sentido do pão e do vinho como símbolos de redenção do pecado e da morte, e se tiver uma conduta em harmonia com o resgate de Cristo, poderá tomar dos emblemas com consciência limpa.

O que dizer para os membros da congregação?

        Os irmãos que compreenderam o ensino bíblico explicado em detalhes na série supracitada desejam agora participar com consciência limpa da ceia do Senhor – participação esta que foi proibida pela liderança das TJs durante a vida inteira de todas as TJs hoje vivas. Assim, alguns temem que, caso comecem a participar da ceia do Senhor no Salão do Reino, isto é, publicamente, os irmãos ficarão chocados. Então, como proceder?

         Alguns decidiram que farão a ceia na privacidade de suas casas com suas famílias. Isso é plenamente aceitável e não cabe a mim dizer que não devem fazer isso. Outros irmãos farão a ceia do Senhor por videoconferência no Zoom, Whatsapp ou Skype. Isso também é aceitável e não cabe a mim dizer o contrário.

         Minhas sugestões se direcionam àqueles que irão ao Salão do Reino e participarão da ceia publicamente. Eu gostaria que todos participassem dessa forma, pois é assim que deveria ser, além do fato de que isso iria mostrar aos membros do Corpo Governante que eles não têm poder sobre nós, pois seguimos a Cristo, não a homens. Tomar da ceia não é motivo de vergonha ou receio. Se ao tomar dos emblemas alguém cometer o sacrilégio de lhe questionar sobre sua esperança, apenas responda: “Este é um assunto particular e eu não falarei disso.” Poderá também dizer: “Eu entendo que faço parte do Novo Pacto.” Evite discutir esse assunto. Salvo raras exceções, os irmãos o respeitarão e não voltarão a tocar nesse assunto.

         Por favor, não hesite em comentar sua experiência neste site. Que Jeová e Jesus estejam com você.

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

Comentários

  1. Querido irmão! Já falei em outro post sobre parte de minha família não participar presencialmente da 'Ceia do Senhor' no Salão do Reino.

    Se essa 'Ceia do Senhor é organizada por "hereges", que são os membros do CG, como delineado num post anterior, ao não participar dos emblemas, se estivermos presentes, não estaríamos sendo partícipes dessa 'heresia'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Antitípico4 de abril de 2023 às 08:01

      Prezado, eu não sou ninguém para dizer o que deve fazer - faça-o como sua consciência permitir e alegre-se em Jeová.

      De fato, os membros do CG são hereges, não há dúvidas disso, e eles merecem ser desassociados. Entretanto, alguns talvez não pensem como você no sentido de que estariam "apoiando" o modo como a ceia do Senhor é feita por estarem presentes no evento. Estes talvez pensem que é justamente uma forma e oportunidade de mostrar aos hereges que somos livros em Cristo; é uma forma de dar testemunho de Cristo a quem precisa saber a verdade.

      Se alguns pensam isso, não posso dizer que estão errados. Abraço.

      Excluir
  2. Prezado Cristão Antitípico,
    Depois de entender claramente que todos os cristãos devem participar (não apenas assistir) da ceia, meditei muito sobre o assunto. Resolvi então tomar dos emblemas. Mas, não foi dessa vez que o fiz publicamente visto que entendo que isso chocaria a maioria. Assim, após a exposição culinária, voltei para casa e seguindo o modelo estabelecido por Cristo, dei graças e tomei dos emblemas eu e minha família. Estamos felizes por esse passo tão importante e por ter a certeza que agora estamos realmente aptos a receber os benefícios do novo pacto. Temos muito a agradecer a você, meu irmão. Que Jeová continue a lhe abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Antitípico5 de abril de 2023 às 06:56

      Olá, prezado Tony.

      Muitos cristãos fizeram como você. Portanto, quem sou eu para dizer que você está errado em fazer dessa forma? Faça isso de acordo com sua consciência. Entendo que você seria visto pela congregação como um macaco fazendo macacadas, e você obviamente não quer tal atenção nem o potencial vindouro interrogatório dos anciãos.

      Em meu caso pessoal, receio que se eu ocultasse minha participação na ceia no sentido de não tomar dos emblemas no Salão do Reino, e somente tomá-los em secreto na minha casa, eu poderia desagradar o Senhor, pois de uma forma não verbal indicaria que tenho vergonha do corpo de Cristo, temendo homens. Em minha consciência, temo que isso seria equivalente a dizer "não sou cristão" em frente a homens. Mas este é meu pensamento apenas.

      Faça como sua consciência lhe permitir. Se desejar participar do nosso grupo devocional, poderá me passar seu contato. (Não se preocupe, não será publicada nenhuma informação confidencial, pois os comentários são filtrados aqui.)

      Temos um grupo com vários irmãos e irmãs, famílias inteiras que estão se reunindo à parte da Torre de Vigia porque estão insatisfeitos com a qualidade fraca do ensino nas reuniões, além dos problemas de entendimento que atualmente existem e que não foram consertados. Esses irmãos estão sedentos de instrução bíblica profunda, a qual é hoje negada às TJs em todo mundo, pois o ensino é infantilizado e superficial demais.

      Em nossas reuniões semanais, estamos trabalhando de forma indepentende e há grande entusiasmo nos irmãos e irmãs. Você está convidado, junto de sua família, a participar dessas reuniões.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)