Image Map











quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mateus 5:17 indica que a Lei dada à Israel continuaria no cristianismo?


Pergunta de um leitor:

Em Mateus 5:17 algumas versões usam a palavra ‘destruir’, outras ‘abolir’. Existe diferença no grego entre essas duas palavras?

Resposta:
Destruir, não abolir

Em Mateus 5:17, a palavra "destruir" é katalýo (usada declinada em Mateus 27:40 como "derrubador" e em Atos 5:38, 39 como "derrubar"). Ela vem de lýo, que significa "romper", "quebrar", "rasgar" (João 2:19; Atos 27:41) e "violar" – Mateus 5:19.

Katalýo é diferente de katargéo, que significa "abolir", "levar ao fim", "fazer cessar". – 2 Coríntios 3:7, 11, 13.



Portanto, Jesus disse que não veio "destruir" ou atentar contra a Lei. No tempo devido, o próprio Jeová a tiraria do caminho por aboli-la. – Efésios 2:15.

Assim, as traduções que vertem katalýo por termos jurídicos tais como “ab-rogar”, “abolir”, “revogar” etc. trasmitem a ideia errada. Não era disso que Jesus estava falando. Ele estava afirmando que não veio violar a Lei, ou transgredi-la (que é o sentido de katalýo).

O assunto nada tinha a ver com a abolição ou ab-rogação da Lei – algo legítimo que aconteceria com o fim do velho pacto e a introdução do novo pacto com o advento do cristianismo. – Hebreus 8:7-13.[1]

Algumas traduções distorcem o sentido 
do texto, ao passo que outras o preservam.


‘Cumprir a Lei’ – em que sentido?

Jesus afirmou que veio "cumprir" a Lei. A palavra grega usada aqui para "cumprir" (pleróo) tem o sentido de “completar”, “terminar” (algo iniciado), “levar ao fim”. Por sua conduta, Jesus fez com que a Lei o identificasse, atingindo assim um dos objetivos da existência de tal Lei. (Gál. 3:24, 25) Tendo cumprido seu propósito, a Lei foi abolida por Jeová.

Por outro lado, "cumprir" no sentido de "obedecer", "observar" e "guardar" é teréo, usada em Mateus 28:20 e João 14:15, 21.


Espero que tais comentários possam elucidar a questão levantada pelo leitor.


Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *