Pular para o conteúdo principal

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)

Fonte da ilustração: https://www.jw.org/


Um leitor escreveu:

Você argumenta que Jesus foi o primeiro ser criador por Deus. Contudo, não mostra dentro do contexto do povo de Israel o que vinha sobre o primogênito, e qual é o verdadeiro significado da primogenitura de Jesus, e como as Escrituras afirmam isso.

Jesus é identificado como o Criador de todas as coisas. Sendo assim, ele se criou a si mesmo? Isso não faz sentido.

Outra coisa: ele é identificado como Pai eterno. Em Hebreus 1:3 diz que ele “sustenta todas as coisas pela palavra de seu poder”. Em Colossenses 1:17, diz: “Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.”

Eu acredito que é necessário ter um pouco de sinceridade no coração e pregar a verdade, sem sermos influenciados pelos nossos próprios conceitos que, por sinal, não vai fazer nenhuma diferença no que já está escrito em relação à deidade de nosso Senhor e Salvador Jesus.

Resposta:

O título Criador pertence apenas a Jeová. (Eclesiastes 12:1; Isaías 40:28; 42:5; Romanos 1:25; 1 Pedro 4:19) O próprio Jesus Cristo reconheceu que ele – Jesus – não foi o Criador, quando declarou: “Não leram que aquele que os criou no princípio os fez homem e mulher …?” (Mateus 19:4) Observe que Jesus se referiu a seu Pai como aquele [singular] que os criou. Ele não disse “aqueles que os criaram”.

Ademais, Hebreus 1:3 e Colossenses 1:17 não afirmam, nem indiretamente, que Jesus é o Pai eterno e o Criador. O artigo “Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses1:15-20”  mostrou que o sentido de Colossenses 1:17, pelo contexto bíblico, é o de que Jesus “já existia antes de todas as outras coisas”. (Queira ler o artigo.)

Quanto ao termo “primogênito” aplicado a Jesus, lemos em Colossenses 1:15: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Os trinitaristas entendem “primogênito”, não como primeiro, mas como o mais preeminente. No entanto, o contexto de Colossenses, capítulo 1, revela o sentido de primogênito em Colossenses 1:15. O versículo 18 menciona Jesus como o primogênito dentre os mortos. Seria ele o mais preeminente entre os mortos? Não, pois a expressão inteira reza assim: “Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas.” “Primogênito” ocorre em paralelo com “princípio” e “primeiro”. E Atos 26:23 confirma: Que o Cristo … como primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos. Ele foi o primeiro a ser ressuscitado para a vida celestial e para não morrer mais, conforme os textos abaixo:

Hebreus 6:19, 20: “Temos essa esperança como âncora para a alma, tanto segura como firme, e ela entra até o interior, atrás da cortina, onde um precursor entrou em nosso benefício: Jesus, que se tornou sumo sacerdote para sempre à maneira de Melquisedeque.”

O escritor de Hebreus faz alusão ao Santíssimo do templo, que era separado do compartimento chamado Santo por uma cortina, onde o sumo sacerdote entrava no Dia da Expiação, e que representa o céu. Ele explicou isso mais à frente em sua carta: “Pois Cristo não entrou num lugar santo feito por mãos humanas [o Santíssimo], que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, de modo que agora comparece perante Deus em nosso favor.”

Note que, em Hebreus 6:20 Jesus foi referido como “precursor” em entrar no céu. Precursor é quem precede, ou se antecipa a outros, quem vai na frente, quem dá origem a uma ação. Assim, Jesus foi o primeiro a ir para o céu espiritual.

1 Coríntios 15:22, 23: “Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos receberão vida. Mas cada um na sua própria ordem: como primícias [primeiro], Cristo; depois os que pertencem a Cristo, durante a sua presença.”

E Apocalipse 3:14 conclui o assunto chamando-o de “o princípio da criação de Deus”. (Veja o artigo “Arkhé em Apocalise 3:14 significa ‘príncipe’ ou ‘princípio’?”.)

Assim, o próprio contexto bíblico não deixa dúvidas sobre o sentido do termo primogênito em Colossenses 1:15 – o primeiro ser criado por Deus.

O leitor que escreveu o comentário no início deste artigo está certo ao dizer que devemos ser sinceros e não sermos influenciados pelos nossos conceitos prévios. No entanto, ele mesmo não aplica a si essa afirmação, pois lê as Escrituras com o conceito preconcebido e antibíblico de que Deus é uma Trindade, não conseguindo, assim, entender termos óbvios como “primogênito” e vendo conceitos onde não existem.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Penso assim eu creio que Jeová e Pai E jesus e Filho se vc esta em união com o Pai tbm esta com o Filho Deus fez sim os Ceu para ele e a terra para nos .Quem nao cré no que esta aqui nao e obrigado a nada nao e a opinião d alguns q vai muda a sabedoria e estudo d uma fe q tem mais d 100 anos de estudo da bíblia e .

    ResponderExcluir
  2. No verso 16 diz em que sentido Jesus é o primogênito!

    ResponderExcluir
  3. "porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." - João 6 : 38

    "... Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou."
    "Mas porque eu digo a verdade, não me credes."
    "... Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus;"
    "... e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra."
    - João 8 : 42,46,54,55.

    ResponderExcluir
  4. É uma pena que utilizem uma tradução das testemunhas de Jeová... Essa versão é extremamente tendenciosa e muito hábil em seus malabarismos semânticos e filosóficos. Lamentávelmente, vocês são incapazes de perceber tamanha manipulação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado André:

      Diversas pessoas partilham sua opinião. Contudo, os fatos apresentados neste site mostram a idoneidade da Tradução do Novo Mundo.

      Excluir
    2. É impressionante as acusações que fazem a TNM, mas tais pessoas não aplicam tal acusação a suas amadas traduções. Porem, as TJ nao precisam usar a TNM, há outras traduções que apoiam esta tradução tão idonea. Mas, o que importa a essas pessoas não é os fatos, nem a verdade, apenas falar mal.

      Excluir
    3. Complemenrando meu comentario anterior...
      O Sr. Andre de Oliveira Nogueira, "está se mostrando incapaz de perceber tamanha manipulação" da cristandade. Lamentavel!

      Excluir
    4. Eu costumo fazer o trabalho de pregação usando a Almeida Corrigida, não vejo problema

      Excluir
  5. Oi André, qual tradução você utiliza? Almeida, NVI?; você parece bem seguro de que a sua é a tradução excelente, mas se tivesse a oportunidade de fazer comparações entre as traduções,ia ver que a Novo Mundo, principalmente a revisada,é uma tradução de 1ª linha; é pena que você não irá se dar esse trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer tradução é mais verdadeira do que a das testemunhas de Jeová!
      O Fundador das testemunhas de Jeová fraudou uma Bíblia, que é a Bíblia que usam e fraudou a doutrina, que é a doutrina que seguem.
      Não existe mistério nisso, são enganadores desde a sua criação, com uma doutrina mentirosa saída de Satanás

      Excluir
    2. Prezado Dias:

      Seu comentário é anacrônico. A Tradução do Novo Mundo foi feita (apenas as Escrituras Gregas) em 1950, mas os Estudantes da Bíblia existem desde 1870, com Russell como fundador da Sociedade Torre de Vigia. Portanto, como poderia Russell ter "fraudado a Bíblia das Testemunhas de Jeová", se ele já tinha morrido 35 anos antes de a Tradução do Novo Mundo ser feita?

      Excluir
  6. A tradução bíblica Bíblia King James Fiel, assassinou o texto de Eclesiastes 12:1

    ResponderExcluir
  7. Nada está mais longe da verdade do que esse artigo. Primeiro João 1:1-3 deixa claro que sem Jesus nada do que foi feito se fez, ou seja, Jesus é o Criador e não criatura. A expressão "as outras coisas" está no texto grego? Não. E porque aparece TNM? Será porque o texto tem uma clareza irrefutável da natureza divina do Filho de Deus.

    Segundo quando Jesus disse ser o Filho de Deus no mesmo evangelho de João, quiseram apedreja-lo acusado-o de blasfêmia fazendo se igual a Deus.

    Em terceiro Melquiseqde é apresentado como aquele que não princípio e nem fim de dias e isso é aplicado a Cristo.

    Por fim, a palavra primogênito do grego prototokos, aparece em colossenses não em sentido cronológico mais de importância e isso pode ser visto no contexto que se refere a Cristo também como primogênito dos mortos, pois da ressurreição de Jesus depende todas as outras.

    Portanto Jesus é Deus, o próprio nome Jeová também é aplicado a Cristo. Jesus é o Criador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Odair:

      Primeiro, João 1:1-3 não diz que Jesus é o Criador, e sim que “todas as coisas vieram a existir por meio dele”. Ou seja, Jesus é o meio ou instrumento da realização da criação, e não o Autor da criação.

      O sentido de “todas as outras coisas” para o adjetivo pán-ta existe no grego usado na Bíblia. Exemplos de textos com esse sentido são mencionados no artigo “Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses 1:15-20” (http://www.oapologistadaverdade.org/2012/09/jesus-e-o-criador-ou-um-ser-criado.html).

      Segundo, os que entenderam erroneamente que Jesus ‘se fazia Deus a si mesmo’ foram os opositores dele. (João 10:33, Almeida Corrigida Fiel) Jesus explicou o que queria dizer em João 10:34-36. Os que usam João 10:33 para alicerçar suas crenças estão, na verdade, TOMANDO O LADO DOS INIMIGOS DE JESUS! Estão compactuando com a opinião DELES – com as conclusões a que ELES chegaram! Veja o artigo “Você é a favor de Jesus Cristo ou dos inimigos dele?” (http://www.oapologistadaverdade.org/2013/07/voce-e-favor-de-jesus-cristo-ou-dos.html)

      Terceiro: quanto a Melquisedeque, a semelhança com Cristo não está na questão de tempo de existência, e sim na maneira do sacerdócio de ambos. (Veja Hebreus 7:11, 17; também Hebreus 5:6, 10; 6:20) Sobre isso, veja os artigos abaixo:

      “O relato sobre Melquisedeque prova que Jesus não teve princípio?” (http://www.oapologistadaverdade.org/2015/03/o-relato-sobre-melquisedeque-prova-que.html)

      “Hebreus 7:1-3 prova que Jesus não foi criado?” (http://www.oapologistadaverdade.org/2018/06/hebreus-71-3-prova-que-jesus-nao-foi.html)

      Por fim, o sentido de “primogênito” em Colossenses na expressão “o primogênito dentre os mortos” é tornado clara pelo que diz Atos 26:23: “O Cristo ... como PRIMEIRO A SER RESSUSCITADO dentre os mortos.” Veja os artigos abaixo:

      “Primogênito em Colossenses 1:15: “preeminente” ou “primeiro”? (http://www.oapologistadaverdade.org/2016/07/primogenito-em-colossenses-115.html)

      “Colossenses 1:18 – ‘primeiro’ ou ‘preeminente’?” (http://www.oapologistadaverdade.org/2019/01/colossenses-118-primeiro-ou-preeminente.html)

      “Jesus como primogênito faz parte da criação?” (http://www.oapologistadaverdade.org/2018/05/jesus-como-primogenito-faz-parte-da.html)

      Assim, embora Jesus tenha natureza divina, somente Jeová, “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” é o Deus Supremo, Todo-Poderoso e Criador. – Romanos 15:6.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?