Image Map











quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O “Espírito Santo” pode ser entristecido sem ser uma pessoa?

Fonte da ilustração: jw.org

 Certo comentarista escreveu:

Efésios 4.30, segundo a Tradução do Novo Mundo, diz: “E não entristeçam o espírito santo de Deus”, comprovando a personalidade do Espírito Santo, pois só podemos entristecer uma pessoa. Não dá para entristecer uma força ou um objeto, não é mesmo? 


Resposta

Forças ou objetos podem sim demonstrar sentimento EM LINGUAGEM FIGURADA:

As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.” – Jó 26:11, Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

“Que se regozijem os ossos que esmagaste.” Salmos 51:8, Imprensa Bíblica Brasileira.

Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque.” – Salmos 96:12,       ACRF.

“Fez com que os muros e as paredes se lamentassem.” Lamentações 2:8, Nova Versão Internacional.

A atribuição de sentimentos ao espírito santo não passa de linguagem figurada, personificação. Veja o artigo “Estudo sobre Pneumatologia – Parte 5” neste site.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




6 comentários:

  1. “Até mesmo os juníperos se alegram por sua causa,Junto com os cedros do Líbano. Dizem: ‘Desde que você caiu,Nenhum lenhador vem nos derrubar.’” - Is 14:8 TNM

    ResponderExcluir
  2. Mas apologista, os opositores alegam o seguinte: Embora certas passagens da bíblia falem de coisas impessoais demonstrando sentimentos, no caso de Efesios 4:30 o espirito santo recebe a ação de ser entristecido. Resumindo, nós não podemos "alegrar os ossos" (Sal.51:8), são eles que se alegram em sentido figurado. Mas o espirito santo pode ser entristecido por outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leo:

      Isso é mais uma falácia sem base. Pois o texto citado acima por um leitor - Isaías 14:8 - mostra que os juníperos se alegram em função de uma ação externa ("por SUA CAUSA"), provocada por outrem.

      Excluir
    2. Tudo o que foi apresentado ai não tem pé nem cabeça

      O fato destes textos citados serem figura de linguagem não significa que estes textos que prova a o Espírito Santo e uma pessoa tbm seja figura de linguagem

      Mesmo pq estes textos não tem nenhuma ligação com o fato do Espírito Santo ser uma pessoa

      Isso não passa de um "argumento de silêncio"

      Excluir
    3. Por A Verdade é Lógica:

      Leo, há também o erro de que eles querem colocar o espírito santo no mesmo nível de outras coisas impessoais. Errado! Isso é um erro gigantesco. O espírito santo, ao contrário do que diz o Leandro Quadros, não é uma "mera força", ele é a próprio presença de Deus. Em muitas vezes, o espírito santo é uma metonímia do próprio Deus.

      Assim, comparar o espírito santo como se fosse algo impessoal do mesmo nível de outras coisas é inapropriado. O espírito santo de Jeová é uma metonímia e sinédoque do próprio Jeová.

      Excluir
    4. Os textos que mostram a personificação de coisas impessoais não provam em si mesmos que o espírito santo não seja uma pessoa, mas mostram que a personificação do espírito santo não é em si mesma uma prova de personalidade. Ou seja, personificação não prova personalidade. (Veja o artigo “Personificação prova personalidade?”) E há evidências positivas da impessoalidade do espírito santo. Veja os artigos “Debate sobre o espírito santo”, “Falsa Exegese na interpretação do ‘Espírito Santo’” e “O relato sobre Ananias prova que o ‘Espírito Santo’ é uma pessoa?”

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *