Image Map











terça-feira, 9 de janeiro de 2018

1 João 2:4 e Tiago 2:12 promovem a guarda dos Dez Mandamentos?

Fonte da ilustração: jw.org

Certo leitor escreveu o seguinte:

Olá a todos. Bom, os Dez Mandamentos do Decálogo da lei de Deus são eternos, a lei moral. Ninguém será salvo por guardar a Lei, mas a Lei nos mostra um salvador crucificado. Por exemplo, o que a Lei nos mostra (“não roubar”, “não matar”, “não adulterar”, “não tomar o nome do Senhor em vão” etc.), tudo isso se resume na obediência a Deus. Por isso a Bíblia afirma em 1 João 2:4: “Aquele que diz eu conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e nele não estar a verdade.” Todos nós seremos julgados pela Lei, a “lei da liberdade”. (Tiago. 2:12) Essa Lei, no original da exegese, se refere aos Dez Mandamentos da Lei moral. Fiquem na paz. Deus abençoe a todos. 

Resposta:


“O contexto revela que o texto está falando de Jesus Cristo. (Veja 1 João 2:1-6) Portanto, diz respeito aos mandamentos de Cristo, os mandamentos cristãos. Refere-se à ‘lei do Cristo’, mencionada em Gálatas 6:2. Essa lei também é mencionada por Paulo como ‘padrão de ensinamento a que foram entregues’. – Romanos 6:17.”


A respeito de Tiago 2:12, o artigo “Tiago incentiva a guarda dos Dez Mandamentos?” fez o seguinte comentário:

“Ao invés de incentivar a guarda da Lei mosaica, Tiago afirma que os cristãos ‘hão de ser julgados pela lei dum povo livre’, ou ‘lei que pertence à liberdade’. (Tiago 2:12, nota.) Ele já havia feito alusão a essa lei em sua carta, no capítulo 1, versículo 25: ‘Mas aquele que olha de perto para a lei perfeita que pertence à liberdade e que persiste nisso, este, porque se tornou, não ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, será feliz em fazê-la.’ A Lei mosaica, incluindo seus Dez Mandamentos principais, não pertence à ‘liberdade’, pois ela produzia ‘escravidão’.” Isso é demonstrado em Gálatas 4:29-31.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *