Image Map











terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Corrigir entendimentos errados faz parte do processo de adquirir conhecimento correto



Fonte da foto: jw.org

Um leitor expressou sua preocupação pelo fato de a organização das Testemunhas de Jeová ter feito eventualmente mudanças, ou ajustes, sobretudo cronológicos. Em razão disso, segue abaixo, para o benefício de todos os leitores, a resposta dada a ele por e-mail:

Prezado [nome ocultado]:

A organização celestial de Jeová é perfeita, mas o mesmo não ocorre com a organização terrestre dele. Quando estudamos a história do povo de Deus enquanto nação de Israel sob o pacto da Lei, vemos diversas falhas por parte deles. E o mesmo se deu quando entrou o arranjo do cristianismo. Como você mesmo citou, os cristãos de Tessalônica tiveram de ser corrigidos por Paulo por criarem expectativas erradas com relação ao fator tempo.

Lemos em 2 Tessalonicenses 2:2:

“Que não percam facilmente o bom senso, nem fiquem assustados, quer por uma declaração inspirada, quer por uma mensagem falada, quer por uma carta aparentemente vinda de nós, que afirmem que o dia de Jeová já chegou.”

E a história moderna do povo de Deus mostra que também houve falhas neste respeito, as quais o povo de Deus não esconde.

O processo de entendimento das Escrituras é progressivo e sujeito a erros e correções. Daniel 12:4 afirma: “Quanto a você, Daniel, mantenha em segredo as palavras e sele o livro até o tempo do fim. Muitos FARÃO UMA BUSCA, e o conhecimento verdadeiro SE TORNARÁ abundante.” O entendimento é o resultado de uma “busca” persistente por meio de estudo diligente das Escrituras.

Mesmo assim, eventualmente ocorrem interpretações erradas. Lemos em Daniel 12:9, 10: “Então ele disse: ‘Vá, Daniel, porque as palavras devem ser mantidas em segredo e seladas até o tempo do fim. Muitos se purificarão, se embranquecerão e serão refinados. E os maus farão o que é mau, e nenhum dos maus entenderá; mas os que têm discernimento entenderão.” As palavras em maiúsculas indicam um processo de aperfeiçoamento.

Veja os artigos:


Assim como no primeiro século, a nossa situação se encontra como descrito por Paulo: “Pois atualmente vemos contornos indefinidos por meio de um espelho de metal, mas então [“quando vier o que é completo”, v. 10 – o pleno entendimento das verdades bíblicas] será face a face. Atualmente eu conheço em parte, mas então conhecerei de modo exato, assim como eu sou conhecido de modo exato.” – 1 Coríntios 13:12.

Por isso a importância de o nosso foco estar na fé, na esperança e sobretudo no amor. – 1 Coríntios 13:13.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org







Um comentário:


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *