Pular para o conteúdo principal

Corrigir entendimentos errados faz parte do processo de adquirir conhecimento correto



Fonte da foto: jw.org

Um leitor expressou sua preocupação pelo fato de a organização das Testemunhas de Jeová ter feito eventualmente mudanças, ou ajustes, sobretudo cronológicos. Em razão disso, segue abaixo, para o benefício de todos os leitores, a resposta dada a ele por e-mail:

Prezado [nome ocultado]:

A organização celestial de Jeová é perfeita, mas o mesmo não ocorre com a organização terrestre dele. Quando estudamos a história do povo de Deus enquanto nação de Israel sob o pacto da Lei, vemos diversas falhas por parte deles. E o mesmo se deu quando entrou o arranjo do cristianismo. Como você mesmo citou, os cristãos de Tessalônica tiveram de ser corrigidos por Paulo por criarem expectativas erradas com relação ao fator tempo.

Lemos em 2 Tessalonicenses 2:2:

“Que não percam facilmente o bom senso, nem fiquem assustados, quer por uma declaração inspirada, quer por uma mensagem falada, quer por uma carta aparentemente vinda de nós, que afirmem que o dia de Jeová já chegou.”

E a história moderna do povo de Deus mostra que também houve falhas neste respeito, as quais o povo de Deus não esconde.

O processo de entendimento das Escrituras é progressivo e sujeito a erros e correções. Daniel 12:4 afirma: “Quanto a você, Daniel, mantenha em segredo as palavras e sele o livro até o tempo do fim. Muitos FARÃO UMA BUSCA, e o conhecimento verdadeiro SE TORNARÁ abundante.” O entendimento é o resultado de uma “busca” persistente por meio de estudo diligente das Escrituras.

Mesmo assim, eventualmente ocorrem interpretações erradas. Lemos em Daniel 12:9, 10: “Então ele disse: ‘Vá, Daniel, porque as palavras devem ser mantidas em segredo e seladas até o tempo do fim. Muitos se purificarão, se embranquecerão e serão refinados. E os maus farão o que é mau, e nenhum dos maus entenderá; mas os que têm discernimento entenderão.” As palavras em maiúsculas indicam um processo de aperfeiçoamento.

Veja os artigos:


Assim como no primeiro século, a nossa situação se encontra como descrito por Paulo: “Pois atualmente vemos contornos indefinidos por meio de um espelho de metal, mas então [“quando vier o que é completo”, v. 10 – o pleno entendimento das verdades bíblicas] será face a face. Atualmente eu conheço em parte, mas então conhecerei de modo exato, assim como eu sou conhecido de modo exato.” – 1 Coríntios 13:12.

Por isso a importância de o nosso foco estar na fé, na esperança e sobretudo no amor. – 1 Coríntios 13:13.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. Muito bons seus artigos brother , que Jeová continue o abençoando

    ResponderExcluir
  2. Maria Edleuza de Andrade.17 de fevereiro de 2018 às 23:54

    Servi a Jeová há três décadas com muito amor, aceito os ajustes pelo Escravo pra nós , há três q servo como pioneira , estou muito feliz, abençoada por tudo que faço na obra do Senhor .

    ResponderExcluir
  3. Maria Edleuza de Andrade.17 de fevereiro de 2018 às 23:00

    Certa de ser aceita por irmãos nesse contato, para enriquecer mais meu conhecimento e entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente genial. Muito boa a matéria e lança luz a esse assunto de forma clara e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente genial. Muito boa a matéria e lança luz a esse assunto de forma clara e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Continue fazendo artigos maravilhosos como este

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Prezado, veja os artigos abaixo:

      “1 Timóteo 3:16 – ‘Ele foi manifestado em carne’ ou ‘Deus foi manifestado em carne’?”
      https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2011/08/18/1-timoteo-316-ele-foi-manifestado-em-carne-ou-deus-foi-manifestado-em-carne/

      “Aspas simples em 1 Timóteo 3:16 – o que indicam?”
      http://www.oapologistadaverdade.org/2016/07/aspas-simples-em-1-timoteo-316-o-que.html

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)