Pular para o conteúdo principal

Reflexões de um pastor adventista (Parte 3)




Nos dois artigos anteriores desta série, foram trazidas à atenção do leitor informações acerca da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pelo pastor da mesma religião, o senhor Brizolar Jardim, em seu livro “A Sacudidura e os 144 mil Selados”, referentes ao comportamento prevalecente nessa religião, bem como sobre doutrinas da mesma que colocam seus membros em situação desconcertante, por estas não se harmonizarem com a Bíblia.



Poderá ler os artigos anteriores clicando nos temas abaixo:




Mas, o que levou tal organização religiosa a tal situação, em especial no que diz respeito a suas doutrinas?

Colocar Ellen White como profetisa inspirada

Os escritos de Ellen Gould White são tidos pelos Adventistas do Sétimo Dia como sendo inspirados por Deus. Segundo o movimento, “Deus lhe concedeu cerca de 2000 sonhos e visões”[1]. O pastor Brizolar Jardim faz alusão em seu livro sobre a condição a que os adventistas elevam a senhora White:

Escritos de Ellen White tidos como iguais à Bíblia

Página 3.

Página 20.

Página 34.

Página 192.

Página 149.


Como observado nos excertos acima, os escritos da Sra. White são tidos pelos adventistas como sendo “tão dignos de confiança como a própria Bíblia”, sendo Ellen White personificada como sendo “a própria Inspiração”! Segundo os adventistas, a revelação divina vem através da Bíblia e de Ellen White. O mesmo critério para equacionar supostas contradições na Bíblia é usado pelos adventistas para as possíveis contradições nos escritos da Sra. White.

Porém, é extremamente perigoso colocar uma pessoa numa condição inquestionável, em desacato à sábia recomendação bíblica: “Amados, não acreditem em toda declaração inspirada, mas ponham à prova as declarações inspiradas para ver se elas se originam de Deus, pois muitos falsos profetas saíram pelo mundo afora.” (1 João 4:1) Isto é especialmente prioritário, em vista da menção profética a respeito do surgimento de “enganosas declarações inspiradas”. – 1 Timóteo 4:1.

Interpretações da Bíblia feitas por Ellen White são tidas como infalíveis

Além da crença adventista em Ellen White como tendo recebido revelações inspiradas, o movimento religioso acredita que as interpretações da Bíblia por parte da alegada profetisa também são infalíveis:

Página 114.

Mais perigoso do que ensejar tais crenças é o subproduto dela – afirmar que a Bíblia não é suficiente para se entender os propósitos de Deus, e que ela é pobre em informações, ao passo que Ellen White é pródiga (generosa) em informações!

Página 118.

Página 28.

Página 20.


Sobre as interpretações de passagens bíblicas feitas por Ellen White, observe o que declara o senhor Jardim:

Confusão sobre 144.000

Página 133.

Página 134.

Segundo Ellen White, a grande multidão canta o novo cântico

Página 121.

A respeito do “novo cântico”, a Bíblia é clara em mostrar que apenas os 144.000 é que o cantam: “Estavam cantando o que parecia ser um novo cântico, diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender esse cântico, exceto os 144.000 que foram comprados da terra.” – Apocalipse 14:3.

Outro fato trazido à atenção pelo pastor adventista Brizolar Jardim é a dúvida de Ellen White sobre a que “lei” (“moral” ou “cerimonial”) se refere Gálatas, capítulo 3:

Dúvida de Ellen White sobre Gálatas 3:1

Página 52.

Página 53.


Conclusão

As sinceras admissões do pastor adventista do Sétimo Dia Brizolar Jardim mostram que seguir líderes humanos, atribuindo a tais a infalibilidade interpretativa da Bíblia, bem como a inspiração divina, tem consequências negativas. Jesus Cristo afirmou que somente ele é “o caminho, a verdade e a vida” e que somente ele é o Líder dos cristãos, ao passo que todos os seus discípulos são entre si “irmãos”. – João 14:6; Mateus 23:8, 10.


Nota:
[1] BIOGRAFIA DE ELLEN G. WHITE. Disponível em: <https://www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia/sobre-nos/biografia-de-ellen-g-white/>.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

Anônimo disse…
Diferentemente dos verdadeiros cristãos estes membros da cristandade não são humildes o suficiente para aceitarem ajustes na sua fé, afinal, seguem líderes humanos e os têm como inspirados e infalíveis. Excelente, Apologista!!!

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)