Pular para o conteúdo principal

Por que a Tradução do Novo Mundo coloca espírito santo com iniciais minúsculas?




Um leitor escreveu:

Prezados amigos, eu vejo muitos ataques contra a Tradução do Novo Mundo porque ela usa letras minúsculas em algumas passagens do Novo Testamento. Mas em hebraico, aramaico e grego não tem letras maiúsculas ou minúsculas, nem acento e nem capítulos e versículos.

Resposta:

Em primeiro lugar, é importante destacar que o uso de inicial maiúscula não determina forçosa e estritamente a pessoalidade. Pode ser usado para coisas impessoais, desde que se trate de um nome ou de um título. Exemplo disso temos com referência às constelações alistadas em Jó 9:9:

“O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo [“Plêiades”, ARIB, SBB, NVI], as recâmaras [“constelações”, NVI] do sul.” – ACF.

Dentro deste viés, a expressão grega pneúma hágios poderia ser traduzida por “Espírito Santo” (com iniciais maiúsculas), e mesmo assim isso não indicaria forçosamente a suposta pessoalidade dele. Porém, isso esbarraria gramaticalmente em outro aspecto: pneúma hágios teria que ser um título. Contudo, essa possibilidade não parece ter sustentação. Pneúma hágios parece mais um termo descritivo da energia procedente de Deus e não um título. Por estas razões, a Tradução do Novo Mundo traduz pneúma hágios como “espírito santo” (com iniciais minúsculas).

Mesmo que seja encarado como um título, e por este motivo seja traduzido como “Espírito Santo” (com iniciais maiúsculas), isso não implicaria forçosamente em pessoalidade. Isso é comprovado pelo título dado a Jerusalém em Isaías 1:26:

“Então Jerusalém será chamada de ‘Cidade da Justiça’ e ‘Cidade Fiel’.” – NTLH; veja também NAA e TB.

As expressões atribuídas a Jerusalém, se encaradas como títulos e não mera descrição, são corretamente expressas nas traduções com iniciais maiúsculas. Mas isso não faz de Jerusalém uma pessoa, visto tratar-se de uma cidade.

Porém, os trinitaristas traduzem pneúma hágios com iniciais maiúsculas não por apenas entenderem tratar-se de um título, ou nome, mas por encararem pneúma hágios como sendo uma Pessoa divina – a suposta Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Contudo, um estudo tanto do texto grego como um exame semântico da expressão pneúma hágios mostra que a expressão “espírito santo” com iniciais minúsculas é tanto textual, gramatical como biblicamente correta.

O uso de maiúsculas e minúsculas no texto grego do Novo Testamento

Com relação aos tipos de escrita usados no texto grego do Novo Testamento, a obra “Critica textual do Novo Testamento” (pp. 31-32) afirma:

Os mais antigos mss. [manuscritos] do NT estão escritos na forma de escrita usualmente empregada nos documentos mais literários: a escrita uncial, também chamada maiúscula. Nas inscrições oficiais, essas letras eram grandes e regulares, destacadas umas das outras. Nos mss., diferem das unciais das inscrições basicamente pela forma mais arredondada de certas letras e por haverem sido escritas mais rapidamente; contudo, também não são ligadas umas às outras, não há espaço entre as palavras, não há pontuação, e as abreviações limitam-se a um setor bem definido de palavras. A forma da escrita e bela é de fácil leitura, mas exige tempo e espaço. Havia também outro tipo de escrita, caracterizada por letras menores geralmente ligadas umas às outras e por isso chamada cursiva, onde ocorriam ainda muitas contrações e abreviações. Era usada apenas em escritos corriqueiros, como cartas de família, recibos, contratos, testamentos e outros. Como não dispomos, porém, de nenhum dos autógrafos [escritos originais] do NT [Novo Testamento], apenas podemos supor, com base nos usos da época e nas cópias mais antigas que sobreviveram, que eles foram escritos em escrita uncial. O. Roller destaca ainda que, por ser um tanto áspero, o papiro dificultava o emprego da cursiva, em que várias letras eram traçadas sem que a pena fosse erguida. – Negrito acrescentado.


  
Ainda com relação à forma de escrita usada no texto grego do Novo Testamento, lemos na obra Estudo Perspicaz das Escrituras:

O estilo mais antigo (empregado especialmente até o nono século EC) é o manuscrito uncial, escrito em grandes letras maiúsculas, separadas. Nele não costuma haver separação de palavras, e faltam pontuação e acentos. O Códice Sinaítico é tal manuscrito uncial. Mudanças no estilo de escrita começaram a surgir no sexto século, o que eventualmente levou (no nono século EC) ao manuscrito cursivo, ou em minúsculas, escrito em letras menores, muitas delas emendadas num estilo de escrita corrente ou fluente. A maioria dos manuscritos existentes das Escrituras Gregas Cristãs têm escrita cursiva. Os manuscritos cursivos [letras pequenas] permaneceram em voga até a invenção da imprensa. – Volume 2, p. 756, verbete “Manuscritos da Bíblia”; negrito acrescentado.




Assim, o texto do Novo Testamento grego foi escrito primariamente com as letras em maiúsculo (unciais), e posteriormente com as letras em minúsculo (estilo cursivo).

Manuscrito uncial. Códice Sinaítico. Lucas 11:2.


Com relação à quantidade de manuscritos unciais e cursivos existentes, a obra “Toda a Escritura é Inspirada por Deus e Proveitosa” comenta:

The New Bible Dictionary (O Novo Dicionário da Bíblia) fala de 274 manuscritos unciais das Escrituras Gregas Cristãs, e esses datam do quarto ao décimo século EC. Daí, existem mais de 5.000 manuscritos cursivos, ou minúsculos, feitos num estilo contínuo de escrita. – “Estudo número 6 — O texto grego cristão das Escrituras Sagradas”, p. 317, parágrafo 16; negrito acrescentado.


Em sua monografia de Doutorado em Letras/Linguística, Marcos Souza afirma:

Na época em que os originais foram escritos e conforme atestado pelos manuscritos existentes, não havia tal diferenciação [em inicial maiúscula ou minúscula] na língua grega escrita. Os textos gregos eram escritos utilizando-se somente maiúsculas (chamada de escrita uncial) e sem separação entre as palavras. Somente alguns séculos mais tarde introduziram-se as minúsculas, a separação entre palavras e a prática de iniciar algumas palavras por letra maiúscula. A rigor, a introdução de maiúsculas na tradução interlinear corresponde a uma determinação a priori de interpretação do tradutor, em detrimento da integridade do original que não apresenta tal diferenciação.[1] – Negrito acrescentado.

Como explicou acima o autor, o uso de iniciais maiúsculas é questão de “interpretação do tradutor”. Assim, não há obrigatoriedade textual para que os tradutores do Novo Testamento grego vertam pneúma hágios com iniciais maiúsculas.

O espírito santo

Quanto ao uso de substantivos com iniciais maiúsculas, veja o que diz a revista A Sentinela de 1.º de novembro de 1974:

[…] cabe ao tradutor decidir que uso fará delas. Assim, os que creem que o espírito santo seja a terceira pessoa duma Trindade naturalmente darão iniciais maiúsculas a “Espírito Santo”, como em Atos 1:8, que reza ([Tradução] Brasileira): “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo.” Mas o que lemos no próprio relato sobre o cumprimento das palavras de Jesus? “Acontecerá nos últimos dias . . . que derramarei do meu espírito sobre toda a carne.” (Atos 2:17, [Tradução] Brasileira) Onde está a inicial maiúscula? Não é usada! Por que não? Porque Deus não pode derramar uma parte dum Deus coigual; “espírito”, conforme usado aqui, claramente não se pode referir a uma pessoa. Visto que este texto se relaciona com o que Jesus predisse em Atos 1:8, deve seguir-se que ele não falava duma pessoa quando disse que seus apóstolos receberiam espírito santo, e, assim, em Atos 1:8, tampouco se deviam usar maiúsculas iniciais.

Tudo isso está em harmonia com as palavras de João Batista, de que, ao passo que ele batizava com água, o Vindouro ‘batizaria com espírito santo’. (Mar. 1:8) Não se pode batizar com outra pessoa, mas pode-se batizar outros com água ou com uma força ativa, aquilo que o espírito santo de Deus é. Sim, os tradutores precisam deixar que o restante da Palavra de Deus os dirija quando há uma escolha entre traduções. – P. 667.

Percebe-se, portanto, que os tradutores trinitários usam “Espírito Santo” com iniciais maiúsculas a fim de promover sua doutrina trinitária, mas contraditoriamente colocam “espírito” como inicial minúscula, mesmo se a referência for ao espírito santo, quando o texto bíblico torna claro que o espírito santo é uma energia em operação.

O artigo “Falsa Exegese na interpretação do ‘Espírito Santo’” explica o uso que a Tradução do Novo Mundo faz de iniciais minúsculas para o “espírito santo”:

Por entenderem que o tal “Espírito” é uma força, ou energia impessoal, os [que defendem a impessoalidade] do “Espírito Santo” usam tal expressão com iniciais minúsculas: “espírito santo”.

Um dos textos usados para embasar a impessoalidade do espírito santo é 2 Coríntios 3:17, que usa a expressão “Espírito do Senhor” (Al, ACRF, ARA, IBB). Sobre essa expressão, o artigo acima explicou:

Uma vez que este … espírito é do Senhor – ou seja, a ele pertence; é sua propriedade – tal “Espírito” (ainda que colocado com inicial maiúscula) não pode ser o próprio Senhor (Deus). Atos 2:17 declara: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor [“Deus”; Al, ACRF], que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne.” (ALA, IBB) Uma vez que Deus diz “do MEU Espírito”, ele está se referindo a algo dele, que lhe pertence, mas não a ele próprio, pois ele não disse: ‘derramarei a mim mesmo’. Pelo visto, por essa razão, há traduções que colocam “espírito” com inicial minúscula nesse texto. (The New American Bible; Sociedade Bíblica Britânica) Trata-se cristalinamente da energia que dele emana, Seu espírito santo ou força ativa.

Como mostrou o artigo Mateus 28:19 apoia a Trindade?”, falta ao espírito santo a identificação como pessoa. O supracitado artigo comentou:

Pois, na questão de nome pessoal, o Pai tem essa identificação: seu nome é Jeová. (Salmo 83:18) O Filho também tem tal identificação: seu nome é Jesus Cristo. (Mateus 1:1) No entanto, o espírito santo não tem nome pessoal na Bíblia. “Espírito santo” não é nome pessoal; é um termo descritivo. Deus, o Pai, é Espírito, e é santo. (João 4:24; 17:11) Portanto, ele é um espírito santo pessoal. Jesus, o Filho, também é espírito, e é santo. (1 Pedro 3:18; João 6:69) Os anjos de Deus são todos espíritos, e são santos. (Hebreus 1:7; Marcos 8:38) Assim, todos esses são espíritos santos pessoais. Para que o “espírito santo” seja uma pessoa, ele teria de ter um nome pessoal para distingui-lo dos demais espíritos santos pessoais que existem. Mas, falta-lhe tal identificação como pessoa. Uma vez que, na Bíblia, a palavra “espírito” é polissêmica, isto é, tem vários significados (dos seis significados, cinco se referem a coisas impessoais), tal ausência de identidade pessoal coloca o espírito santo coerentemente como algo impessoal, que outras passagens tornam claro ser a força procedente de Deus, que Ele usa para realizar Sua vontade. – Negrito acrescentado.

Por todos os motivos acima, a tradução de pneúma hágios como “espírito santo” (com iniciais minúsculas) tem total embasamento textual, gramatical e bíblico.


Explicação das siglas usadas:

Al: Almeida Revista e Corrigida.
ACF, ACRF: Almeida Corrigida Fiel.
ALA: Almeida Atualizada.
ARIB: Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.
NAA: Nova Almeida Atualizada.
NVI: Nova Versão Internacional.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
SBB: Sociedade Bíblia Britânica.
TB: Tradução Brasileira.


Nota:
[1] SOUZA. Marcos. ERA O VERBO UM DEUS? – ANÁLISE DE JOÃO 1:1 A PARTIR DA TEORIA DA RELEVÂNCIA. 


Referências:
Paroschi, Wilson. Critica textual do Novo Testamento. — São Paulo: Vida Nova, 1993.
SOUZA. Marcos. ERA O VERBO UM DEUS? – ANÁLISE DE JOÃO 1:1 A PARTIR DA TEORIA DA RELEVÂNCIA.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. Gosto da qualidade técnica e do nível de erudição textual e gramatical dos artigos. Mantenham o nível! Que Jeová os abençoem mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Jeová Deus e Jesus e o que e ponto. O resto e blá blá e blá blá blá. Fico com a interpretação da própria Bíblia a saber: O espírito santo pertence a Jeová e é parte integrante Dele, e não outrem.

    ResponderExcluir
  3. Eu vim aqui te dizer que eu te Amo, você tem um ENORME valor para mim, um valor que dinheiro NENHUM pode pagar.
    Antes de eu te formar no ventre, antes de eu ter criado o mundo, você já era um plano e um sonho em meu coração.
    Você nunca está só! Nós passamos por tudo juntos. Sejam momentos bons ou ruins, alegres ou tristes. Eu SEMPRE estou contigo, mesmo que não perceba!
    Você é muito especial para mim.
    Antes de te escolher, eu já sabia todos os seus pecados, todos os seus defeitos, todas as suas limitações, mas isso não me impediu de derramar o meu sangue naquela cruz por você. Seus erros e defeitos não me impediram de te amar e NUNCA vão. Eu te comprei foi com sangue! Acha mesmo que eu iria desistir de você?
    Você não tem idéia do quanto que eu te amo!
    Seu sorriso é lindo, assim como tudo em você.
    Você é importante, assim como tudo o que você faz.
    Você não é o que o inimigo e as pessoas dizem ao seu respeito, você é aquilo que EU digo ao seu respeito.
    Eu sei que as coisas não estão fáceis, mas você não pode desistir. Eu estou ao seu lado passando por tudo isso com você. Nenhuma dor é maior do que você possa suportar.
    Pode estar difícil agora, mas a sua Vitória vai chegar! Eu disse e eu farei!
    Não precisa mais ter medo. Eu estou trabalhando ao seu favor sempre, fazendo tudo cooperar para o seu bem.
    Os seus acertos não acrescentam o meu amor, e os seus erros não o diminuem. Meu amor é imutável! Fale mais comigo, conta tudo para mim, eu amo ouvir a sua voz, amo conhecer o mundo através de seus olhos❤
    Quando não tiver mais forças para andar eu vou te carregar no meu colo!❤
    Eu nunca vou desistir de você.

    Eu te amo mais que a mim mesmo.
    -Jesus

    @cartasdoproprioamor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)