Pular para o conteúdo principal

2 Coríntios 3:17 prova que o “Espírito Santo” é uma pessoa?

Fonte: jw.org

Um leitor escreveu o seguinte:

Saudações e bênçãos para todos vocês.

A TNM [Tradução do Novo Mundo] em 2 Coríntios 3:17 traduz corretamente “Jeová é o espírito”.

Agora, os anti-TJ [opositores das Testemunhas de Jeová] ... dizem que até agora as TJ se escondem atrás do fato de que o substantivo Pneuma (espírito) é neutro, ou seja, não tem gênero, como se diz do Pai – em (Êxodo 15: 3) diz-se dele: “Yahweh é um homem de guerra.”

De Yeshua [Jesus Cristo] (Lucas 24:19) De Jesus de Nazaré, que foi um “homem profeta”.

E também dos anjos é dito que, embora sejam espíritos, eles também têm um gênero – veja Daniel 9:21: “Aquele homem que eu tinha visto na visão no princípio, Gabriel.”

No entanto, as Testemunhas de Jeová se escondem atrás das Escrituras, quando falam do Espírito que é [de gênero] neutro e, portanto, não tem personalidade.

Porém, em 2 Coríntios 3:17 é-nos mostrado o apóstolo Paulo chamando o Espírito de Deus de “Senhor”, demonstrando assim que o espírito de Deus tem vontade própria e, portanto, não é aquela força inanimada que dizem que é...

Lembremos que o evangelho, que o apóstolo Paulo pregou, foi recebido diretamente por revelação – veja Gálatas 1:12: “Porque não o recebi nem o aprendi de homem, mas por revelação de Jesus Cristo.”

Assim sendo, está provado que o espírito de Deus também recebe um nome próprio ao ser chamado de “Senhor”.

Espero seus comentários sobre esta alegação contra a TNM.

Saudações e bênçãos a todos. 

Resposta: 

Vamos analisar as afirmações trinitárias por partes:

1) Que os unitários afirmam que o espírito santo não é pessoa porque a palavra “espírito” em grego não é masculina nem feminina, mas tem gênero neutro;

2) Que 2 Coríntios 3:17 chama o espírito santo de “Senhor”, supostamente provando a sua personalidade. 

Não é o gênero em grego que determina personalidade ou impessoalidade

Como mostrou o artigo “O ‘Espírito Santo’ é uma pessoa?”:

[…] “gênero” é um aspecto linguístico que permite classificar certas classes gramaticais (substantivos, verbos, adjetivos, etc.) em um número fixo de categorias. Trata-se de um recurso gramatical e não um indicador de personalidade. 

Por exemplo, a palavra “sol” em grego (hélios) é masculina, mas o sol não é uma pessoa. O amor (agápe) está no gênero feminino, mas se trata, não de uma pessoa, e sim de uma qualidade – algo abstrato. Por outro lado, “criança” (paidíon) está no gênero neutro, mas se refere a uma pessoa. A palavra “espírito” (pneúma) é gramaticalmente neutra, mas semanticamente pode se referir a uma pessoa, quando se aplica a Deus e a anjos, e pode se referir a algo impessoal, quando, por exemplo, se refere ao vento.[7] – João 3:8. (Negrito acrescentado.)

Portanto, o que prova que o espírito santo não é  uma pessoa espiritual não é o fato de a palavra “espírito” em grego estar no gênero neutro, e sim o conjunto de evidências bíblicas apresentadas no artigo supracitado (queira ler). Veja também o artigo “Mateus 28:19 apoia a Trindade?”.

2 Coríntios 3:17 chama o espírito santo de “Senhor”?

Observe como o texto grego verte 2 Coríntios 3:17:

 δ κριος τ πνεμ στιν: 

ho dè kýrios tò pneûma estin:

O Senhor o espírito é:

 

ο δ τ πνεμα   κυρου, λευθερα.

hou dè tò pneûma kyríou, eleuthería.

onde [está] o espírito do Senhor, [há] liberdade.

O leitor percebe que a palavra “espírito” ocorre duas vezes: quando se diz que “o Senhor é espírito”, e quando menciona “o espírito do Senhor”. A simples fraseologia já mostra que são usos diferentes da palavra “espírito”. Pois, se “o Senhor é espírito”, este mesmo “espírito” que se diz que o Senhor é não poderia ser “o espírito do Senhor”. Caso fosse, teríamos o sentido de que “o espírito [que é o próprio Senhor] seria do Senhor, isto é, pertencente ao Senhor. Teríamos um Senhor pertencente a outro Senhor! Então, qual é o sentido desta passagem bíblica?

A palavra “espírito” tem vários sentidos na Bíblia

O artigo Mateus 28:19 apoia a Trindade? explicou o seguinte em uma nota de rodapé:

A palavra “espírito” (hebraico rúahh e grego pneúma) é aplicada a (1) vento (Êxodo 10:13); (2) pessoa espiritual (1 Reis 22:21, 22; João 4:24); (3) força ativa de Deus (Salmo 104:30); (4) força de vida (Números 27:16; Salmo 104:29; 146:4; Eclesiastes 3:19;); (5) disposição mental (1 Reis 10:5; Daniel 5:20; Provérbios 29:11); e (6) declarações inspiradas. – 1 João 4:1.

Com base na explicação acima, percebemos claramente os dois usos de “espírito” em 2 Coríntios 3:17. O primeiro uso se refere a uma pessoa espiritual, quando afirma que “o Senhor é espírito”. O segundo uso diz respeito a algo que pertence ao Senhor, algo que o Senhor possui.

O artigo Falsa Exegese na interpretação do ‘Espírito Santo’” teceu um interessante comentário a respeito de 2 Coríntios 3:17, conforme pode ler abaixo:

Quanto a 2 Coríntios 3:17, o texto NÃO DIZ que ‘o Senhor [Jeová] é o espírito santo’. Antes, diz que “o Senhor é Espírito” (Al, ACRF), ou “o Senhor é o Espírito”. (ALA, IBB) Nessa acepção, “espírito” refere-se a uma pessoa espiritual. Contudo, o artigo definido mostra que Jeová não é apenas um ser espiritual, como suas criaturas celestiais. Ele é “O” Espírito num sentido único e singular, como o Deus Todo-poderoso e majestoso Criador. – Veja o artigo “Estudo sobre Pneumatologia– Parte 2”. 

Acontece que os trinitaristas deixaram de citar a continuação do versículo, que menciona o “Espírito do Senhor”. (Al, ACRF, IBB, ALA) Uma vez que este segundo espírito é do Senhor – ou seja, a ele pertence; é sua propriedade – tal “Espírito” (ainda que colocado com inicial maiúscula) não pode ser o próprio Senhor (Deus). Atos 2:17 declara: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor [“Deus”; Al, ACRF] , que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne.” (ALA, IBB) Uma vez que Deus diz “do MEU Espírito”, ele está se referindo a algo dele, que lhe pertence, mas não a ele próprio, pois ele não disse: ‘derramarei a mim mesmo’. Pelo visto, por essa razão, há traduções que colocam “espírito” com inicial minúscula nesse texto. (The New American Bible; Sociedade Bíblica Britânica) Trata-se cristalinamente da energia que dele emana, Seu espírito santo ou força ativa.

Portanto, 2 Coríntios 3:17 não chama o espírito santo de Senhor, mas afirma que o espírito santo pertence ao Senhor.

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

 


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)