Pular para o conteúdo principal

Você é a favor de Jesus Cristo ou dos inimigos dele?

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/jesus/ministerio-na-judeia/condena-fariseus-hipocritas/


Nos países nominalmente cristãos, como é o caso do Brasil, tanto a pergunta soaria estranha como também a resposta seria óbvia. Mesmo em grupos religiosos não cristãos, tais como o Budismo, o Judaísmo e o Islamismo, por exemplo, existe um respeito geral pela pessoa de Jesus Cristo.[1] Assim, possivelmente com raríssimas exceções, ninguém advogaria estar a favor dos inimigos de Cristo – dos que o negam ou falam mal dele.

No entanto, embora a resposta ao título deste artigo seja aparentemente previsível, e a pergunta seja aparentemente obsoleta e injustificável, lamentavelmente não é o que acontece de fato, quando se trata de analisar os inimigos CONTEMPORÂNEOS de Cristo. Infelizmente, os conceitos DESSES inimigos ainda se perpetuam em nossos dias – e o pior de tudo – em religiões professamente cristãs! Como assim?!

Observe abaixo dois exemplos de passagens bíblicas, que ocorrem no contexto de debates entre Jesus Cristo e seus opositores. Ao fazer tal análise, verifique qual das duas posições o seu seguimento – ou líder – religioso defende atualmente.

1.º texto:

“Deveras, por esta razão, os judeus começaram ainda mais a procurar matá-lo [a Jesus], porque não somente violava o sábado, mas também chamava a Deus de seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” – João 5:18, NM (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, 1986, Cesário Lange, SP, Brasil.)

Muitos líderes religiosos afirmam, à base do texto acima, que Jesus Cristo e “seu próprio Pai” possuem igualdade “em qualidade e quantidade”. A palavra grega para "igual", nesse texto, é "ison", acusativo de "ísos"[2]. Com base nesse termo grego, tais líderes afirmam que o Pai e o Filho são coiguais em poder e autoridade.

Note agora outra passagem bíblica em que ocorre o termo grego ísos:

“O qual [Jesus], embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual [forma de ísos] a Deus.” – Filipenses 2:6. – NM.

O texto acima é claro em mostrar que o Senhor Jesus “tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus”. (NTLH) Ao contrário, Jesus considerava uma “usurpação” a mera ideia de ser igual a Deus![3]

No entanto, apesar de essas considerações linguísticas mostrarem claramente que o Senhor Jesus Cristo não é “igual a Deus”, o Pai, este não é o ponto em questão quando se examina a passagem de João 5:18, transcrita acima. O ponto em questão é que tal passagem descreve a opinião dos inimigos de Jesus! Foram ELES que concluíram ERRONEAMENTE que Jesus se fazia “igual a Deus”, do mesmo modo como concluíram ERRONEAMENTE que Jesus “violava o sábado”. Enquanto a Lei mosaica vigorava, Jesus a cumpriu perfeitamente, o que incluía guardar o sábado semanal.[4]

Assim, os que usam o texto de João 5:18 para construir suas proposições estão claramente do lado dos opositores de Jesus – estão A FAVOR DOS INIMIGOS DELE! A resposta de Jesus no versículo seguinte decide terminantemente o assunto:

"O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer. Porque as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma maneira." – João 5:19, NM.

Portanto, Jesus deixou claro que não era “igual a Deus” – como foi equivocadamente entendido pelos seus opositores –, mas que em tudo dependia de seu Deus e Pai, não tendo de forma alguma o mesmo poder e autoridade do Pai.

Vejamos agora o 2.º texto:

“Os judeus responderam-lhe: ‘Nós te apedrejamos, não por uma obra excelente, mas por blasfêmia, sim, porque tu, embora sejas um homem, te fazes um deus.’” – João 10:33, NM.

As traduções em geral vertem a parte final do texto acima por: “Te fazes Deus a ti mesmo". – ACRF, Al, ALA.

Muitos líderes religiosos nominalmente cristãos criticam a NM por usar a expressão “um deus”. Atentam para o fato de que, no texto grego, “não tem nenhum ‘um’ na frente de Deus”, que o grego usado na Bíblia ‘não tem artigo indefinido’; mas se esquecem de que, nas próprias traduções que eles usam, ocorre a expressão “um deus” quando o tradutor julga necessário verter assim a passagem para dar o sentido correto do texto original. (Veja Atos 28:6 nas versões Al, ALA, ACRF e IBB.) Embora o grego koiné não possua artigo indefinido, os substantivos gregos anartros (sem artigo) podem ter um sentido indefinido, como mostra, por exemplo, a passagem de Atos 28:6.

A fim de defender a expressão “te fazes Deus” como sendo a tradução correta, um cristão nominal afirmou que “os judeus esperavam que o Messias fosse o Filho de Deus (não um Filho de Deus) e sabiam que Ele teria a divindade”. Bem, se os judeus realmente sabiam que o Messias teria divindade no sentido de ser o próprio Deus, eles não teriam tentado apedrejar Jesus quando supostamente entenderam – segundo os trinitaristas – que o Filho ‘se fazia Deus’. Pelo contrário, teriam aceitado Jesus como o Messias!

Mas o ponto crucial é que, novamente, os cristãos nominais que usam João 10:33 para alicerçar suas crenças estão, na verdade, TOMANDO O LADO DOS INIMIGOS DE JESUS! Estão compactuando com a opinião DELES – com as conclusões a que ELES chegaram!

Certo cristão nominal afirmou sobre o texto: “Nas versões respeitáveis fica claro que Jesus estava afirmando ser Deus, não um deus qualquer.” Lamentavelmente, na ânsia de tentar endossar suas próprias crenças, tal religioso colocou irrefletidamente que o texto de João 10:33 era uma afirmação de Jesus Cristo, quando na realidade ERA UMA AFIRMAÇÃO DOS INIMIGOS DE CRISTO!

O próprio Jesus Cristo replicou o entendimento equivocado dos seus opositores com a cristalina explicação que fez sobre a sua própria identidade:

“Jesus respondeu-lhes: ‘Não está escrito na vossa Lei: “Eu disse: ‘Vós sois deuses’?” Se ele chamou “deuses” aos contra quem se dirigia a palavra de Deus, e, contudo, a Escritura não pode ser anulada, dizeis a mim, a quem o Pai santificou e mandou ao mundo: “Blasfemas”, porque eu disse: Sou Filho de Deus?’” – João 10:34-36, NM.

É lamentável que tais preconceituosos sigam este caminho: focam a conclusão errada dos judeus (em João 10:33) e não a explicação cristalina de Cristo (nos versículos 34-36), onde ele afirma claramente ser, não Deus, mas sim “Filho de Deus”. Os trinitaristas, não tendo mesmo em que se ancorar, precisam colocar-se ao lado dos judeus OPOSITORES de Cristo, aceitando a opinião equivocada deles como se fossem pontos de fé!

É muito triste que tais cristãos professos prefiram dar valor à opinião totalmente equivocada dos judeus acusadores de Jesus e não à clara e abalizada explicação de Cristo. Por outro lado, merecem elogios os que, ao contrário, ficam do lado de Cristo e das explicações dele, e que as tomam como pontos de fé, pois são fiéis e verdadeiras.

Portanto, fica aqui a pergunta ao leitor: Você é a favor de Jesus Cristo ou dos inimigos dele?


Sigla das traduções usadas neste artigo:

ACRF – Almeida Corrigida e Revista Fiel
Al – Almeida Corrigida
ALA – Almeida Revista e Atualizada
IBB – Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira
NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje

  
Notas:

[1] O livro Nunca Desista de Seus Sonhos (2004; em Portugal intitulado: Nunca Desista dos Seus Sonhos), do escritor brasileiro Augusto Cury, contém a seguinte declaração: “Maomé chamou Jesus de Sua Dignidade no Alcorão, exaltando-o mais do que a si mesmo. O budismo, embora seja anterior a Cristo, incorporou seus principais ensinamentos. Sri Ramakrishna, um dos maiores líderes espirituais da Índia, confessou que a partir de 1874 foi profundamente influenciado pelos ensinamentos de Jesus Cristo. O território consciente e inconsciente de Gandhi também foi trabalhado por seus pensamentos.”

[2] De acordo com o Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, ισος (ísos) tem o sentido de “igual, em quantidade e qualidade”. (2002, Sociedade Bíblica do Brasil). O Léxico Analítico Grego, de Bagster (Nova Iorque, 1870), define ísos como “igual”, “em pé de igualdade”.

[3] Veja o artigo, neste site, intitulado “DIREITO OU ‘USURPAÇÃO’? (Filipenses 2:6)”

[4] Gálatas 4:4 declara: “Quando chegou o pleno limite do tempo, Deus enviou o seu Filho, que veio a proceder duma mulher e que veio a estar debaixo de lei.” (NM) Visto que Jesus estava “debaixo de [sujeito à] lei", ele não violou nenhuma das normas dessa "lei" (a Lei mosaica), que incluía a guarda do sábado.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Artigo estupendo.
    No entanto, da mesma forma que UMA dada Realidade... pode ser vista por "ângulos" diferentes, ou entendida segundo interpretações de interpretadores... a ESSÊNCIA da VERDADE PRIMORDIAL, ficará ao critério de quem tiver a sorte... de ter acesso ao texto ORIGINAL (e não... a enésimas "traduções", "versões", "updates"... e Deus sabe lá que mais) !
    Muito BOM e bem documentado este seu artigo, se bem que se baseia em opiniões... de "tradutores" suspeitos ! Para lhe dar um bom exemplo... João Ferreira de Almeida, traduz 2 Crónicas 17:13, em
    http://www.biblegateway.com/keyword/?search=muni%C3%A7%C3%B5es&version1=AA&searchtype=all&language1=pt
    "e teve grande quantidade de MUNIÇÕES nas cidades de Judá, e soldados, homens valorosos, em Jerusalém."

    Mas, no LIVRO em papel... essa mesma tradução dele... já é assim:
    "teve muitas OBRAS nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém"

    Caso para perguntar:
    "Mas somos todos idiotas... ou há alguém que não seja ? "

    Para não ir mais longe... na denúncia de traduções, no mínimo, ANEDÓTICAS... fico-me por aqui !
    Evidentemente, quando se fala de JESUS (Homem), de JESUS (Deus - também Deus, porque nELE está a mais Pura Essência do PAI), de JESUS (REI... porque, sem contestação... ELE é o MANU de BETEL, resumido na palavra "EMANUEL"), entramos em "terreno escorregadio"... porque somos simples MORTAIS, a querer VER coisas que nos ultrapassam a compreensão, e estamos confinados àquilo que OUTROS escreveram sobre ELE !
    De fato, pouco interessa a discussão sobre semântica ou precisão de tradução... quando, na VERDADE, o que interessa mesmo... é ABSORVER a LIGAÇÃO DIVINA e HUMANA... a JESUS !

    Por ordem NATURAL das coisas... você TAMBÉM usa o nome de seu pai (presumo) ! Por ser filho dele, por ter os genes dele, por ser uma "cópia" dele, por ter a linhagem dele ! E, usar em seu nome... o nome (final) de seu pai - não implica que são as mesmas pessoas ! MAS... implica SIM... que têm ALGO EM COMUM ! Implica que, sem UM (o pai) o OUTRO não existiria (o filho) !

    Podemos ter um conceito tão aproximado de DEUS (PAI) e de DEUS (FILHO)... quanto um bébé AINDA na barriga de sua mãe... pode ter de seu pai terrestre ! Simplesmente IMPOSSÍVEL... porque PERTENCEM a mundos ABSOLUTAMENTE DIFERENTES, porque estão SEPARADOS (bébé num mundo AQUOSO, uterino, restrito; o pai do bébé... num mundo GASOSO, exterior, e imenso). E, não é por essa CONDIÇÃO de estarem SEPARADOS... que deixa de haver um VÍNCULO indiscutível e indesmentível ENTRE ambos - pai e filho).

    Melhor que nos basearmos no grego... é ir direto à fonte: o hebraico !
    Porque nós sabemos que... traduzido do hebreu... E_MANU_EL, significa "DEUS conosco" ! Diria mais... "MANU conosco" ! E ainda mais... "o REI conosco" !
    Mas não é preciso dizer tanto !

    JESUS, o MANU de BETEL (ou E_MANU_EL), simplesmente MANU... deu origem a este HOMEM definido e vinculado a ELE, por Origem, por Ascendência, por Genética, por Natureza: hu_MANU_s (filhos de... MANU/ JESUS).
    Indiscutivelmente ! Quem não entender... volte para a escolinha (talvez que... daqui a 500 anos... venha a entender o que aqui está).

    Que bom ver que tem gente interessada na Verdade, e que não desiste da luta até a encontrar !
    Imbecil... nem é rigoroso nem é flexível - é fanático (e assim, imune à verdade, e desinteressado dos fatos) !
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Carlos Alberto. Agradeço seu comentário elogioso sobre o artigo acima. Em meus artigos, costumo citar diversas traduções, em especial as que são mais usadas. Mas tomo o cuidado de abalizar a matéria em traduções fidedignas, uma das quais é a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, que já examinei profunda e extensamente, em comparação com as línguas originais da Bíblia bem como em comparação com outras traduções. Para um estudo de várias traduções, veja os artigos abaixo:

      As traduções da cristandade – parte 1 no link:http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/10/as-traducoes-da-cristandade-parte-1-e.html
      As traduções da cristandade – parte 2 no link: http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/10/as-traducoesda-cristandade-parte-2-os.html
      As traduções da cristandade – parte 3 no link: http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/10/astraducoes-da-cristandade-parte-3.html
      As traduções da cristandade – parte 4 no link: http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/11/as-traducoes-da-cristandade-parte-4.html
      As traduções da cristandade – parte 5 no link: http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/11/as-traducoes-da-cristandade-parte-5.html

      Excluir
  2. Estava sentindo falta do seus artigos...mas não esqueça de dar continuidade a questão do sábado pois ainda tem MUITA COISA para se explicar....Um grande abraço de seu colaborador em defesa da verdade e da organização que indiscutivelmente estar sendo usada por Deus para levar a termino aspectos do seu proposito eterno.

    ResponderExcluir
  3. oolá amigo seé sobre usso que você está pesquisando procure outro tipo de pesquisa porque fazer este tipo de pergunta sobre Jesus Cristo,sinceramente .

    ResponderExcluir
  4. À base de seu comentário, sou obrigado a concluir que você não leu o artigo. Pois, se o tivesse lido, você veria (ou, pelo menos, deveria ver) que tal pergunta faz sentido, tendo em vista a abordagem do artigo. Assim, convido você a ler ponderadamente o artigo.

    ResponderExcluir
  5. oolá amigo seé sobre usso que você está pesquisando procure outro tipo de pesquisa porque fazer este tipo de pergunta sobre Jesus Cristo,sinceramente ?????????????????????????????????????????????????????? APARECE CADA UM POR AQUI!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o artigo Apologista!

    Cada vez mais os cristãos verdadeiros (as Testemunhas de Jeová) mostram que seus ensinos são abençoados por Jeová, e tem como base a bíblia, tanto nas publicações quanto no estudo pessoal da bíblia.

    Por exemplo, a pergunta do artigo parece mesmo "obsoleta" à primeira vista, mas quando analisamos os textos citados, vemos que a vasta maioria das religiões tropeçam feio em tais versículos. Nota-se que, alguns destes textos, que expõem a visão dos opositores de Jesus são usados erroneamente para apoiar idéias tais como a pagã doutrina da "trindade".

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Continue com esse maravilhoso ministério irmão gosto muito do seu site e admiro muito seu trabalho. Que Jeová por meio d e Jesus possa continuar a te dar o espirito santo para poder nos apresentar mais pesquisas como essas.

    ResponderExcluir
  8. Guiomar,,Guiomar,,Guiomar! Sera que a Guiomar Acatara o Conselho Que lhe Foi dado Acima? Guiomar, Lembre-se do seguinte:Quando a Panela esquenta a Pipoca Pula, Então..Guiomar, Estude o Assunto com calma, Lêia com Calma e Queira Realmente Entender com Humildade e Calma, Assim Quando a Chapa Esquentar Guiomar, A VERDADE Vai Te Refrescar´´ Olha Guiomar Lêia de Novo!

    ResponderExcluir
  9. Guiomar,,Guiomar,,Guiomar! Sera que a Guiomar Acatara o Conselho Que lhe Foi dado Acima? Guiomar, Lembre-se do seguinte:Quando a Panela esquenta a Pipoca Pula, Então..Guiomar, Estude o Assunto com calma, Lêia com Calma e Queira Realmente Entender com Humildade e Calma, Assim Quando a Chapa Esquentar Guiomar, A VERDADE Vai Te Refrescar´´ Olha Guiomar Lêia de Novo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)