Pular para o conteúdo principal

A banalização dos argumentos trinitários (Parte 2)



Um leitor escreveu:

Querido irmão apologista:
Assim que possível, gostaria de saber como refutar melhor uma alegação feita por um físico trinitarista, que disse o seguinte:
“Na criação dá para ver a Divindade de Deus sendo 3 em 1. Por exemplo: O tempo é passado, presente e futuro: 3 em 1. Para calcular o espaço, temos altura, comprimento e largura: 3 em 1.”
Concernente ao espirito, alma e corpo, é excelente essa explicação que você deu. Mas, no caso dos outros, não consigo replicar. Já pensei no seguinte sobre o tempo: O tempo é dividido em 3 apenas como referência em relação à nossa posição. Por exemplo: o FUTURO dos meus bisavós que faleceram antes de eu nascer foi o meu PASSADO desde quando nasci. Portanto, a forma que usamos as expressões “Passado, Presente e Futuro” tem mais haver com a minha localização no tempo do que com o Tempo propriamente dito. Ou, poderia comparar ao caso de quando estamos dentro do ônibus. Alguém que está no ponto e vê esse ônibus em movimento (mas não pega ele), na sua visão esse ônibus esteve por alguns instantes PRESENTE; antes de o ônibus virar a esquina, FUTURO; e agora se tornou PASSADO. Mas, para nós que estamos dentro do ônibus o nosso PRESENTE em relação ao ônibus é constante. Portanto, usamos esse termo como parâmetro do nosso campo de espectador em relação ao tempo, não sendo ele necessariamente divido em 3 mais sendo 1 constante.
No caso do espaço, a altura, comprimento e largura são completamente diferentes e independentes, embora possam juntos se tornar um todo. Mas, por exemplo, ao calcular uma área como um campo de futebol, apenas o comprimento e a largura seriam necessários para calcular um espaço.
Sendo somente esses pontos que consegui raciocinar, gostaria muito de sua ajuda para raciocinar melhor sobre esses pontos e achar uma explicação que seja tanto coerente como também fácil de qualquer pessoa entender. Me ajude, por favor.
E gostaria de aproveitar para elogiar pelo excelente trabalho que você tem feito, meu amado irmão. Que Jeová continue te abençoando.
Leandro.

Resposta:

Prezado Leandro:

Usar essas comparações que esse e outros trinitaristas usam para tentar provar a Trindade é inútil como argumento e mostra o desconhecimento (ou desconsideração) dos próprios trinitários em relação à doutrina que eles querem defender. Isto porque tal doutrina não é apenas a proposição de três Pessoas divinas em um só Deus, mas a proposição de que cada uma das três Pessoas é coigual em relação às outras duas.

Assim, para tais comparações serem verossímeis, o espaço só admitiria a existência do cubo, única representação em que comprimento, largura e altura são coiguais entre si. Com relação ao tempo: passado, presente e futuro teriam de ter a mesma duração. E é obvio que o presente existe apenas no momento, sendo imediatamente substituído pelo passado, ao passo que o futuro nunca chega (trata-se apenas de uma perspectiva), pois, quando chega, torna-se presente.

Tudo isso mostra a que ponto chegam aqueles que querem defender o indefensável!

Assim, uma doutrina antibíblica como a Trindade não poderia ser defendida por argumentos menos descabidos do que os apresentados nesses dois artigos e em outros deste site.

Agradeço seu apreço em relação às matérias deste site e aproveito a oportunidade para lhe transmitir, bem como aos demais leitores, votos de paz e prosperidade espiritual.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Outro dia a minha esposa que é professora me perguntou ´´Como vc consegue entender essas coisas esse negocio de Apologista como por exemplo: Argumentos,Refutação,Trindade e Replica etc..etc..? Eu respondi: Bem..eu não entendo algumas coisas é verdade,mas veja oque está escrito aqui em cima lê, Ai Ela leu assim ´´A BANALIZAÇÂO dos argumentos trinitarios`` Após a Leitura eu perguntei-- Oque vc acha que o Autor dessa pergunta quer que vc ou eu saiba? a isso ela respondeu Que os argumentos Trinitarios estão sendo ´´BANALIZADOS´` Nesse ponto eu disse,Agora eu pego o Dicionário e procuro o significado exato dessa palavra ´BANALIZAÇÂO´ e pronto. Assim muitas vezes consigo entender o sentido das coisas, e ai, oque me diz?..Ela me olhou sorriu e foi pra cozinha. Me desculpem por não ter sido SINTETICO rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu suponho que este tal físico seja o professor Adauto Lourenço. Já ví algumas palestras do mesmo. Ele tem um bom raciocínio e sabe levar muito bem sua explicação científica para rebater o ateísmo, e no fim, acaba por usar de certos argumentos para tentar explicar dessa forma, a existência trina de Deus.

    Apesar de ser bem interessante seu raciocínio, é extremamente falho pelo simples fato de não ser BÍBLICO em parte alguma.

    Hehehe...

    Gosto muito do blog meu amigo, me ajudou muito e me despertou muito para o estudo profundo da verdade.

    Sou estudante da Bíblia... Uma Testemunha de Jeová de coração já.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Raniere:

      Fico muito contente de que esteja se beneficiando dos artigos deste site. Que Jeová continua a abençoá-lo ricamente. - Provérbios 10:22.

      Excluir
  3. Apreciamos muito seu trabalho, Apologista. Jeová sempre o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, querido amigo! Que Jeová também o abençoe ricamente!

      Excluir
  4. Gostaria de agradecer muitíssimo a você irmão apologista pela resposta simples e clara.
    O ensino da trindade é tão confuso que cada um define do seu geito, dessa forma existem versões diferenciadas de cada "crente" e isso como que permite ele inferir argumentos que de outra forma e em um contesto não seria nem um pouco viável. Eu tenho certeza que não importa o que cada "crente" entende sobre trindade, desde que você ache uma forma de defende-la, tudo é aceitável.
    Muito obrigado por rwsponder minha dúvida.
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo:

      É um prazer imenso poder participar na edificação mútua de todos os dispostos para com a verdade da Palavra de Deus.
      Felicidades!

      Excluir
  5. "o tempo é passado presente futuro 3 em um" kkkkkkkkk. A onde que tiraram que é 3 em 1 ??? Só na cabeça matemática dos trinitários. Passado é uma coisa, presente outa , e futuro outra coisa um depende do outro, mais nunca são 3 em 1. 3 em 1 é um radio que tenho aqui em casa. CD,Fita e Radio.mesmo assim os 3 disposisivos são distintas e não tem o mesmo mecanismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)