Pular para o conteúdo principal

O fato de o espírito santo ter poder significa que é uma pessoa?


Fonte: jw.org

Um leitor trouxe à atenção deste site mais um argumento trinitário:

Olá, apologista, aprecio seu trabalho e percebo que amas a Bíblia.
Por isso resolvi lhe fazer esta pergunta:
Em Lucas 2:27 [Tradução do Novo Mundo] está escrito que ‘sob o poder do espírito’ Simeão foi conduzido ao templo. Certo trinitário argumentou que, se o espírito tem poder, significa que ele é uma pessoa, e não uma ‘força ativa’. Como interpretar isso?

Resposta:

É importante ter sempre presente que é comum os trinitários usarem a personificação (ou aparência dela) como prova de personalidade, o que não tem procedência.


Também, vale ressaltar o comentário feito pelo artigo “A Trindade é ensinada no ‘Novo Testamento’?”:

Estritamente falando, espírito santo não é poder, mas força. Poder é energia concentrada, ao passo que força é energia liberada, em operação. Podemos ilustrar a diferença com a bateria carregada de um carro. Ela tem poder para fazer o veículo funcionar. Mas, quando se dá a partida, ela libera força ou corrente elétrica. O ponto em questão é que força e poder são termos semelhantes e expressam características e não personalidade.


O espírito santo é semelhante à força ou corrente elétrica liberada pela bateria de um carro.



A respeito do argumento citado pelo referido leitor, nota-se que é frágil, quando analisado à luz das passagens bíblicas, pois a Bíblia mostra que muitas coisas impessoais possuem poder. Veja os exemplos abaixo:

“Poder da sua ressurreição [a de Cristo].” – Filipenses 3:10, Almeida Revisada Imprensa Bíblica [ARIB].

“Poder da espada.” – Jó 5:20, ARIB.

“Poder da sepultura.” – Salmo 49:15, Almeida Corrigida e Revisada Fiel [ACF].

“Poder da tua ira [a de Deus].” - Salmo 90:11, ACF.

A ira é algo que emana de Deus, sendo parte dele. Do mesmo modo, o espírito santo é uma energia que emana de Deus, sendo parte constante dele, mas não é o próprio Deus.

“Poder da língua.” – Provérbios 18:21, ACF.

A língua faz parte da pessoa, mas não é a pessoa. O mesmo ocorre no caso de espírito santo em relação a Deus.

A insistência dos trinitaristas em tentar provar uma doutrina que não tem sustentação bíblica leva a conflitos com diversas passagens bíblicas.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA

    A Psicologia atribui à personalidade a uma forma corpórea física. Entretanto, Deus é Espírito, sem necessidade de um corpo físico, de uma matéria. Identifica-se como uma pessoa alguém que manifeste qualidades, como o falar, o sentir e o fazer alguma coisa racional (intelecto, vontade e sentimento). O Espírito Santo é uma Pessoa, com a Sua própria individualidade. Ele é a 3ª Pessoa da Divindade. Ele éDeus!


    O ESPÍRITO SANTO PENSA. “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”; (Rm 8.27).

    O ESPÍRITO SANTO TEM VONTADE PRÓPRIA. “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”; (1 Co 12.11).

    O ESPÍRITO SANTO SENTE TRISTEZA. “E nãoentristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para oDia da redenção”; (Ef 4.30).

    O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE. “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas omesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”; (Rm 8.26).

    O ESPÍRITO SANTO ENSINA. “Mas aquele Consolador, oEspírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”; (Jo 14.26).

    O ESPÍRITO SANTO FALA. “Quem tem ouvidos ouça o que oEspírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”; (Ap 2.7).

    O ESPÍRITOSANTO DIRECIONA. “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, maso Espírito de Jesus não lho permitiu”; (At 16.6,7).

    O ESPÍRITOSANTO CONVENCE. “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; edo juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”; (Jo 16.7-11).


    O Espírito Santo e as Suas três principais tarefas para o mundo. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e dojuízo: do pecado”; (Jo 16.8).


    O Espírito Santo e as Suas três principais tarefas para a Igreja. “Mas, quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”; (Jo 16.13,14).


    O Espírito Santo não vem habitar na vida da pessoa em partes. Ele vem habitar na pessoa com toda a Sua plenitude, todos os Seus atributos divino. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida”; (Jo 3.34). O Espírito Santo é a Unidade de toda a Divindade. “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”; (Ef 4.4-6). “E há diversidade de dons, mas oEspírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhoré o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deusque opera tudo em todos”; (1 Co 12.5,6).


    O Espírito Santo é uma das Pessoas de Deus. Surge então uma pergunta? Deus habita em mim? Sim! Ele habita em você. Em tua vida, em teus negócios, em tua casa, eem tua família. Ele veio para mudar totalmente a sua maneira de viver.

    “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e oEspírito Santo; e estes três são um”; (1 Jo 5.7).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado senhor Francivaldo:

      Uma pessoa é identificada por manifestar qualidades pessoais. Contudo, é também possível personificar coisas impessoais, atribuindo a elas características pessoais. Por isso, a personificação não prova personalidade. Por exemplo, o vento é mencionado como tendo vontade própria em João 3:8. Árvores foram personificadas como raciocinando e conversando entre si. (Juízes 9:8, 9) Gálatas 3:8 declara que a Escritura (algo impessoal) ‘VIU DE ANTEMÃO que Deus declararia justas a pessoas das nações devido à fé, e que a Escritura DECLAROU DE ANTEMÃO as boas novas a Abraão’.

      Embora o sejam atribuídas características pessoais ao espírito santo nas Escrituras, outras passagens das Escrituras mostram claramente que se trata de personificação, pois tais passagens trazem à tona a natureza impessoal do espírito santo, mostrando que o espírito santo ENCHE pessoas (Êxodo 31:3; Atos 2:4), pode VIR SOBRE elas (Juízes 3:10; Lucas 2:25), pode ESTAR ATIVO em pessoas (Juízes 14:6; 1 Samuel 10:6), É DERRAMADO (Atos 2:17; 10:45), PARCELADO (Números 11:17, 25) e SOPRADO. (João 20:22)

      O espírito santo não é Deus, mas é o “espírito DE Deus” (Mateus 3:16), sendo parte de Deus, comparado ao Seu “dedo” (Mateus 12:28; Lucas 11:20). O dedo não é uma pessoa, mas é parte de uma pessoa. Do mesmo modo, o espírito santo não é Deus e nem uma pessoa espiritual; ele é a energia que emana de Deus, sua força ativa.
      O senhor citou um texto reconhecidamente espúrio, não inspirado: 1 João 5:7, 8.

      Para mais informações, veja os artigos abaixo:

      O “Espírito Santo” é uma pessoa?
      (http://www.oapologistadaverdade.org/2012/07/o-espirito-santo-e-uma-pessoa_8.html)

      Personificação prova personalidade?
      http://www.oapologistadaverdade.org/2011/09/personificacao-prova-personalidade-uma.html

      O relato sobre Ananias prova que o “Espírito Santo” é uma pessoa?
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/01/o-relato-sobre-ananias-prova-que-o.html

      O “Espírito Santo” pode ser entristecido sem ser uma pessoa?
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/09/o-espirito-santo-pode-ser-entristecido.html

      Abraços.

      Excluir
  2. As TJ se equivocaram ao verter Colossenses 1:18? Na tradução do Novo Mundo está: "para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas", sendo que a maioria das traduções vertem assim: "E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência". (ACF, ARA, ARC, NVI) As únicas traduções que encontrei que colocam "primeiro" em vez de "preeminência" são NM, NTLH e Ave Maria. Qual forma de verter Col. 1:18 está correta: primeiro ou preeminência? Eis uma bela questão que implicaria no sentido de primogênito no verso 15.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, tenho uma dúvida. Pesquisei na biblioteca JW e não encontrei nada que a resolvesse. Por que a NM coloca "primeiro" em Colossenses 1:18, enquanto a maioria das traduções da cristandade verte "preeminência"? Há base gramatical ou contextual para a forma de tradução que a comissão de tradução da NM optou?

    ResponderExcluir
  4. O verbo πρωτεύω (proteúo) significa “ser primeiro, ter o primeiro lugar” (LÉXICO DO NOVO TESTAMENTO GREGO/PORTUGUÊS, de Gingrich e Danker). Portanto, a tradução “para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas” (NM) está biblicamente correta.
    Segundo a Concordância Exaustiva de Strong, proteúo deriva-se de protos (“primeiro”. Mateus 10:2). Veja https://bibliaparalela.com/greek/4409.htm; https://bibliaparalela.com/greek/4413.htm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre proteúo, na verdade, o significado não é só de primeiro na ordem, mas também é de primazia, supremacia, como de "primeiro posto" (segundo: http://www.biblia.work/diccionarios/g4409/). À luz dos léxicos do grego, as traduções da cristandade (ARA, NVI) parecem estar mais fiel ao original enquanto a comissão da NM inseriu "primeiro" sem justificativa. Claro, o contexto provavelmente apoiaria a versão da NM, mas por que introduzir uma palavra que não estava lá? É difícil admitir, mas me parece que neste ponto a comissão errou.

      Excluir
    2. Prezado Vyktor:

      Na realidade, minha resposta não excluiu o fato de outros dicionários do grego bíblico também definirem proteúo por “primazia”, “supremacia” e "preeminência”. Apenas mostrei que a NM está correta em sua forma de traduzir, pois uma das definições de proteúo é de “ser o primeiro”. The New Analytical Greek Lexicon (de Wesley J. Perschbacher) define proteúo como “ser o primeiro, ter o primeiro posto ou a mais alta dignidade, ter a preeminência, ser o chefe”. Veja também Liddell e Scott, Thayer, e Strong. Assim, não somente o contexto, mas os eruditos bíblicos também concordam que “ser o primeiro” é uma das definições – de fato, alguns eruditos colocam como a primeira definição – de proteúo.

      Por outro lado, num primeiro exame das definições, não vejo diferença significativa entre se traduzir como “ser o primeiro” e “ter preeminência” em relação aos demais da criação.

      Excluir
    3. Eu queria compreender, mas sempre fui muito cético comigo mesmo. No debate acerca do sentido de Protótokos (primogênito) em Col 1:15, os trinitários sempre citam o verso 18 nas traduções deles para defender que primogênito significa somente "preeminência". Mesmo sabendo que, gramaticalmente, esse raciocínio é parcial e extremamente falho, o único dispositivo de fuga dos trinitários cairia por terra se fosse provado que a tradução "primeiro" é superior e mais correta que as concorrentes. Entende aonde quero chegar? Ademais, grato pela nobre atenção!

      Excluir
    4. Queira ler o artigo seguinte:

      http://refutandoatrindade.wixsite.com/inicial/single-post/2016/1/27/O-que-significa-o-termo-primogênito-em-Colossenses-115

      Excluir
  5. De fato , mesmo ele tendo primazia ainda faz parte da criação.

    ResponderExcluir
  6. Um artigo futuro poderá analisar as duas formas de traduzir.

    ResponderExcluir
  7. Olá Apologista da Verdade e a todos

    Bom dia

    Na verdade como definir de forma objetiva e direta que as 3 Pessoas da Santíssima Trindade são seres pessoais? Se Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são em essência seres pessoais como identificar tal pessoalidade em cada um dEles? Seriam os pensamentos e atos dEles que formam o Espírito deles ou existe um Espírito com essência antes dos pensamentos e desse Espírito saem os pensamentos? Se Deus é um Espírito e dEle saem os pensamentos como é esse Espírito? Seriam infinitos eventos mentais transcedentais que interagem entre si e juntos formam o que se chama de Deus?

    A Bíblia também diz que Deus é amor e fogo consumidor ambos aspectos impessoais e diz também que é Espírito mas o que seria um Espírito antes da criação sem uma forma? Se Deus é Espírito sem pensamentos o que constituiria tal Espírito? Penso eu que a Personalidade de Deus é construída por aspectos Impessoais.

    Apologista da Verdade parabéns pelo seu esforço de estudar para compreender melhor a Bíblia pois o estudo e até mesmo os debates ajudam muito as pessoas a aprender melhor sobre a Bíblia e o Cristianismo em geral é mérito humano tal esforço.

    Um grande e muitas felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)