Pular para o conteúdo principal

Quem é o Salvador – Jeová ou Jesus Cristo?


Fonte: jw.org


Um leitor comentou:

Só há uma forma de ser salvo. Não é em Alá, em Buda, em Maomé, em Jeová. Deus não pode violar sua palavra. Somente Jesus Cristo pode me salvar, pode te salvar.

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: ‘Todo o que nele confia jamais será envergonhado.’” – Romanos 10:9-11.

Resposta:

Lemos em Atos 4:12 sobre Jesus Cristo: “Além disso, não há salvação em mais ninguém, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.”

A expressão “pelo qual” significa “por intermédio do qual” ou “por meio do qual”. Veja exemplos disso nas traduções abaixo dessa parte de Atos 4:12:

“Através do qual.” – American King James Version; Bible in Basic English; Douay Rheims; Geneva Bible; King James Version; Updated King James Version; Wesley NT; Weymouth NT.

“Por meio do qual.” – Albrecht Bibel 1926.

Isto significa que Jesus é o MEIO, ou CANAL, para a nossa salvação, e não a ORIGEM ou PROCEDÊNCIA da salvação. Como o próprio Jesus afirmou: “Eu sou o caminho.” (João 14:6) Caminho é um meio de se chegar a algum lugar ou a alguém. A quem Jesus conduz? Ele mesmo explicou: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” O mesmo Deus e Pai a quem Jesus nos conduz é também a FONTE ou ORIGEM da salvação.


[…] Jeová disse: “Além de mim não há salvador.” (Isaías 43:11; veja também Salmo 106:21.) Outros textos falam de Jesus Cristo como “Salvador”. (2 Timóteo 1:10; 2 Pedro 1:11) Mas Judas, versículo 25, equaciona o problema aplicando a regra bíblica acima. O texto diz: “Ao único Deus, nosso Salvador, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor.” O entendimento é claro: Jeová é chamado de Salvador por ser a Procedência, o Autor e a Fonte da salvação, ao passo que Jesus é referido como Salvador por ser o Agente, o Canal, ou meio, pelo qual ela é realizada. Isto é confirmado pela declaração de Atos 13:23, que reza: "Deus trouxe a Israel um salvador, Jesus.” – Veja também Lucas 2:30. 

Portanto, JEOVÁ é a FONTE da nossa salvação, e ele nos salva POR INTERMÉDIO de nosso Senhor Jesus Cristo.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)