Pular para o conteúdo principal

Em que sentido a Nova Jerusalém desce do céu?


Fonte: jw.org



Um leitor trouxe a seguinte questão:

Prezado irmão Apologista:

Meu colega de trabalho adventista citou-me Apocalipse 3:12 e 21:2 para apoiar seu conceito de que os cristãos descerão literalmente de céu após o milênio. Eu refutei baseando-me em Gênesis 11:5 e 18:21 para mostrar-lhe que “descer” nem sempre é literal. Mas ele não se convenceu (chegou a dizer que em Gen. 18:21 o descer é literal, porque os anjos que representavam a Deus literalmente desceram à Terra). Que outros textos ou argumentos posso usar para defender a verdade e raciocinar com esse colega?

Já pesquisei bastante em seu site, mas não encontrei matéria sobre esse assunto. Se puder ajudar-me, ficar-lhe-ia muito grato. Que Jeová, nosso Deus, continue a abençoá-lo e usá-lo como um instrumento em Suas gloriosas mãos, para defender a verdade de Sua Palavra e Seu glorioso nome.

Seu irmão na fé.

Resposta:

A comparação de textos abaixo mostra que a simbólica cidade chamada “Nova Jerusalém” nunca descerá literalmente à Terra. Observe as características da “Nova Jerusalém” realçadas em negrito:

“A cidade não tem necessidade do sol nem da lua para brilhar sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e a sua lâmpada é o Cordeiro. Seus portões de modo algum se fecharão de dia, pois não haverá noite ali. – Apocalipse 21:23, 25.

“Também não haverá mais noite, e eles não terão necessidade de luz de lâmpada, nem de luz do sol, pois Jeová Deus lançará luz sobre eles, e eles reinarão para todo o sempre.” – Apocalipse 22:5.

Como vimos, na “Nova Jerusalém” não há dia nem noite, nem a luz do sol. Por outro lado, observe agora as características que nunca deixarão de existir na Terra:

“Por todos os dias que a terra durar, ela nunca deixará de ter semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” – Gênesis 8:22.

Assim, as características existentes na “Nova Jerusalém” e na Terra são incompatíveis para permitir que ambas subsistam juntas.

Quanto a “descer”, é possível fazer isso por voltar a atenção e agir em relação a algo. Sobre isso, observe o que Jeová disse ao Lógos (o pré-humano Jesus Cristo) por ocasião da construção da Torre de Babel:

“Vamos! Desçamos e confundamos o seu idioma, para que não entendam o idioma um do outro.” ­– Gênesis 11:7.

Portanto, a “Nova Jerusalém” desce no sentido de derramar suas bênçãos aos habitantes da Terra.

Ainda sobre a Nova Jerusalém, veja o seguinte artigo:



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)