Pular para o conteúdo principal

Como saber os textos que foram acrescentados nas traduções da Bíblia


 Fonte: jw.org

Um leitor perguntou:

Onde posso encontrar os textos que são espúrios e provar isso em outras traduções?

Resposta:

A Tradução do Novo Mundo Revisada 2015 (p. 1793, Apêndice A3, sob o título “Como a Bíblia chegou até nós”) afirma:

Com base nesses textos-padrão [citados anteriormente], fica claro que alguns versículos das Escrituras Gregas Cristãs encontrados em traduções mais antigas, como a tradução Almeida, foram, na verdade, acréscimos feitos posteriormente por copistas e nunca fizeram parte das Escrituras inspiradas. No entanto, visto que a divisão dos versículos normalmente aceita em traduções da Bíblia foi determinada no século 16, a omissão desses versículos deixa lacunas na numeração de versículos de muitas Bíblias. Os textos são Mateus 17:21; 18:11; 23:14; Marcos 7:16; 9:44, 46; 11:26; 15:28; Lucas 17:36; 23:17; João 5:4; Atos 8:37; 15:34; 24:7; 28:29 e Romanos 16:24. Nesta edição revisada, esses versículos omitidos são indicados por uma nota no local da omissão. – Negrito acrescentado.

Para não alterar a numeração dos versículos, a qual foi feita após o acréscimo dos textos espúrios, a Tradução do Novo Mundo coloca o número do versículo falsificado e em seguida um travessão, explicando na nota de rodapé que a referida passagem não se encontra no genuíno texto bíblico, mas foi acrescentada. Veja abaixo o exemplo disso no texto espúrio de Mateus 17:21.

Fonte: jw.org

Nota de rodapé
Fonte: jw.org

O leitor poderá ver as notas de rodapé de traduções que indicam que tais textos são acrescentados, a exemplo da Imprensa Bíblica Brasileira e da Bíblia de Jerusalém.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)