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Trinitários defendendo o unicismo




Um leitor teceu comentários sobre como, às vezes, os argumentos trinitários defendem, na verdade, não o trinitarismo, e sim o unicismo. Para que você possa se beneficiar dos comentários do referido leitor, vale definir aqui, primeiro, os conceitos de trinitarismo e de unicismo.

Trindade: É a crença de que existem três pessoas divinas (O Pai, O Filho e O Espírito Santo). Cada pessoa individualmente é 100 por cento Deus, ou seja, O Pai é Deus, O Filho é Deus e O Espírito Santo também é Deus. Entretanto, não existem três Deuses, mas apenas um único Deus.

Unicismo: Essa crença diz que existe apenas UMA PESSOA, um Deus Todo Poderoso, mas que se manifesta de três formas diferentes. Ora essa pessoa se manifesta como Pai; ora, como Filho; ora, como “Espírito Santo”.

Vamos, agora, ao comentário do supracitado leitor. Ele escreveu:

Os comentários unicistas e trinitaristas se misturam muitas vezes ao tentar elaborar argumentos.

João 1:1 na Almeida é um texto unicista (implicaria que o Deus estava com o Deus). A versão Almeida Corrigida Fiel traduz assim: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Os trinitaristas gostam de usar João 10:30 e João 14:9, que, juntos com o verso anteriormente mencionado, são os textos favoritos dos unicistas. Lemos em João 10:30: “Eu e o Pai somos um.” E em João 14:9 Jesus afirmou: “Quem me vê a mim vê o Pai.” – ACF.

Em João 8:58, os trinitários tentam dizer que Jesus era Jeová (O Eu Sou O Que Sou), o que implicaria em dizer que o Deus de Moisés, de Abraão, de Isaque e de Jacó não era o Pai de Jesus Cristo, e sim o próprio Cristo no Antigo Testamento. Ligando João 1:1 com Gênesis 1:1, trinitários chegam ao ponto de dizer que o Deus Criador de Gênesis não é o Pai e sim Cristo.

Em Isaías, trinitários tentam dizer que o Jeová que o profeta viu entronizado no capítulo 6 era Cristo – embora suas palavras, as palavras daquele Jeová entronizado devam ser referidas à voz do Espírito Santo, ou seja, outro raciocínio unicista, pois coloca Jeová, Jesus e o Espírito como sendo a mesma pessoa sentada no mesmo trono, aparecendo como uma só pessoa a Isaías e falando com uma voz. Isso implicaria em dizer que o Deus de Isaías, mencionado durante todo seu livro, na verdade, é Cristo e não o Pai; ou, pior ainda, que ele seja ambas as pessoas ao mesmo tempo, o que deixaria o livro do profeta em franca autocontradição com muitas passagens bem conhecidas.

Um texto muito querido pelos unicistas é 2 Coríntios 3:17, que é usado para dizer que o Senhor Jesus é o Espírito Santo. Os trinitários pisam em terreno escorregadio ao tentar se beneficiar do mesmo [texto], pois o Senhor ali descrito só pode ser o Filho ou o Pai. O sujeito da frase não é “a Pessoa do Espírito Santo” e sim o Senhor/Jeová; ou seja, ou se entende o verso como metonímia (abstraindo a personalidade do espírito santo), ou como uma declaração de unicismo (colocando os dois personagens como sendo a mesma pessoa).

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje tentou contornar assim: “Mas o véu pode ser tirado, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘O véu de Moisés foi tirado quando ele se voltou para o Senhor.’ Aqui a palavra ‘Senhor’ quer dizer o Espírito. E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade.” – 2 Cor 3:16, 17.

O que eu quero dizer é que as argumentações são ‘trinicistas’: elas se confundem entre unicista e trinitarismo, ao ponto de que a pessoa que está tentando nos convencer não parece nem saber onde quer chegar; basta a ela que estejamos errados, mesmo que ela mesma caia em contradição.

[Fim do comentário do leitor.]

Como exposto pelo leitor acima, os trinitários usam textos defendendo, na realidade, o unicismo (também chamado unicidade). Por exemplo, ao usarem João 10:30 (“Eu e o Pai somos um”) os trinitários contradizem sua própria doutrina, pois negam, assim, a distinção de pessoas entre o Pai e o Filho. Afinal, tal passagem não diz ‘Eu e o Pai somos um só Deus’. Literalmente, o texto seria traduzido: ‘Eu e o Pai somos uma só coisa.’ O numeral grego para “um” (ες; heîs) está no gênero neutro: ἕν (hén). Indica união, unidade na cooperação, como o próprio Jesus explicou em João 17:21: “Para que todos [os discípulos] sejam um [ἕν; hén], assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste.” Assim, João 10:30 não apoia o unicismo; mas, também não apoia o trinitarismo, pois não implica em igualdade entre o Pai e o Filho (que é uma das premissas da Trindade), mas implica na unidade, na união de propósito, entre os dois. Sem falar que tal texto (como muitos outros) deixa de lado o espírito santo, o que é uma das evidências da impessoalidade dele.

O mesmo se pode dizer do texto de João 14:9 (“Quem me vê a mim vê o Pai”, ACF). Afinal, se Jesus estivesse dizendo que ele é o Pai, isso apoiaria o unicismo, e não a doutrina da Trindade. O que a passagem quer dizer é que Jesus representa perfeitamente seu Deus e Pai, ao ponto de que é possível ver as qualidades do Pai ao olhar para as qualidades de Jesus. Assim, tal texto não apoia o unicismo, pois não afirma que o Pai e o Filho sejam a mesma pessoa. Também não apoia a Trindade, pois não afirma a coigualdade entre o Pai e o Filho. Afinal, quem representa outro não é igual a este. Como o próprio Jesus admitiu, ele não veio em seu próprio nome. Ele disse: “Vim em nome do meu Pai.” (João 5:43) O único que fala por si mesmo é o Pai, Jeová. Ele declarou: “‘Juro por mim mesmo’, diz Jeová.” – Gênesis 22:16.

O que a Bíblia ensina é o Unitarismo, que é a crença de que há apenas um Deus Todo Poderoso, que é o Pai, Jeová. (Gênesis 17:1) Jesus Cristo é uma pessoa distinta de Jeová e Filho Dele, sua primeira criação. (Provérbios 8:22; Colossenses 1:15; Apocalipse 3:14) O espírito santo não é pessoa, mas em termos simples, é a força (ou energia) que emana de Deus, comparado, não a uma pessoa, e sim a um dedo – o “dedo de Deus”. (Lucas 11:20; compare com Mateus 12:28.) Crer desta forma torna harmoniosa a inteira Palavra de Deus.

Veja também os artigos:





Referências:

João 14:9. Almeida Corrigida Fiel. Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/14>.

João 10:30. Almeida Corrigida Fiel. Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/10>.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE “TRINDADE”, “UNICISMO” E “UNITARISMO”? Tradução do Novo Mundo Defendida! Disponível em: < https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2017/09/22/qual-a-diferenca-entre-trindade-unicismo-e-unitarismo/>.

2 Coríntios 3:16, 17. Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Disponivel em: <https://www.bible.com/pt/bible/211/2CO.3.NTLH>.

The Online Greek Bible. Disponível em: < http://www.greekbible.com/index.php>.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



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