Pular para o conteúdo principal

Deus precisa estar em toda parte para enxergar tudo?

Fonte: jw.org 

Acerca do artigo “Deus é onipresente?”, um leitor teceu o seguinte comentário: 

Como pode um DEUS PODEROSO enxergar tudo e não estar em todo lugar? Se DEUS enxerga tudo, é porque ELE está em todo lugar. Não tem lógica este seu estudo.

 

Resposta: 

O artigo acima citou 2 Crônicas 16:9, que afirma: “Pois, quanto a Jeová, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele.” O texto mostra que a visão de Deus é que percorre o espaço físico e alcança toda parte. 

Até nós, humanos, conseguimos enxergar bem além de onde nos encontramos presencialmente. A revista “Superinteressante” afirma que nosso olho é capaz de enxergar até 5 quilômetros de distância a partir de onde estamos. Ou seja, embora nossa presença física ocupe menos de um metro quadrado, nossa visão alcança muito mais que isso. Portanto, nem mesmo nós, seres humanos limitados, precisamos estar simultaneamente em todo esse espaço de 5 quilômetros para enxergar tudo o que está nele. 

O olho humano permite ver coisas muito além da presença corporal. 

Fonte: jw.org

Deus, cujo “lugar estabelecido de morada” é o céu espiritual, tem visão infinita que percorre todo o espaço desejado por ele. (1 Reis 8:39, 48, 49; Mateus 6:9) Portanto, o seu argumento de que Deus precisa estar em toda parte para enxergar tudo é que não tem lógica.  E também não tem respaldo bíblico, pois a Bíblia mostra que Deus tem um corpo definido que habita o céu espiritual, e que seus olhos – sua visão – bem como sua energia (seu espírito santo) é que atuam em toda parte.

 

Referências: 

“Qual a distância máxima que o ser humano pode enxergar e ouvir?” Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-distancia-maxima-que-o-ser-humano-pode-enxergar-e-ouvir/>.

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

  

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)