Os trinitários citam diversos textos bíblicos
em que Jesus, alegadamente, é chamado de “Deus”. Os textos são estes: Isaías 9:6; Mateus 1:23; João 1:1; João 5:18; 10:33; 20:28;
Romanos 9:5; Filipenses 2:6; Colossenses 2:9; 2 Tessalonicenses
1:12; Tito 2:13; 1 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:1; 1 João 5:20. Vejamos estas passagens:
“Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o
seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz.” – Isaías 9:6, Almeida Corrigida Fiel.
“Eis que a virgem conceberá e
dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus
conosco.” – Mateus 1:23, Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
“No princípio era o Verbo, e o
Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – João
1:1, Almeida Revista e Atualizada.
“Por isso, pois, os judeus procuravam com maior
ânsia tirar-lhe a vida, porque não somente violava o sábado, mas também dizia
que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” – João 5:18, Tradução Brasileira.
“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra
boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” – João 10:33, Almeida Corrigida Fiel.
“E logo [Jesus] disse a Tomé:
— Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha
no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente. Ao que Tomé lhe respondeu: — Senhor
meu e Deus meu!” – João 20:27, 28, Nova Almeida Atualizada.
“De quem são os patriarcas, e
de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus
bendito para sempre. Amém.” – Romanos 9:5, Sociedade Bíblica
Britânica.
“Que, sendo em forma de Deus,
não teve por usurpação ser igual a Deus.” – Filipenses
2:6, Almeida Revista e Corrigida.
“Porque nele habita
corporalmente toda a plenitude da divindade.” – Colossenses
2:9, Almeida Revista e Corrigida.
“Que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo
sejais glorificados em vós e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e
Senhor Jesus Cristo. –2
Tessalonicenses 1:12, Young's Literal Translation.
“Aguardando a
bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso
grande Deus e Salvador.” – Tito
2:13, Bíblia Pastoral.
“E sem controvérsia, grande é o mistério
da piedade: Deus foi manifestado na carne, justificado no Espírito,
visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido na glória.” – 1
Timóteo 3:16, Bíblia King James.
“Simão Pedro, servo e apóstolo
de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça
do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” – 2 Pedro 1:1, Almeida Corrigida
Fiel.
“Sabemos também que já veio o
Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro;
e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este
é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” – 1 João 5:20, Almeida
Revisada Imprensa Bíblica.
Isaías 9:6 e João 1:1
Dos textos acima, Isaías 9:6 e João 1:1 são
os únicos textos indiscutíveis em que Jesus é chamado de Deus pelo respectivo
escrito bíblico. Outro texto em que o
escritor bíblico também chama Jesus de Deus, e que não é citado pelos
trinitaristas por atentar contra a Trindade, é João 1:18.
Mateus 1:23
Sobre Mateus 1:23, o artigo “Resposta a um leitor trinitarista” argumentou:
O
significado do nome profético “Emanuel” – “Deus conosco” – não significa que
Jesus seja o “Deus conosco”. O nome Jeú significa “Jeová é ele”, e nem por isso
Jeú era Jeová. Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, o povo disse:
“‘Um grande profeta surgiu em nosso meio’, e: ‘Deus voltou sua atenção para seu
povo [“Deus visitou o seu povo”; ACF].’” – Lucas 7:16.
Obviamente,
o povo queria dizer, não que Jesus era Deus – pois o considerava “profeta” – e
sim que Deus, POR MEIO DE Jesus, ‘havia voltado a sua atenção para seu povo’.
Quando Moisés retornou ao Egito e realizou os milagres perante os anciãos de
Israel, a Bíblia diz: “Em vista disso, o povo acreditou. Quando ouviram que
Jeová havia voltado sua atenção para os israelitas [“visitava aos filhos de
Israel”, ACF] e que havia visto a sua aflição, eles se curvaram e
se prostraram.” (Êxodo 4:30, 31) É claro que eles não achavam que Moisés era “o
Senhor [que] havia visitado os filhos de Israel” (IBB), mas sim que
o Senhor Jeová havia visitado (voltado sua atenção) a eles POR MEIO DE Moisés.
João 5:18 e João 10:33
Em João 5:18 e em João 10:33, o escritor bíblico
narrou a opinião distorcidas dos opositores contemporâneos de Jesus. Foram eles
que afirmaram que Jesus se fazia Deus, assim como afirmaram que Jesus
violava o sábado, o que evidentemente não era verdade. Sobre João 5:18, note o
interessante comentário do artigo “Filipenses 2:6 prova que Jesus é o Deus Todo-Poderoso?” a respeito do argumento usado por um trinitarista:
[…] foram OS JUDEUS DESCRENTES que concluíram que Jesus se “fazia igual a Deus”. O próprio Jesus explicou logo em seguida a relação entre ele e seu Deus e Pai, Jeová: “Portanto, em resposta, Jesus prosseguiu a dizer-lhes: ‘Digo-vos em toda a verdade: O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer. Porque as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma maneira.’” – João 5:19.
Curiosamente,
o trinitarista não citou o texto de João 5:18 inteiro, que diz: “Deveras,
por esta razão, os judeus começaram ainda mais a procurar matá-lo, porque não
somente VIOLAVA O SÁBADO,
mas também chamava a Deus de seu próprio Pai, fazendo-se igual a
Deus.” Assim como Jesus NÃO violava o sábado (pois ele veio para cumprir a
Lei, conforme Mateus 5:17) ele também NÃO SE FAZIA IGUAL A DEUS. Ambas as
conclusões dos judeus descrentes estavam erradas. É quase inacreditável
que, para se tentar provar uma doutrina falsa (a Trindade), os trinitaristas se
afiliam aos judeus OPOSITORES de Jesus e compartilham as crenças deles!
Refutando o ponto de vista distorcido que os
judeus tiveram em João 10:33, Jesus afirmou em João 10:36 que ele era “Filho de
Deus”.
João 20:28
A respeito de João 20:28, o artigo “‘Meu Senhor e meu Deus!’ – em que sentido? trouxe o seguinte comentário:
O
sentido bíblico da expressão “meu Deus” foi determinado pelo próprio Jesus
Cristo, pelo que ele disse uma semana antes desta ocorrência com Tomé a Maria
Madalena: “Vai aos meus irmãos e dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de meu Pai e
vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.’” (João 20:17) Ademais, pouco antes
da morte de Jesus, Tomé ouvira a oração de Jesus, na qual se dirigia a seu Pai
como “o único Deus verdadeiro”. (João 17:3) O próprio Jesus deixou bem claro
quem é o Deus dos cristãos. Assim, pelo conhecimento que tinha, Tomé não
pensava que Jesus era o Deus Todo-Poderoso. De modo que o contexto bíblico
aponta para o entendimento de que Tomé estava se dirigindo a Jeová Deus ao
fazer tal exclamação.
O artigo “‘Deus bendito eternamente’ – Quem? (Romanos 9:5)” apresentou uma série de 8 pontos que “constitui prova cumulativa irrefutável de que Romanos 9:5 não apoia a Trindade. Portanto, Romanos 9:5 atribui louvor e agradecimento a Deus. Este texto não identifica Jeová Deus com Jesus Cristo.” (Veja também o artigo “É errada a inserção de ‘seja’ em Romanos 9:5?”.)
O próximo artigo considerará os demais textos
em pauta.
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