A versão Almeida Revista e Corrigida traduz
assim a passagem de Mateus 27:52, 53: “E abriram-se os sepulcros, e muitos
corpos de santos que dormiam foram
ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele [de
Cristo], entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos.” A maior parte das traduções pesquisadas
afirma o mesmo, a saber, que houve ressurreição de pessoas por ocasião da morte
de Jesus Cristo.
O artigo “Houve ressurreição por ocasião da morte de Cristo?” mostrou que o verbo egeíro, traduzido
pela ARC como “foram ressuscitados”, não significa primária e unicamente
“ressuscitar” ou “ser ressuscitado”. Tem o sentido básico de “levantar”, como
em Mateus 12:11,
que declara: “Ele lhes disse: ‘Se um
de vocês tiver uma ovelha, e essa ovelha cair num buraco no sábado, será que
não vai agarrá-la e tirá-la [ἐγερεῖ; egereî] dali?”
Como
evidência de que não houve realmente uma ressurreição, o supracitado artigo argumentou:
As ressurreições feitas por Jesus ou por seus discípulos são relatadas
de forma clara no texto neotestamentário, bem como o impacto que causaram.
(Lucas 7:11-17; Marcos 5:22-24, 35-43; João 11:11-14, 39, 43, 44;
At 9:39-42; Atos 20:7-12) No entanto, a Bíblia não relata nenhum impacto
causado pela suposta ressurreição dos santos. Seria de se esperar tal impacto;
afinal, não se trata de pessoas comuns, mas de “santos” – pessoas especialmente
fiéis do passado, talvez dentre os profetas e outros justos. Estes santos
naturalmente seriam agregados ao recém-formado cristianismo, participando com
os demais cristãos em divulgar o evangelho. (Atos 1:8) Imagine o impacto que
isso teria na expansão do cristianismo e como evidência do messiado de Jesus!
Com certeza o livro dos Atos dos Apóstolos não deixaria de registrar isso.
Contudo, há um total silêncio nesse respeito.
[…]
Ficaria
doutrinalmente incorreto dizer que os corpos foram ressuscitados. Por quê?
Porque a Bíblia mostra que não é o corpo, e sim, a alma (a pessoa) que recebe a
ressurreição.
O comentarista Ellicott mostra que, se tivesse
ocorrido algo tão extraordinário como uma ressurreição coletiva, deveria haver “testemunho
colateral” em outras partes do Novo Testamento. Tal ausência desse testemunho, segundo
Ellicott, leva à explicação de que “simplesmente que os corpos dos mortos foram
expostos à vista pelo terremoto mencionado no versículo anterior”.
Ademais,
o texto de Mateus 27:52 não afirma que apenas corpos de santos foram
levantados. O que parece ter acontecido é que, devido ao terremoto, as rochas
se fenderam e expuseram muitos cadáveres, dentre os quais estavam os cadáveres de
pessoas que haviam sido ‘santas’.
O artigo
Houve ressurreição por ocasião da morte de Cristo?”
também demonstrou
gramaticalmente que os corpos dos santos levantados não são
os mesmos que entraram em Jerusalém.
Diante de tudo isso, um leitor comentou:
Os ateus adoram a posição
tradicional católico-protestante que é feita em cima desse texto – inclusive
chamam zombeteiramente de “a noite dos mortos vivos” – usam essa passagem
contra a historicidade de Jesus e contra a confiabilidade dos Evangelhos. Afinal,
como pode uma ressurreição em massa de gente das tumbas passar desapercebida
pelo povo da época? Silêncio histórico nas fontes judaicas e romanas sobre o
maior milagre já ocorrido?
Uma coisa é o sumiço misterioso do
corpo de Jesus, que só apareceu depois da morte a seus parentes e amigos; outra
foram ressuscitação particular de indivíduos recém-adormecidos que seus
inimigos poderiam dizer que nem mortos estavam, ou mesmo no caso da Lázaro, por
este ser um grande amigo de Jesus, os críticos poderiam acusar de ter sido algo
orquestrado em conluio! Outra diferente seria centenas ou milhares de mortos
brotando do cemitério e invadindo a cidade!!!
[Fim do comentário.]
Outro leitor trouxe sinceros
questionamentos a respeito desse relato. Ele escreveu:
Mas como corpos dos santos foram
levantados? Cita-se somente os corpos dos santos. No [dicionário bíblico] Estudo
Perspicaz deixa a entender que foi um terremoto devido ao que houve no momento
da morte de Jesus. Mas como um terremoto iria levantar apenas os corpos dos
santos? Não teria levantado também os corpos dos outros mortos? E outra coisa,
irmãos, o texto diz que isso ocorreu após a ressurreição de Jesus, o que teria
sido após 3 dias, e não teve terremoto após 3 dias. Teve?
[…]
Oro a Jeová pedindo perdão pela
ousadia, mas não consigo aceitar as vagas explicações quanto a esta passagem. […]
Mas isso agora, de que um terremoto teria levantado corpos, é só dos santos,
isso eu não consigo digerir. Se puderem me ajudar, aceito, pois oração não está
adiantando, e olha que tenho 18 anos na verdade.
[Fim do comentário.]
Resposta:
Lemos em Mateus 27:51-54: “Naquele
momento, a cortina do santuário se rasgou em duas, de alto a baixo, a terra
tremeu e as rochas se partiram. Os túmulos se abriram e muitos corpos dos
santos que tinham adormecido foram levantados (e pessoas, saindo dentre os
túmulos depois de ele ter sido levantado, entraram na cidade santa), e eles se
tornaram visíveis a muitas pessoas. Mas, quando o oficial do exército e os que
estavam com ele vigiando Jesus viram o terremoto e as coisas que aconteciam,
ficaram com muito medo e disseram: ‘Certamente este era o Filho de Deus.’”
Primeiro, a passagem não diz que
APENAS os corpos dos fiéis antepassados de Cristo foram levantados. Segundo, a
passagem não diz que ocorreu após a ressurreição de Cristo. A passagem entre
parênteses diz respeito a pessoas que haviam ido aos túmulos e que depois
retornaram a Jerusalém. Que o levantamento dos corpos se deu devido ao
terremoto pode ser visto pelo versículo 54, que menciona “o terremoto E AS COISAS
QUE ACONTECIAM”. Além disso, o que Mateus relata que foram levantados eram
“corpos” e não pessoas.
Referências:
Ellicott’s Commentary for English Readers (“Comentário de Ellicott
para Leitores Ingleses”). Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/matthew/27-52.htm>.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de
Jeová.
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