Pular para o conteúdo principal

Existe a chamada “fórmula trinitária”?

Fonte: jw.org
  

A respeito do artigo “Mateus 28:19 apoia a Trindade?”, um leitor teceu uma interessante argumentação, a respeito da suposta “fórmula trinitária” proposta pelos trinitaristas. Segue abaixo sua argumentação: 

Este artigo teve muito a se comentar. “Os trinitaristas procuram encontrar na Bíblia uma ‘fórmula’ trinitária”. Fórmula essa que inexiste. NÃO TEM FÓRMULA no Novo Testamento. “Três Pessoas [..] que compartilham de igualdade em poder e autoridade, e de eternidade.” Pior ainda, não dizemos apenas que A PALAVRA “trindade” não consta e sim que nenhuma passagem faz referência a tal fenômeno acima. Não tem nenhum verso que expresse ou explique isso; é uma doutrina inferida parcialmente aqui, ali e acolá de várias partes diferentes da Escritura – INFERIDA, não demonstrada. Mesmo que se provasse a Doutrina Jesus-Deus, a trindade ainda seria uma TEORIA em aberto.

De fato, dentro da cristandade, mesmo após Niceia em 325, a identidade do Espírito só foi ser dogmatizada décadas depois, e as pontas da doutrina completa da trindade só forma finalizadas em 451 D.C. Percebam que isso são mais de 450 anos APÓS O NASCIMENTO de Jesus, cerca de 420 anos APÓS SUA MORTE e do Pentecostes, 350 anos APÓS O FIM DA ESCRITA DA BIBLIA e da morte do último apóstolo.

“A fraseologia do texto não permite pressupor ou inferir tais informações que não estão contidas nele.” E passagens como Gênesis 1:26, onde se infere e se pressupõe que “façamos” tenha de ser três e não dois ou quatro? (Os Pais da Igreja e Ellen White, para exemplificar nomes importantes entre as igrejas, sempre tomaram tal passagem como dois: Deus e Seu Filho. Curioso, irônico ou mesmo hipócrita é que é a MESMA VISÃO das Testemunhas de Jeová, mas esses não são criticados, mesmo que a opinião seja a mesma).

Passagens triádicas: “do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). ISSO NÃO É UMA FÓRMULA; se fosse, teria de ser sempre transcrita assim, palavra por palavra e nesse padrão ordenado de pessoas. Há suporte para isso de fórmula batismal?

Atos 2:38: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja NO NOME DE JESUS CRISTO, para o perdão de vossos pecados, e recebereis a dádiva gratuita do espírito santo.” Diferente: Nem se quer se diz “em nome do Filho” e sim “em nome de Jesus Cristo”.

Atos 8:12: “Mas, quando acreditaram em Filipe, que estava declarando as boas novas do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, passaram a ser batizados.” Diferente.

Atos 8:16: “Eles tinham sido batizados apenas no nome do Senhor Jesus.” Diferente.

Atos 10:47-48: “‘Pode alguém proibir a água, de modo que estes não sejam batizados, sendo que receberam o espírito santo assim como nós?’ Com isso mandou que fossem batizados no nome de Jesus Cristo.” Diferente.

Atos 19:5-6: “Ouvindo isso, foram batizados no nome do Senhor Jesus. E, quando Paulo pôs as suas mãos sobre eles, veio sobre eles o espírito santo.” Diferente. E por aí vai.

Mateus 28:19 não é uma ordenança ritual de se “batizar em nome duma trindade”. Fazem com essas palavras parecido com que fazem com o Pai-Nosso, que é salmodiado como se fossem palavras mágicas, algo por sinal também feito com as palavras de Cristo na Ceia.

Continuando, vejamos os outros textos triádicos e tentemos enxergar se existe alguma FÓRMULA TRINITÁRIA de [1] Pai, [2] Filho, [3] Espírito Santo:

2 Coríntios 13:14: “A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a participação no espírito santo sejam com todos vós.” Diferente. Cadê a fórmula?? Não tem “Pai” e nem “Filho” aqui, temos “Senhor Jesus Cristo” e “Deus”. Longe de falar de um Deus-3-em-1, as palavras acima só chamam UMA PESSOA de “Deus”; por certo não se fala que Deus é três pessoas aqui. Não tem distinção de primeiro, segundo e terceiro: vejam que a “Segunda Pessoa” é citada antes da “Primeira”.

Afinal, a saudação triádica de Paulo aqui é uma fórmula paulina para a trindade? (Já vimos que a “formula batismal” fracassou.) Vamos conferir:

1 Coríntios 16:23-24: “A benignidade imerecida do Senhor Jesus seja convosco. Meu amor seja com todos vós em união com Cristo Jesus.” Diferente. Pior, se existisse alguma “fórmula” seria blasfemo Paulo substituir o “Amor DE DEUS” por “meu amor”. Ou Paulo é intercambiável com Deus?

1 Coríntios 1:3: “Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Sem “terceira pessoa”. Cadê o Espírito Santo? Não era uma fórmula??

Romanos 1:7: “Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Diferente. Será que no fim a “fórmula” mesmo será de DUAS PESSOAS?

Romanos 16:27: “A Deus, único sábio, seja a glória por intermédio de Jesus Cristo, para sempre. Amém.” Diferente. E MUITO DIFERENTE, sem Espírito Santo de novo.

Filipenses 4:23: “A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito que vós mostrais.” Diferente. A coisa está assim: só a “graça” [benignidade imerecida] que se mantem padrão. 2 Coríntios 13:14 está mais para outra EXCESSÃO do que para uma suposta fórmula.

ADENDO: Nem a falsa passagem da Comma Joanina segue nenhuma hipotética fórmula; usa “palavra” ao invés de Filho ao falar da “segunda pessoa”.

Os dois textos em análise foram transformados em “formula batismal” e “saudação trinitária”, mas são apenas textos isolados. Os apóstolos e discípulos do 1.º século não dão qualquer ênfase a esse arranjo, tal qual fazem os adeptos da cristandade hoje em dia, QUE até deixam de fazer as orações tal como a Bíblia aconselha (em nome de Jesus) para fazê-las “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amém”, usando a fraseologia de Mateus 28:19 como “a Fórmula da Trindade”, a identificação de “Seu Deus”.

Além dessas passagens, os trinitários usam de terminologia estranha à Bíblia, retirada de seus Credos. (mesma substância, filioque, dupla natureza, hipóstases etc.).

Continuando com os textos:

Efésios 4:4-6: “Há um só corpo e um só espírito, assim como também fostes chamados em uma só esperança a que fostes chamados; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por intermédio de todos, e em todos.”

Não necessito repetir que é diferente das “fórmulas”, né? Não está ordenado e, mais uma vez, apenas um é chamado de Deus aqui. Pior ainda: diz “um só Deus e Pai”!!! Sendo muito próximo de 1 Coríntios 8:4 e 6, que FAZ MAIS DO QUE meramente chamar o Pai de Deus, não, VAI ALÉM – diz que ele é o “UM SÓ DEUS”; só Ele é Deus, as referências ao “Pai” e a “Deus” são intercambiáveis. (Também João 17:1-4. Notem também João 4:23,24; 8:54 e Marcos 12:29, 32, finalizando com o massacrante Marcos 10:18).

Voltando ao texto em análise, ele diz:

Um só espírito;

Um só Senhor;

Um só Deus e Pai que é Aquele sobre todos.

Este texto diz tudo, MENOS o que seria o IMPORTANTE – que seria dizer que o espírito [santo], o Senhor [Jesus] e o Pai são um só Deus em três. Ao em vez disso, o texto diz que o Pai é o único Deus e exclui os outros da Deidade.

[…]

Sobre 1 Coríntios 12:4-6, eu vi um metido a Apologista (esqueci o nome) o usando para provar a Deidade do espírito santo, dizendo que este texto o chama de “Senhor” e de “Deus”! Ou seja ... em vez de ser um texto que fala da Trindade (ou no caso de Deus, do Senhor Jesus e do Espírito de Deus) falaria apenas da “Terceira Pessoa”, a chamando de três nomes:

De “mesmo Espírito”;

De “mesmo Senhor”,

De “mesmo Deus”!

Opa, quase esqueço, esses sim são dois dos meus textos “trinitários” favoritos, VEJAM:

Atos 10:38: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com espírito santo e poder, e ele percorria o país, fazendo o bem e sarando a todos os oprimidos pelo Diabo; porque Deus estava com ele.”

Atos 2:32-33: “A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas. Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou ISTO que vedes e ouvis.”

[Fim da argumentação do referido leitor.]

Realmente, fica claro, pelas Escrituras Sagradas, que não há fórmula trinitária. Na realidade, a doutrina da Trindade não tem respaldo na Bíblia. 

 

As citações bíblicas acima são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová 


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

Comentários

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)