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terça-feira, 28 de março de 2017

A versão Septuaginta prova a impessoalidade do “Espírito Santo”?



O leitor Saga certa vez perguntou:

1 Coríntios 2:16 é uma  citação de Isaías 40:13 na Septuaginta. Todo o contexto de 1 Coríntios 2:16 fala de “espírito”. Neste caso específico, Paulo usou a palavra “mente” para o termo que no hebraico está “espírito”. Então qual seria a relação entre o espírito e a mente?

Resposta:

Os textos em consideração são estes:

1 Coríntios 2:16: “Pois ‘quem chegou a conhecer a mente de Jeová, para poder instruí-lo’? Mas nós temos a mente de Cristo.”

A Septuaginta, ou Versão dos Setenta (LXX), tanto da Complete Apostle’s Bible como da Brenton English Septuagint Translation, usam em Isaías 40:13 a expressão “a mente do Senhor”.

τίς ἔγνω νοῦν κυρίου,
Quem conheceu [a] mente do Senhor,

καὶ τίς αὐτοῦ σύμβουλος ἐγένετο,
e quem dele conselheiro tornou-se

ὃς συμβιβᾷ αὐτόν;
quem instruirá a ele?

A palavra grega para mente em 1 Coríntios 2:16 é NOÛS (a mesma usada em Isaías 40:13 na LXX), a qual compreende tanto as faculdades de percepção e compreensão e as de sentimento, de julgar e de determinar; a faculdade intelectual, o entendimento.

Por outro lado, a tradução de Isaías 40:13 diretamente do texto hebraico usa a expressão “espírito de Jeová”:

Isaías 40:13: “Quem mediu o espírito de Jeová, E quem pode instruí-lo como seu conselheiro?”



Por que os judeus que traduziram a Septuaginta usaram “mente” em vez de “espírito”?

Uma das conotações da palavra “espírito” é de impelente inclinação ou disposição mental, acepção que de certa forma tem ligação com emoções, pensamentos e desejos. Efésios 4:23 menciona a ‘força que ativa a mente’ (literalmente: ‘o espírito da mente’; veja a nota da NM edição de 2015; veja também a obra Estudo Perspicaz das Escrituras, vol. 2, pp. 40-41, publicada pelas Testemunhas de Jeová.)

Sobre esse uso bíblico da palavra “espírito”, lemos em Atos 17:16:

“Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente irritado [“seu espírito ficou indignado dentro dele”, nota] ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.”

Tendo em vista que um dos significados de “espírito” é de “disposição mental”, tendo a ver com a mente, a tendência e as emoções, os tradutores da Septuaginta não viram dificuldade em verter a expressão “espírito de Jeová” por “mente de Jeová”.[1]

Mas um pormenor digno de nota no texto de Isaías 40:13 na Septuaginta, bem como na citação dessa versão grega por Paulo, é que tanto os judeus tradutores da Septuaginta como os cristãos do primeiro século não encaravam o espírito santo como sendo uma pessoa, pois a expressão “espírito de Jeová” foi vertida por eles como “a mente de Jeová”. (Romanos 11:34; 1 Coríntios 2:16) Assim como a mente de uma pessoa não é a própria pessoa, mas faz parte intrínseca dela, o espírito santo, qual força que emana de Jeová, é parte intrínseca dele, mas não é uma pessoa espiritual.

Devido aos diversos e-mails e comentários no site a respeito de “espírito”, em especial com relação ao espírito santo, produzi uma série de artigos sobre pneumatologia:

Estudo sobre Pneumatologia – Parte 2

Estudo sobre Pneumatologia – Parte 3

Estudo sobrePneumatologia – Parte 4

Estudo sobrePneumatologia – Parte 5


Nota:
[1] Os rolos do mar Morto, descobertos em meados do século 20, comprovaram que os tradutores da Septuaginta usaram o nome divino, tendo o Nome sido substituído por copistas posteriores da Septuaginta. 


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org







4 comentários:

  1. Olha com todo respeito se no caso o termo espírito significa mente então o próprio Deus é mente pois vários textos da escritura mostra Deus de maneira impessoal e isso não quer dizer que ele não seja pessoal. Um exemplo disso é quando acontece a transfiguração de Jesus lá o texto diz que a vóz saiu da núvem. Hora mais se a vóz saiu da núvem e nuvem é uma coisa impessoal quer dizer que podemos concluir que Deus é um ser impessoal? Hora mais a bíblia diz que ninguém nunca viu a Deus e Deus é invisível. Podemos chegar a essa conclusão? Então é evidente que não e Jesus já deixou claro que o Espirito Santo é pessoal e não impessoal. Ele aparece de maneira impessoal em alguns textos assim como o Pai aparece de maneira impessoal pois Deus é Espírito.

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    Respostas
    1. Prezado Rodrigo:

      A palavra “espírito” pode ser aplicada a algo impessoal (vento, força de vida) e a uma pessoa espiritual (Deus, Jesus e os anjos). Para entender esse ponto, veja a série de artigos “ESTUDO SOBRE PNEUMATOLOGIA”.

      Quanto ao espírito santo, a Bíblia como um todo mostra que se trata da força ativa, ou energia, proveniente de Deus.

      Veja, por exemplo, os artigos:

      O “ESPÍRITO SANTO” É UMA PESSOA?
      DEBATE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
      FALSA EXEGESE NA INTERPRETAÇÃO DO “ESPÍRITO SANTO”

      Abraços.

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  2. Prezado Apologista da Verdade

    Boa noite

    Apesar de eu ser trinitarista respeito muito a sua forma educada, coerente e equilibrada de abordar os assuntos sobre a Bíblia. Eu já debati se assim podemos dizer sobe o Espirito Santo com você e gostei.

    Um grande abraço e muitas felicidades

    Luiz

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    1. Muito obrigado, Luiz, pelo elogio. Também lhe desejo muitas felicidades e um forte abraço!

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