Pular para o conteúdo principal

Semelhança entre os 144.000 e a “grande multidão” os torna o mesmo grupo?




A seguinte pergunta foi endereçada a este site:

Prezado apologista, parece haver certas semelhanças entre os dois grupos (144 mil e grande multidão) e muitos têm usado essas semelhanças para provar que são o “mesmo grupo”. Exemplos: Em revelação 6:11, fala-se dos ungidos como recebendo uma comprida veste branca. Já em Revelação 7:10, a grande multidão também é descrita como tendo compridas vestes brancas. Também no cap. 7, verso 14, a grande multidão é descrita como tendo lavado as vestes compridas, e o cap. 22, versículo 14 – que é uma referência aos ungidos também – diz que eles lavam as suas vestes compridas. Como então conciliar isso?

Resposta:


O fato de expressões e símbolos semelhantes serem usados para pessoas ou grupos separados não indica que os referidos por tais símbolos tenham a mesma identidade. Isso foi demonstrado no artigo Duas regras – uma falsa e uma verdadeira, neste site.


O contexto é que determina o significado do uso do referido símbolo e a identidade da pessoa ou do grupo aludido por tal símbolo. Por exemplo, tanto Jeová como Cristo são mencionados como sendo ‘o Primeiro e o Último’. (Isaías 44:6; Apocalipse 1:17) Contudo, o contexto de Isaías diz respeito à Divindade de Jeová, pois o mesmo texto (Isaías 44:6) acrescenta: “Além de mim não há Deus.” Por outro lado, o contexto de Apocalipse diz respeito à ressurreição de Jesus. (Apocalipse 1:18) Jesus foi “o Primeiro” humano a ser ressuscitado para a vida espiritual, imortal. (Colossenses 1:18) Além disso, ele é “o Último” ressuscitado assim pelo próprio Jeová. Os demais serão ressuscitados por meio de Jesus, conforme ele mesmo explicou: “Tenho as chaves da morte e do Hades.” – Apocalipse 1:18b.


     No caso da veste comprida (grego: stolé), aplicada tanto aos ungidos como à grande multidão, vale ressaltar que até mesmo um anjo foi visto com tal vestimenta (Marcos 16:5), sendo que tal criatura celestial não pertence a nenhum dos dois grupos. Examinemos o contexto do uso a tais grupos distintos. No caso dos que têm esperança celestial, em Apocalipse 6:11 tal veste é dada a eles como evidência de sua aprovação e como indicação de sua ressurreição. É uma RECOMPENSA. Já no caso da grande multidão, eles JÁ POSSUEM tal veste, mas ela não estava branca. Para se habilitarem para a sobrevivência, precisam LAVAR tal veste já existente e a ENBRANQUECER no sangue do Cordeiro, evidentemente por exercerem fé em Cristo e viverem à altura de sua dedicação a Jeová Deus. – Apocalipse 7:14. 

E que dizer de Revelação 22:14, que menciona os com esperança celestial como também ‘lavando as suas vestes compridas’? Note que precisam fazer isso, não como requisito para sobreviver à grande tribulação, mas para que possam ‘ir às árvores da vida e para que obtenham entrada na cidade pelos portões’ da Nova Jerusalém. Em ambos os casos (Apocalipse 7:14; 22:14) o ato de lavar tais vestes indica tornar-se digno (aprovado) perante Deus. Mas, no caso da grande multidão, o resultado dessa aprovação é sobreviver – portanto, passar com vida – pela grande tribulação, permanecendo aqui na Terra. (Provérbios 2:21) Por outro lado, no caso dos ungidos, o resultado é a ressurreição celestial, que os habilita a ‘entrar’ na Nova Jerusalém no sentido de comporem o que ela representa – a noiva de Cristo. – Apocalipse 21:9, 10.


Assim, análise sóbria do contexto e da inteira fraseologia que permeia os textos em questão mostra que tais expressões ou símbolos não indicam que os aludidos por eles sejam necessariamente a mesma classe. E outros textos tornam claro que os 144.000 e a grande multidão são classes distintas, conforme a série de artigos, neste site, intitulada “A ‘grande multidão’ – qual é a sua identidade?”, partes 1 a 4. (Veja também a obra “Estudo Perspicaz das Escrituras”, vol. 3, p. 777, sob o verbete “vestimenta”, e o livro “Revelação – Seu Grandioso Clímax Está Próximo”, pp. 102-103, § 11, ambos publicados pelas Testemunhas de Jeová.)


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org



Comentários

Saga disse…
É preciso levar em conta que as vestes citadas não existem, são apenas símbolos, parece óbvio mas tem gente - e não são poucos- que realmente levam essas ilustrações a sério.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)