Um
leitor enviou a este site argumentos que
evidenciam que a Trindade não é uma doutrina bíblica. A parte 1 trouxe à tona alguns
de seus argumentos. (Queira ver clicando aqui.)
A
2.ª parte traz a lume mais argumentos do referido leitor, os quais são expostos
a seguir.
Mateus 25:40
e Hebreus 2:10-12
Lemos
nos textos mencionados acima:
“O Rei [Jesus Cristo] lhes dirá,
em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: O que vocês fizeram a um dos menores
destes meus irmãos, a mim o fizeram.’” – Mateus 25:40.
“Pois era apropriado que aquele [Deus]
para quem e por meio de quem todas as coisas existem, ao trazer muitos filhos à
glória, aperfeiçoasse por sofrimentos o Agente Principal [Jesus Cristo] da
salvação deles. Porque tanto aquele que santifica [Jesus Cristo] como os que
estão sendo santificados provêm todos de um só [Deus], e por esse motivo ele [Jesus]
não se envergonha de chamá-los de irmãos, dizendo: “Declararei o teu nome [o
nome de Deus] aos meus irmãos; no meio da congregação te louvarei com
cânticos.” – Hebreus 2:10-12.[1]
Ambas
as passagens apresentam Jesus Cristo já ressuscitado, no céu, e nas duas Jesus
se refere àqueles que irão viver lá com ele como seus “irmãos”. Portanto,
fica claro que no céu Jesus não é o Deus Todo-Poderoso. Afinal, o Deus Todo-Poderoso
não tem irmãos, apenas filhos. Como declara Romanos 8:16: “O próprio espírito
dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.”
1 Coríntios
8:6
Na
minha opinião, esse é um dos melhores textos contra a doutrina da Trindade.
1
Coríntios 8:6 afirma: “Para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem
procedem todas as coisas, e um só senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são
todas as coisas, e nós existimos por meio dele.”
1
Coríntios 8:6 é prova irrefutável contra os dois modos de se acreditar na Trindade.
1°
modo: A crença de que o “um só Deus” é composto por três Pessoas: Pai,
Filho e espírito santo.
Refutação:
O texto diz que o “um só Deus” é apenas UMA Pessoa, e não três. É somente o
Pai. “Para nós há realmente UM só DEUS, o PAI.” Não diz: ‘Há um só Deus, o Pai,
o Filho e o Espírito Santo.’
2°
modo: O texto, falando do Pai, diz que “dele PROCEDEM todas as coisas”, e
falando de Jesus Cristo, o Filho, diz “que POR MEIO dele são todas as coisas”. Portanto, mostra que não há coigualdade entre a pessoa do Pai e a pessoa de Jesus Cristo, o
Filho. O Pai é a ORIGEM de todas as coisas; e Jesus Cristo, o Filho, é o
INSTRUMENTO usado pelo Pai para dar origem a todas as coisas.
1 Coríntios 8:5
1 Coríntios 8:5 declara: “Pois,
embora haja os que são chamados deuses, quer no céu, quer na terra, assim como
há muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’.”
Vi
certo trinitarista argumentar que os deuses mencionados em 1 Coríntios 8:5 não
são realmente deuses. Ele se apoiou no fato de o texto usar a expressão “chamados deuses”. Portanto, o raciocínio
desse trinitarista é o de que eles não eram realmente deuses, mas foram apenas
‘chamados’ deuses.
Mas,
um dos pontos que prova que aqueles mencionados ali SÃO REALMENTE deuses é o
fato de a Bíblia usar em vários outros lugares essa mesma expressão (“chamados”)
para se referir a várias pessoas, e em todos os casos aquelas pessoas ERAM
REALMENTE aquilo que o texto estava falando delas.
Por
exemplo:
Lucas
1:76: “Mas, quanto a você, menino, será CHAMADO profeta do Altíssimo.”
Lucas
1:36: “E saiba que Elizabete, tua parenta, também vai ter um filho, na sua
velhice, e esse é o sexto mês para ela, a CHAMADA estéril.”
Apocalipse
12:9: “Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o
CHAMADO Diabo e Satanás.”
Mateus
5:9: “Felizes os pacificadores, porque serão CHAMADOS filhos de Deus.”
1 Coríntios 1:1
1 Coríntios 1:1: “Paulo, chamado
para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade Deus, e Sóstenes, nosso irmão.”
Esse texto também exclui Jesus
de ser o Deus Todo-Poderoso. Lembrando que, quando Paulo foi chamado, Jesus
Cristo já estava no céu. O texto não diz: “Paulo, chamado para ser apóstolo de
Cristo Jesus pela vontade do Pai.” Diz: “Paulo, chamado para ser apóstolo de
Cristo Jesus pela vontade de DEUS.”
João 17:5 e 24
João 17:5 e 24
João 17:5: “E agora, Pai,
glorifica-me ao teu lado com a glória que eu tive junto de ti antes de o mundo
existir.”
João 17:24: “Pai, quero que
aqueles que me deste estejam comigo onde eu estiver, para que possam ver a
glória que me deste, porque me amaste antes da fundação do mundo.”
No versículo 5 Jesus falou da
glória que teve no céu, junto do Pai. No verso 24 ele falou a respeito do
motivo de ter tido tal glória. Será que era por que lá no céu ele era o Deus
Todo-Poderoso? Não. Ele disse: “Para que possam ver a glória que ME DESTE,
porque ME AMASTE antes da fundação do mundo.” Portanto, ele deixou claro que
havia RECEBIDO aquela glória DO PAI, visto ser amado por Ele.
João 15:26
João 15:26: “Quando vier o
ajudador, que eu lhes enviarei da parte do Pai, o espírito da verdade, que vem
do Pai, esse dará testemunho de mim.”
Nesse texto Jesus estava falando
do tempo em que o espírito santo seria enviado aos discípulos. Isso aconteceria
quando Jesus já estivesse no céu. Se lá no céu Jesus fosse o Deus
Todo-Poderoso, ele também seria a fonte do espírito santo. Mas ele deixou claro
que o único Deus Todo-Poderoso e a única fonte do espírito santo é o Pai,
ao dizer sobre o espírito santo: “que vem do
Pai.”
Apocalipse
3:12
Lemos
em Apocalipse 3:12 as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo: “Aquele que
vencer, eu o farei coluna no tempo do MEU DEUS.” Alguns trinitários dizem que
Jeová, Jesus e o espírito santo são TRÊS Pessoas que formam um só Deus. Mas em
Apocalipse 3:12 Jesus claramente se exclui de fazer parte desse ‘um só Deus’
composto por “três Pessoas”. Pois Jesus reconhece que tem um Deus acima dele
mesmo.
[Fim
dos comentários do referido leitor.]
Observa-se
claramente a fragilidade da doutrina da Trindade, fragilidade esta facilmente
exposta por meio dos textos bíblicos.
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