Pular para o conteúdo principal

O que João 20:25 indica sobre a forma do instrumento da morte de Cristo

Fonte: jw.org

Um leitor expressou-se da seguinte forma sobre o artigo “‘Sinal dos pregos’ no corpo de Jesus – o que indica?”:


Esse artigo está muito confuso. A lógica é a seguinte: se fosse uma estaca, seria o sinal do prego (caso fosse 1 prego); ou, seriam os sinais dos pregos (caso fossem 2 pregos). Na cruz só pode ser o sinal dos pregos nas mãos, conforme narra a Bíblia.

Resposta:

Pelo visto, o leitor acima não entendeu o artigo supracitado. Como mostrado claramente no artigo, a palavra grega para “sinal” em João 20:25 se refere a um furo. Visto que o sinal está no singular, jamais poderia ser numa cruz. Se fosse, Jesus teria sido pregado apenas em uma das mãos. A outra não teria sofrido a ação de um furo, visto ter havido apenas UM furo. A única forma de haver apenas UM furo em DUAS mãos seria colocar UMA SOBRE A OUTRA. Isso só seria possível tendo Jesus sido pregado em uma estaca – um único poste.

Para ajudar na compreensão, o artigo supramencionado trouxe à tona uma ilustração:

[…] digamos que você fosse incumbido de fazer um único furo em duas peças de madeira. A única maneira de fazer isso seria colocar uma sobre a outra. Embora cada madeira apresentasse depois disso dois orifícios, ou buracos, o furo (sinal) feito foi um só.


Assim, o referido artigo declarou:

Se Cristo tivesse sido pregado com os braços abertos numa cruz, haveria sinais dos pregos, cada prego deixando um sinal em cada mão. No entanto, o texto fala de “sinal” no singular. Portanto, ter Jesus morrido numa cruz com braços abertos está fora de cogitação. Para que houvesse apenas um sinal (no singular) nas “mãos” (plural) de Jesus, suas mãos teriam de ser pregadas juntas, uma sobre a outra.

Portanto, tal artigo demonstrou que o texto de João 20:25, que alguns usam para tentar justificar a crença deles de que Jesus morreu numa cruz de duas vigas transversais, prova justamente o contrário do pretendido pelos membros da cristandade.


  
Crédito da foto do prego em duas madeiras: Marcelo Scandaroli. Equipe de Obra. Disponível em: <http://equipedeobra17.pini.com.br/>.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)