Fonte: jw.org
Um leitor
comentou:
Boa noite, irmão. Primeiramente, quero
lhe dizer que seus artigos me ajudam muito. Muito obrigado por escrever tais
artigos. Continue defendendo a verdade e expondo as falsidades dessa maneira!
Mas, será que o irmão poderia me ajudar a
responder um questionamento? Vou transcrever aqui as conversas que tenho
tido com um colega adventista:
Adventista: “Dispenso o entendimento que
rebaixa a pessoa de Cristo Jesus.”
Eu: “Jesus se rebaixou ao dizer que o Pai é
maior que ele? Ou o Pai de fato é maior que ele?”
Adventista: “Jesus falou, no contexto da
encarnação, apenas o que todo ser humano deve reconhecer. Agora, me mostre um
texto, antes da encarnação, em que Ele fala algo dessa natureza.”
Eu: “Jesus falou uma obviedade: Deus é maior
que um ser humano? Quem não sabe/sabia disso, ainda mais no contexto judaico?”
Eu: “Ele falava dele ou dos outros?”
Adventista: “Mostre um texto em que Cristo,
antes da encarnação, diga algo dessa natureza.”
Adventista: “Jesus falou, no contexto da
encarnação, apenas o que todo ser humano deve reconhecer. Agora, me mostre um
texto, antes da encarnação, em que Ele fala algo dessa natureza.”
Eu: “O Pai era ou não era maior que Jesus?”
Adventista: “A Bíblia diz que os dois são
iguais. A igreja TJ diz que não. Se o
Filho seria menor, qual texto antes da encarnação mostraria isso?”
Eu: “Então, Jesus faltou com a verdade
quando disse que o Pai era maior *que ele*? Veja: maior que ele, e não maior
que outro ser humano. Quem não sabia disso?”
Adventista: “Essa é a sua maneira de dizer
que não há nenhum texto, nas Escrituras do Primeiro Testamento, que diga que o
Salvador seria menor que o Pai?”
Eu: “Em algum momento o Pai foi maior que
Jesus?”
Adventista: “Responda à pergunta que eu fiz
acima primeiro. Depois eu responderei aos seus questionamentos.”
Eu: “Respondendo sua pergunta: de acordo com
Filipenses 2:9, o que Deus fez por Jesus?”
Adventista: “Perguntei se escritos do
Primeiro Testamento atestam a suposta superioridade do Pai em relação à Jesus.
Estou aguardando sua resposta. Se a igreja TJ não sabe ou não tem como provar,
reconheça-o.”
Eu: “O texto de Filipenses 2:9
implicitamente fala da posição de Jesus *antes* de se tornar humano.”
Resposta:
Primeiramente,
vamos fazer uma análise da conversa acima entre o leitor e o referido
adventista. Esse adventista, sendo trinitário, entende que a posição dos
unitários “rebaixa a pessoa de Cristo Jesus”. Contudo, este não é o caso. Os
unitários têm profundo respeito pela pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Apenas entendem de modo diferente a relação do Filho com o Pai, com base em
diversos textos bíblicos que mostram que não há coigualdade entre ambos, mas
que o Filho é menor que o Pai. O referido leitor citou uma passagem que indica
isso – João 14:28 –, onde Jesus declarou: “O Pai é maior do que eu.”
O citado
adventista, como fazem os demais trinitários, afirmou que Jesus falou porque
estava em condição humana. Após isso, solicitou uma prova de que Jesus era
menor antes de ter se tornado humano. Porém, o que o tal adventista tentou
fazer foi uma restrição de provas. Como assim? Visto que, conforme esse
adventista afirmou, Jesus era menor porque estava em forma humana, citar textos
que o descrevem antes de vir à Terra como humano não seria a única maneira de
provar que ele é menor. Valem também textos que o descrevem após ter deixado sua condição humana e
ter voltado ao céu. E o que mostram tais textos? Veja como eles descrevem a
relação de Jesus e de seu Pai:
“Vocês, por
sua vez, pertencem a Cristo; Cristo,
por sua vez, pertence a Deus.” – 1
Coríntios 3:23.
Assim como os
cristãos são, evidentemente, menores do que Cristo ao pertencerem a ele, do
mesmo modo Jesus Cristo é menor que seu Pai ao pertencer a ele.
“Mas quero
que saibam que o cabeça de todo homem é o Cristo; o cabeça da mulher é o homem;
e o cabeça do Cristo é Deus.” – 1
Coríntios 11:3.
Na questão da
autoridade concedida por Deus, o marido é “o cabeça” de sua esposa. Do mesmo
modo, Jesus tem sobre si um Cabeça, que é Deus, o Pai. Por outro lado, o Pai
não tem cabeça sobre si mesmo.
“No entanto,
quando todas as coisas lhe [a Jesus Cristo] tiverem sido sujeitas, então o
próprio Filho também se sujeitará
Àquele [o Pai] que lhe sujeitou todas
as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.” – 1 Coríntios
15:28.
Este texto já
mostra que o Pai é maior do que o Filho após Jesus ter deixado de ser humano.
Pois, foi após Jesus ter deixado sua condição humana que o Pai lhe sujeitou
todas as coisas. Lemos em 1 Pedro 3:22: “Ele está à direita de Deus, pois foi
para o céu; e anjos, autoridades e poderes foram sujeitos a ele.” Contudo, como
mostra 1 Coríntios 15:28, o Filho ainda irá subjugar o que lhe foi sujeito.
Assim, “depois
de [o Filho] ter reduzido a nada todo governo, toda autoridade e poder”, ele
devolverá ao Pai toda a autoridade que o Pai lhe concedeu para esse propósito.
Neste sentido é que ele “se sujeitará” ao Pai, pois, dali em diante, o Pai
dominará tudo diretamente – será “todas as coisas para com todos”.
Os textos
seguintes mostram que o Filho, no céu, não é só menor que o Pai, como também
que o Pai é Deus do Filho:
“E [Jesus
Cristo] fez de nós um reino, sacerdotes para
seu Deus e Pai —, sim, a ele seja a glória e o poder para sempre.
Amém.” – Apocalipse 1:6.
“Ao anjo da
congregação em Sardes escreva: Estas coisas diz aquele que tem os sete
espíritos de Deus e as sete estrelas [no caso, o Senhor Jesus Cristo]: … Vi que
as suas obras não foram plenamente realizadas diante do meu Deus. Aquele que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e ele de modo algum sairá
dali. E escreverei sobre ele o nome do meu
Deus e o nome da cidade do meu Deus,
a Nova Jerusalém, que desce do céu da parte do meu Deus, e o meu próprio novo nome.” – Apocalipse 3:1, 2, 12.
Os textos
acima não tratam da humanidade Jesus Cristo, e sim de sua condição celestial,
ao lado do Pai. Portanto, não é necessário atender aos caprichos de uma prova
restritiva para provar que Jesus, no céu, é menor do que seu Deus e Pai. Mas,
pelo que parece, tal adventista solicitou essa prova restrita porque sabia que
o “Velho Testamento” contém menos descrição da relação do Filho com o Pai. Ou
seja, essa é uma tentativa de procurar obscurecer a clara verdade bíblica de que
o Pai é maior do que o Filho mesmo o Filho estando no céu.
Antes de
adentrarmos nos textos do “Velho Testamento”, vamos continuar nossa análise da
conversa citada no início deste artigo. O referido leitor argumentou muito bem
quando perguntou: “Jesus falou uma obviedade …?” De fato, Jesus dizer que o Pai
era maior do que ele porque ele, na ocasião, era humano, seria uma afirmação
obsoleta, seria redundante. Afinal, todo humano é menor que Deus! “Ainda mais
no contexto judaico”, como bem argumentou o citado leitor. Pois os judeus não
reconheciam nenhum humano como tendo divindade, como sendo um deus, contrário
aos romanos, que entendiam que o imperador romano era um deus. Por meio dessa
eficaz argumentação lógica, o mencionado leitor mostrou que a argumentação
trinitária de que Jesus é menor por ser humano chega a ser ridícula, pois isso
não necessita de explicação!
Diante disso,
percebemos uma fuga por parte do adventista pelo fato de ele, ao invés de
contra-argumentar o argumento do citado leitor, ter pedido “um texto em que
Cristo, antes da encarnação, diga algo dessa natureza”. Pelo que parece, o tal
adventista percebeu que o argumento do referido leitor era invencível. Em razão
disso, saiu pela tangente, exigindo, desarrazoadamente, uma prova restrita.
O já citado
leitor continuou usando da boa argumentação, exigindo um contra-argumento ao
seu argumento do obsoletismo da argumentação trinitária sobre João 14:28. Mas o
adventista, usando de má argumentação, insiste em um texto do “Velho
Testamento” sem ter apresentado contra-argumentação, e ainda dá a entender que
o citado leitor está fugindo de sua exigência de prova restrita, algo que, na
verdade, é o adventista que está fazendo! Fugir de um argumento e exigir prova
restrita são exemplos de má argumentação.
Outra
exigência de prova restrita por parte desse adventista é querer textos do “Velho Testamento” sobre o Filho ser
menor que o Pai antes de ter se tornado humano. Isto porque textos do “Novo
Testamento” também falam a respeito do Jesus pré-humano. Ou seja, para provar
que Jesus era menor que o Pai antes de ter vindo à Terra como humano não é
preciso se reportar ao “Velho Testamento”. Basta recorrer aos textos do “Novo
Testamento” que tratam do assunto.
Perceba então
que o tal adventista faz uso da prova restrita de duas maneiras: Primeiro, ao
exigir prova de que Jesus era menor que o Pai fora de sua humanidade antes de ter vindo à Terra. Pois
encontramos prova disso depois de ele
ter subido ao céu. Em ambos os casos, ele não estava em forma humana. Segundo,
ao exigir prova do “Velho Testamento”. Pois o “Novo Testamento” também fala de
sua situação pré-humana, de antes de ele ter vindo à Terra. Vejamos um dos textos
neste sentido:
“Mas, quando
se completou o tempo, Deus enviou o seu Filho, que nasceu de uma mulher e
estava debaixo de lei.” – Gálatas 4:4.
Observe que o
texto não diz que Deus enviou alguém que, na Terra, se tornou seu Filho. Não, o
texto diz que o enviado já era Filho. Portanto, o Lógos (Jesus Cristo como ser
pré-humano) não era coigual a Deus. Caso fosse, ele seria descrito como “irmão”
de Deus, e não como seu Filho. O fato de também ter sido enviado é relevante em
mostrar a relação do Filho em seu estado pré-humano com o Pai.
Note o que
Jesus disse em João 13:16: “Digo-lhes com toda a certeza: O escravo não é maior
do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.” Jesus
usou os termos “escravo” e “enviado” paralelamente. Assim como o escravo não é
maior e, evidentemente, nem igual, mas é menor que o seu amo, ou senhor, da
mesma forma, neste contexto, o enviado não é igual, mas sim menor que aquele
que o enviou. Logo, o fato de Deus ter enviado
seu Filho mostra que o Filho, em sua existência pré-humana, era menor que
seu Pai.
Mas,
perguntamos: O que revela o “Velho Testamento” sobre a relação entre o Pai e o
Filho? Isto será examinado nos dois artigos seguintes.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a
fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Quantos textos bíblicos do Velho Testamento tratam do relacionamento de Deus com o Filho com respeito a sua existência pré-humana desta último? Miqueías 5:2 diz que o pré-humano Messias tinha origem, o que o coloca abaixo daquele que é de eternidade a eternidade, sem principio. Além disso, o Filho aparecia como "Anjo do SENHOR", como Arcanjo e como Principe dos Exércitos de Deus como um enviado as ordens de Deus Pai, quem envia é sempre maior do que o seu enviado.
Apologista da verdade aproveitando o assunto em questão,tenho alguns parentes adventistas,e de vez em quando em reunião de família eles gostam de dar uma de "teólogos",um dos assuntos que sempre bato na tecla, é sobre Jesus chamar o Pai de "Meu Deus" em apocalipse mesmo Jesus já está no céu,pois citar versos onde fala da subordinação de Jesus a Jeová enquanto ele estava na terra, é perda de tempo,pois eles sempre vão dizer que isso e devido a sua humanidade que ele assumiu e aí vai né vc sabe,um dia desses conversando com um deles a respeito de apocalipse 3:12 a respeito dos "Meu Deus" de Jesus pra Jeová,ele veio com uma nova,ele disse que o "Meu Deus" de Jesus mesmo no céu é uma expressão de cunho sacerdotal ou seja como pra eles Jesus continua humano no céu ele assumiu a função de sumo sacerdote e até citou alguns versos em hebreus onde realmente fala de Jesus como o nosso sumo sacerdote, aí ele argumentou que todo sumo sarcedote tem um Deus,e se Jesus como nosso sumo sacerdote não tiver um Deus mesmo nos céus a humanidade não terá um Deus também,ele disse também que nós desconhemos a doutrina da trindade por acreditar que Jesus quando voltou pro céu o seu ministério acabou, segundo ele o ministério de Jesus ainda está em ação,e hoje nos céus ele é o nosso sumo sarcedote,por isso ele tem um Deus mesmo no céu,me desculpe o comentário longo,mais achei oportuno pelo tema da postagem.Um grande abraço pra vc e o nosso companheiro Saga.