Pular para o conteúdo principal

Existe esperança para pessoas más?

Pessoas que fazem o que Deus condena devem mudar de proceder
Fonte: jw.org


A respeito do artigo “Todos os injustos serão destruídos? – 2 Pedro 2:9”, um leitor perguntou:

Apologista, pelo que vejo, há uma diferença entre injusto e iníquo. Ou estou enganado?

Resposta:

Parece que, assim como a palavra “injusto” possui gradação, o mesmo ocorre com a palavra “iníquo” (grego: ponerós). Pois Jesus disse: “Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:11, Tradução do Novo Mundo Com Referências). A palavra “iníquos” nessa passagem parece ter o sentido geral de “imperfeitos”, pois Jesus estava falando a pessoas que o ouviam no Sermão do Monte, e que antes desse discurso haviam sido milagrosamente curadas por ele.

Em outros contextos, a palavra “iníquo” assume o sentido de alguém deliberadamente mau. Mesmo nesse caso, existe gradação, pois a palavra se aplica tanto a pessoas passíveis de arrependimento como também a irredutíveis, inclusive ao Diabo. Podemos comprovar isso nos textos abaixo:

“Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir; você olhará para onde estavam, e eles não estarão lá.” – Salmo 37:10.

“O justo será lembrado e abençoado, mas o nome dos maus apodrecerá.” – Provérbios 10:7.

“O perverso serve de resgate para o justo; e o traiçoeiro, para os íntegros.” – Provérbios 21:18.

“Removam do meio de vocês a pessoa má.” – 1 Coríntios 5:13.

“Além de tudo isso, usem o grande escudo da fé, com o qual poderão apagar todas as flechas ardentes do Maligno.” – Efésios 6:16.

“Cuidado, irmãos, para que nunca se desenvolva em nenhum de vocês um coração mau e sem fé, por se afastarem do Deus vivente.” – Hebreus 3:12.

“Não como Caim, que se originou do Maligno e matou o seu irmão. E por que motivo o matou? Porque as suas próprias obras eram más, mas as do seu irmão eram justas.” – 1 João 3:12.

“Sabemos que nos originamos de Deus, mas o mundo inteiro está no poder do Maligno.” –1 João 5:19.

Nos casos mencionados no Salmo 37:10, em Provérbios 10:7; 21:18, em Efésios 6:16 e em 1 João 5:19, a referência é a pessoas que se tornaram incorrigíveis. Por outro lado, 1 Coríntios 5:13 descreve uma pessoa má que recebe uma medida corretiva visando o arrependimento.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)