Image Map











terça-feira, 30 de maio de 2017

O artigo definido prova a pessoalidade do “Espírito Santo”?

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/estudo-da-biblia/quem-e-jesus-cristo/

Certo defensor da personalidade do espírito santo comentou:

‘O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová fez um levantamento e constatou que em 73 passagens bíblicas aparece o artigo definido antes do substantivo espírito e isto leva a fortes evidências de que o Espírito Santo é uma pessoa espiritual, assim como os anjos.’

Resposta:

O artigo definido não tem, em si mesmo, relação com pessoalidade ou impessoalidade. Diversas palavras usadas no texto grego da Bíblia vêm precedidas pelo artigo, como a palavra agápe (amor) em 1 Coríntios 13:8 e hélios (sol), em Mateus 5:45. Mas ambas não são pessoas.

 γπη οδποτε ππτει
E agápe  oudépote píptei
O amor    nunca    acaba. – 1 Coríntios 13:8.

τν λιον ατο νατλλει π πονηρος κα γαθος
tòn hélion autoû anatéllei epì poneroùs kaì agathoùs
O    sol      dele   faz levantar sobre maus e bons.  – Mateus 5:45.

No caso do espírito santo, o uso do artigo apenas destaca que se trata de um espírito santo específico, e não dos outros espíritos santos que existem (Deus, Jesus, os anjos e a força de vida).  Veja a série de artigos sobre Pneumatologia:

Estudo sobre Pneumatologia – Parte 3

Estudo sobre Pneumatologia – Parte 4

Estudo sobre Pneumatologia – Parte 5



E o contexto bíblico como um todo mostra que se trata de uma energia impessoal oriunda do próprio Deus. Veja o artigo O ‘Espírito Santo’ é uma pessoa?”.


 A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Um comentário:


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *