Pular para o conteúdo principal

O derramamento do “Espírito Santo” é uma figura de linguagem?


Fonte: jw.org

Um leitor trouxe a este site a seguinte indagação:

Apologista da Verdade, por favor, me tire uma dúvida: o Espírito Santo foi “derramado” literalmente sobre os 120 discípulos no dia de Pentecostes ou tal expressão bíblica é uma figura de linguagem para se referir a obra do Espírito naquelas pessoas? E quanto ao ser cheio do Espírito, o Espírito enche literalmente àqueles aos quais é dado por Deus?

Resposta:

A Bíblia usa para o espírito santo verbos não usados para pessoas espirituais (tais como o Pai, o Filho e os anjos). Observe nos textos abaixo as atribuições feitas ao espírito santo:

ENCHE pessoas:

“Eu o encherei com o espírito de Deus, dando-lhe sabedoria, entendimento e conhecimento de todo tipo de trabalho de artesão.” – Êxodo 31:3.

“E todos ficaram cheios de espírito santo e começaram a falar em línguas, assim como o espírito os capacitava.” – Atos 2:4.

Pode VIR SOBRE elas.

O espírito de Jeová veio sobre ele, e ele se tornou o juiz de Israel.” – Juízes 3:10;

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; esse homem era justo e devoto, e esperava o consolo de Israel, e o espírito santo estava sobre ele.” – Lucas 2:25.

Pode ESTAR ATIVO em pessoas.

“Então, o espírito de Jeová se tornou ativo nele.” – Juízes 14:6, Tradução do Novo Mundo com Referências.

“E o espírito de Jeová há de tornar-se ativo em ti.” – 1 Samuel 10:6, Tradução do Novo Mundo com Referências.

É DERRAMADO.

‘“Nos últimos dias”, diz Deus, “derramarei do meu espírito sobre todo tipo de pessoas, e os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os jovens entre vocês terão visões e os homens idosos entre vocês terão sonhos. – Atos 2:17.

“E os crentes circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram admirados, porque a dádiva do espírito santo também estava sendo derramada sobre pessoas das nações.” – Atos 10:45.

É PARCELADO. – Números 11:17, 25.

“Eu descerei e falarei com você ali, tirarei um pouco do espírito que há sobre você e o colocarei sobre eles. E eles o ajudarão a levar o fardo do povo, para que você não tenha de levá-lo sozinho.” – Números 11:17.

“Jeová desceu então numa nuvem e falou com ele, e tirou um pouco do espírito que havia sobre ele e pôs sobre cada um dos 70 anciãos. E, logo que o espírito veio sobre eles, começaram a agir como profetas, mas fizeram isso apenas aquela vez.” – Números 11:25.

É SOPRADO.

Depois de dizer isso, soprou sobre eles e lhes disse: ‘Recebam espírito santo.’” – João 20:22.

O espírito santo é comumente associado a coisas impessoais:

À água e ao fogo:

Eu batizo vocês com água, por causa do seu arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu, e não sou digno de tirar as suas sandálias. Ele os batizará com espírito santo e com fogo.” – Mateus 3:11.

À fé:

“O que eles disseram agradou a toda a multidão, e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e de espírito santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.” – Atos 6:5.

“Pois era um homem bom, cheio de espírito santo e de fé. E uma multidão considerável passou a crer no Senhor.” – Atos 11:24.

À alegria:

“E os discípulos continuavam cheios de alegria e de espírito santo.” – Atos 13:52.

À água e ao sangue:

“Quem pode vencer o mundo? Não é aquele que tem fé em que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por meio de água e de sangue: Jesus Cristo; não apenas com a água, mas com a água e com o sangue. E o espírito dá testemunho, porque o espírito é a verdade. Pois são três os que dão testemunho: o espírito, a água e o sangue; e os três estão de acordo.” – 1 João 5:5-8.

O espírito santo não tem identificação pessoal; falta-lhe um nome, o que não ocorre com o Pai e o Filho.

À base da ampla evidência bíblica da impessoalidade do espírito santo, torna-se claro que o derramamento do espírito santo e o ato de ele encher pessoas são eventos literais, pois o espírito santo é a energia impessoal que emana do próprio Deus, comparado na Bíblia a um dedo, o qual não é uma pessoa, e sim parte de uma pessoa. (Mateus 12:28; Lucas 11:20) Veja o artigo “Resposta a um pastor evangélico sobre a alegada personalidade do ‘Espírito Santo’”

Veja também:







A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)