Pular para o conteúdo principal

A Igreja Católica ensina a vida eterna no Paraíso na Terra?


No artigo “O conceito católico sobre a futura vida na Terra”, um leitor fez a seguinte declaração: “A doutrina católica AFIRMA HÁ 2.000 anos que haverá ressurreição da carne e que no fim dos tempos este mundo será transformado.” Por meio dessa afirmação, tal leitor quis dar a entender que a Igreja Católica Apostólica Romana ensina que os justo viverão no Paraíso na Terra. Essa afirmação foi considerada e refutada no artigo acima mencionado (Queira ler). 

Com  respeito à referida afirmação do leitor citado acima, outro leitor teceu um comentário adicional, referente  às crenças católicas sobre a possibilidade ou não de haver vida eterna na Terra. Observe as citações que ele fez de publicações católicas: 

“O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele.” – Catecismo da Igreja Católica [CIC], § 1026.

A Igreja ensina que “viver no Céu é ‘viver com Cristo’ […]. Os eleitos vivem nele, mas lá conservam – ou melhor, lá encontram – sua verdadeira identidade, seu próprio nome” (CIC, 1025). Afirma que “o céu, a Casa do Pai, constitui a verdadeira pátria para onde nos dirigimos e à qual já pertencemos”.  – CIC § 2802.

“Os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o veem ‘tal como Ele é’ (1 Jo 3,2), face a face. […] O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva.” – CIC, §§ 1023-1024.

“Cremos que a multidão daquelas que estão reunidas em torno de Jesus e de Maria no paraíso forma a Igreja do Céu, onde na beatitude eterna veem a Deus tal como Ele é, e onde estão também, em graus diversos, associadas com os santos anjos ao governo divino exercido pelo Cristo na glória, intercedendo por nós e ajudando nossa fraqueza por sua solicitude fraterna.” – CIC § 1053.

“Haverá um novo espaço, um novo conceito de lugar, do qual não se tem experiência, portanto, dizer simplesmente que não há um lugar é inexato, da mesma forma que dizer que há um lugar já experimentado também o é. Diante do mistério a reflexão teológica pode ajudar, porém, para entender realmente o que é o céu é preciso recorrer à comunhão com Deus, com o Corpo de Cristo. Como isso se dará não é possível precisar. Na Eucaristia começa a experiência do novo lugar que é o céu e da nova terra, um novo espaço, um novo cosmos. No Pão e no Vinho eucarísticos tem-se o cosmos transformado onde o Cristo, já é agora, o tudo em todos.” – Padre Paulo Ricardo[1].

“Então todos os homens remidos por ele, tornados nele ‘santos e imaculados na presença de Deus no Amor’, serão reunidos como o único Povo de Deus, ‘a Esposa do Cordeiro’, ‘a Cidade Santa descida do Céu, de junto de Deus, com a Glória de Deus nela’, e ‘a muralha da cidade tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro’ (Ap 21,14).” – CIC § 865.

[Fim do comentário do leitor.] 

Assim, as publicações católicas citadas no artigo O conceito católico sobre a futura vida na Terra, bem como as adicionalmente citadas neste artigo, mostram que a crença católica não reconhece o claro ensino bíblico da vida eterna na Terra. Sobre as referências bíblicas que mostram a certeza da vida eterna na Terra restaurada, veja os artigos abaixo: 

A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 1)

 

A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 2)

 

A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 3)

 

A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 4)



Nota:
[1] RICARDO, Paulo. O Céu é um lugar. A Resposta Católica. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/o-ceu-e-um-lugar>.

Referências: 

AQUINO, Felipe. Catecismo da Igreja responde de A a Z. Disponível em: <https://books.google.com.br/>. 

Catecismo da Igreja Católica. Disponível em: <http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/c/ceu.html>. 

Céu: o que a Igreja ensina sobre ele? Formação. Canção Nova. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/ceu-o-que-igreja-ensina/>. 


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)