No artigo “O conceito católico sobre a futura vida na Terra”, um leitor fez a seguinte declaração: “A doutrina católica AFIRMA HÁ 2.000 anos que haverá ressurreição da carne e que no fim dos tempos este mundo será transformado.” Por meio dessa afirmação, tal leitor quis dar a entender que a Igreja Católica Apostólica Romana ensina que os justo viverão no Paraíso na Terra. Essa afirmação foi considerada e refutada no artigo acima mencionado (Queira ler).
Com respeito à referida afirmação do leitor citado acima, outro leitor teceu um comentário adicional, referente às crenças católicas sobre a possibilidade ou não de haver vida eterna na Terra. Observe as citações que ele fez de publicações católicas:
“O céu é a comunidade
bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele.” – Catecismo
da Igreja Católica [CIC], § 1026.
A Igreja ensina que “viver no Céu
é ‘viver com Cristo’ […]. Os eleitos vivem nele, mas lá conservam – ou melhor,
lá encontram – sua verdadeira identidade, seu próprio nome” (CIC, 1025). Afirma
que “o céu, a Casa do Pai, constitui a verdadeira pátria para onde nos
dirigimos e à qual já pertencemos”. – CIC
§ 2802.
“Os que morrem na graça e na
amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com
Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o veem ‘tal como Ele é’ (1
Jo 3,2), face a face. […] O Céu é o fim último e a realização das aspirações
mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva.” – CIC, §§
1023-1024.
“Cremos que a multidão daquelas que estão reunidas em torno de Jesus e de Maria no paraíso forma a Igreja do Céu, onde na beatitude eterna veem a Deus tal como Ele é, e onde estão também, em graus diversos, associadas com os santos anjos ao governo divino exercido pelo Cristo na glória, intercedendo por nós e ajudando nossa fraqueza por sua solicitude fraterna.” – CIC § 1053.
“Haverá um novo espaço, um novo
conceito de lugar, do qual não se tem experiência, portanto, dizer simplesmente
que não há um lugar é inexato, da mesma forma que dizer que há um lugar já
experimentado também o é. Diante do mistério a reflexão teológica pode ajudar,
porém, para entender realmente o que é o céu é preciso recorrer à comunhão com
Deus, com o Corpo de Cristo. Como isso se dará não é possível precisar. Na
Eucaristia começa a experiência do novo lugar que é o céu e da nova terra, um
novo espaço, um novo cosmos. No Pão e no Vinho eucarísticos tem-se o cosmos
transformado onde o Cristo, já é agora, o tudo em todos.” – Padre Paulo Ricardo[1].
“Então todos os homens remidos por
ele, tornados nele ‘santos e imaculados na presença de Deus no Amor’, serão
reunidos como o único Povo de Deus, ‘a Esposa do Cordeiro’, ‘a Cidade Santa
descida do Céu, de junto de Deus, com a Glória de Deus nela’, e ‘a muralha da
cidade tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze Apóstolos do
Cordeiro’ (Ap 21,14).” – CIC § 865.
[Fim do comentário do leitor.]
Assim, as publicações católicas citadas no artigo “O conceito católico sobre a futura vida na Terra”, bem como as adicionalmente citadas neste artigo, mostram que a crença católica não reconhece o claro ensino bíblico da vida eterna na Terra. Sobre as referências bíblicas que mostram a certeza da vida eterna na Terra restaurada, veja os artigos abaixo:
A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 1)
A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 2)
A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 3)
A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 4)
Referências:
AQUINO, Felipe.
Catecismo da Igreja responde de A a Z. Disponível em: <https://books.google.com.br/>.
Catecismo
da Igreja Católica. Disponível em: <http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/c/ceu.html>.
Céu:
o que a Igreja ensina sobre ele? Formação. Canção Nova.
Disponível em:
<https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/ceu-o-que-igreja-ensina/>.
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