Image Map











domingo, 23 de fevereiro de 2020

Conversa com um trinitário sobre Jesus Ser o Criador e sobre a divindade de Cristo – Parte 3


Fonte: jw.org

Trinitarista:

Prezado Apologista da Verdade:

Onde em Salmo 8:5 e Hebreus 2:7 a Bíblia chama anjo de deus? Claramente se vê que ela faz distinção entre homens e anjos. O escritor cita Hebreus para mostrar que Jesus foi um homem verdadeiro, com limitações terrenas, feito menor que os anjos. Como Deus chamaria um anjo de deus se Ele mesmo diz que antes dEle e depois dEle nenhum deus se formou? Me desculpe dizer isso, mas você está fazendo malabarismo teológico para mostrar sua posição.

A Bíblia diz, em Colossenses 2:9, que em Cristo habita TODA PLENITUDE da divindade; ou, na sua Bíblia TNM [Tradução do Novo Mundo], ‘toda qualidade divina’. Tomé chamou Jesus de “Senhor meu e Deus meu”. E sabemos que Tomé era um judeu monoteísta. João, outro judeu monoteísta, aplica a passagem de Isaías 6:1 e o contexto a Jesus, em João 12:41 (e contexto), mostrando a sua glória. Em 1 João 5:20, Jesus é chamado de “verdadeiro Deus e a vida eterna”. Em Apocalipse 22:13, Jesus diz que Ele é “o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim”, termos que só se aplicam a Deus.

Resposta:

Prezado Carlos:

Sobre os anjos serem chamados de elohim, parece que você não leu os artigos que citei acima. Por gentileza, queira lê-los. Leia também os artigos abaixo:



Colossenses 2:9 foi considerado no artigo “Ter divindade torna alguém coigual a Jeová?”.

Para João 20:28, veja os artigos abaixo:




Quanto a João 12:41, veja os artigos: 



Com respeito a 1 João 5:20, veja o artigo “‘O verdadeiro Deus e a vida eterna’ – quem é ele?”.

E com relação à identidade de ‘o Alfa e o Ômega’, veja os artigos abaixo:




Trinitarista:

Prezado Apologista da Verdade,

É claro que nenhum destes artigos que você citou me convenceu, pois a Bíblia é clara em relação à divindade de Cristo no que tange ser o Deus Verdadeiro.

Mas voltemos ao princípio do debate, quando se iniciou com o assunto ba·ráʼ e ʽa·sáh e você diz que Jesus só fez coisas de algo já existente, tirando-lhe o mérito de ser Criador. É sabido, pela palavra, que os anjos são seres celestiais e são espíritos; portanto, são invisíveis aos olhos humanos e Deus os trouxe à existência, ou seja, foram criados (ba·ráʼ),em um passado muito remoto. Na sua Bíblia, a TNM [Tradução do Novo Mundo], diz que Cristo criou as coisas visíveis e as invisíveis, em Cl [Colossenses] 1.16:

“Pois por meio dele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas INVISÍVEIS, quer sejam tronos, quer domínios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram CRIADAS POR MEIO DELE E PARA ELE.” (Grifo meu.)

Na NVI [Nova Versão Internacional]:

“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as INVISÍVEIS, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram CRIADAS POR ELE E PARA ELE.” (Grifo meu.)

Ora, se Cristo criou (ba·ráʼ) as coisas invisíveis, Ele é o Criador.

Abraços.

Resposta:

Prezado Carlos:

Na verdade, o texto de Colossenses 1:16 não diz que “Cristo criou as coisas”, mas sim que “por meio dele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis.” – Tradução do Novo Mundo.

A expressão “por meio dele” nesta parte do texto é tradução de en autõi (ν ατ), mostrando que Jesus é meio ou instrumento para a realização da criação. Ou seja, DEUS CRIOU por intermédio de Jesus. Jesus não é o Autor da criação, mas o instrumento que Deus usou para Deus criar todas as coisas. Entendendo isso, a Bíblia na Linguagem de Hoje traduz assim: “Porque, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na Terra.”

A parte final de Colossenses 1:16 afirma: “Todas as outras coisas foram criadas por meio dele e para ele.” Neste caso, a expressão “por meio dele” é diá (διά), que indica “meio, instrumento, agência”, sendo traduzida alternativamente como “por meio de”, “através de”, “por intermédio de”. (Léxico do Novo Testamento Grego/Português de Gingrich e Danker) Novamente, a Bíblia é clara em mostrar que Jesus não é o Criador.



Para uma explicação mais detalhada, veja os artigos abaixo:




Quanto a quem é o Deus verdadeiro, o próprio Jesus afirmou a seu Deus e Pai: “Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” – João 17:3.

Abraços.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





2 comentários:


  1. El Texto en LATÍN de Éxodo 34:29

    Donde expresa la palabra “ CORNUTA “

    Que significa “ CUERNOS “ ...MOISES BAJO CON CUERNOS Y EL NO LO SABIA SEGUN EL TEXTO

    Éste es el razonamiento de algunas personas.


    No existe otro texto en la Biblia en donde la palabra Qarán signifique "rayos" o"resplandor". Esas explicaciones no soportan ningún análisis lingüístico. Si el autor hubiera realmente querido hablar de luz o resplandor hubiera usado la palabra Or (אור) luz Gen 1:3 o la palabra Jashmál (חשמל) "resplandor" Ezeq 1:4. Este NO ES EL CASO.


    Me podría ayudar con esto también?

    Bendiciones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Miguel:

      Esta questão será analisada e publicada em um artigo neste site.

      Abraços!

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *