Pular para o conteúdo principal

A dificuldade das religiões trinitárias em aceitar textos bíblicos claros

A interpretação trinitária produz cegueira espiritual 

Contribuído.

João 1:3, 4 declara: “Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência. O que veio à existência por meio dele foi a vida, e a vida era a luz dos homens.”

Esse trecho que diz “à parte dele [de Jesus] nem mesmo uma só coisa veio a existência” – isto inclui ele mesmo? Quer dizer que ele se autocriou?

[…]

De toda forma, sabemos pela Bíblia que os termos totalizantes envolvendo “tudo”, “todos” e “todas as coisas” necessitam ser contextualizados. Por exemplo, além dele, temos Deus e o seu espírito, que não foram coisas feitas por meio dele. Por isso, “todos os outros” [como verte a Tradução do Novo Mundo em Colossenses 1:15-20] não é nenhum absurdo, mas uma palavra implícita no contexto das palavras aos Colossenses.

[…]

Em Mateus 24:36 e em Marcos 13:32 o Senhor Jesus confessa que aquele dia ‘ninguém sabe, nem o Filho, mas unicamente O PAI’, qual o membro da Cristandade Trinitária que vai se contentar em aplicar a passagem exatamente da forma literal como está escrita? Ninguém! Vão ter que driblar onde diz “nem o Filho” e ignorar o “unicamente o Pai”, e ter que dobrar a parte onde diz “ninguém”, para dar seu jeito de incluir o “Espírito Santo” de alguma forma com alguma manobra.

Em João 17:3 o Senhor Jesus declara que apenas seu Pai é o ÚNICO Deus verdadeiro. Qual deles vai aplicar o texto desta forma exclusivista literalmente ao Pai como Jesus fez? Ninguém.

Em João 14:28 Jesus admite que é menor que o seu Pai. Quem na Cristandade vai concordar com ele? Não vão!

Em 1 Coríntios 8:6, Paulo afirma que o único Deus dos cristãos é o Pai (não é uma Trindade). Então as igrejas dão o caso por encerrado e simplesmente concordam com Paulo? NÃO!!

Em Romanos 16:27 se diz que Deus, identificado ali como o Pai, é “o único sábio”. Algum trinitário vai consentir que a “Primeira Pessoa” seja superior em sabedoria à “Segunda” e a “Terceira Pessoa”? Ninguém.

[…]

Voltando ao assunto inicial, sobre “todas as coisas”, Paulo explica para não haver dúvida: “Pois Deus ‘lhe sujeitou TODAS AS COISAS debaixo dos pés’. Mas, quando diz que ‘TODAS AS COISAS foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.” – 1 Coríntios 15:27. 

[Fim do artigo.] 

Conclusão

A Bíblia apresenta o assunto da identidade de Deus com clareza meridiana. Diante disso, os trinitários precisam fazer um enorme esforço para, de modo frustrado,  dar uma interpretação que não condiz com o claro ensino bíblico do unitarismo.

Veja também os artigos abaixo:

 “É possível a expressão ‘todas asoutras coisas’ como tradução do texto grego em Colossenses 1:16, 17? – Parte 1”

“É possível a expressão ‘todas as outras coisas’ como tradução do texto grego em Colossenses 1:16, 17? – Parte 2”

“Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses 1:15-20”

“A frase ‘somente o Pai’ não exclui o ‘Espírito Santo’? (Mateus 24:36)”

“Um leitor mostra as incoerências da doutrina da Trindade (Parte 2)”

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)