Pular para o conteúdo principal

Josué 5:13 diz que o “anjo de Jeová” foi adorado?


Fonte: jw.org

Lemos em Josué 5:13, 14: “Quando Josué estava perto de Jericó, levantou os olhos e viu na sua frente um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué se aproximou dele e perguntou: ‘Você está do nosso lado ou do lado dos nossos adversários?’ Ele respondeu: ‘Eu estou aqui como príncipe do exército de Jeová.’ Em vista disso, Josué se prostrou, lançando-se com o rosto por terra, e lhe disse: ‘O que o meu senhor tem a dizer ao seu servo?’”

Entende-se que o personagem que se apresentou na frente de Josué era um anjo. Por ter se identificado como “príncipe do exército de Jeová”, muitos entendem que se trata do Lógos (que se tornou o Senhor Jesus Cristo). Algumas traduções vertem essa passagem de modo a afirmar que Josué ‘adorou’ o ilustre personagem:

Prostrando-se Josué com o rosto em terra adorou.”SBB; veja também ACF; ARIB; ASV, KJ, Basic English, Darby.

Tal forma de verter esse texto serve aos interesses trinitaristas. Porém, outras traduções dão a ideia de mostrar respeito:

“Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem de pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: ‘Você é por nós, ou por nossos inimigos?’ ‘Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. ‘Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor’. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: ‘Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo?’”Josué 5:13, 14, NVI.

“E inclinou-se.” – NASB.

“Joshua falleth on his face to the earth, and doth obeisance.” (“Josué caiu sobre o rosto em terra, e lhe fez reverência.”) – Young's Literal Translation.

“Joshua fell with his face to the ground in reverence.” (“Josué se prostrou com o rosto no chão em reverência.”) – New Living Translation.

“Y Josué se postró en tierra, le hizo reverencia.” (“E Josué se prostrou em terra e fez reverência.”) La Biblia de las Américas; veja também La Nueva Biblia de los Hispanos.

“Et Josué se jeta sur son visage en terre, et se prosterna.” (“E Josué caiu com o rosto no chão, e se inclinou.”) – MartinBible.

“Josua zu Boden auf sein Angesicht und verneigte sich.” (“Josué lançou-se com o rosto no chão e fez uma reverência.”) Bibeltext 1899.




A Septuaginta

A Septuaginta traduz por “caiu com a face sobre a terra”. Não há nenhuma alusão, nem de longe, à ideia de adoração. A ideia é de mostrar respeito.

καὶ Ἰησοῦς ἔπεσεν ἐπὶ πρόσωπον ἐπὶ τὴν γῆν. (kaì Iesoûs épesen epì prósopon epì tèn gên; “e Jesus [Josué] caiu com a face sobre a terra.”) – LXX[1].





O que diz o texto hebraico?

14 ויאמר לא כי אני שר צבא יהוה עתה באתי ויפל יהושע אל פניו ארצה וישתחו ויאמר לו מה אדני מדבר אל עבדו
O verbo hebraico em questão é shachah, alistado sob o número 7812 no DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG. Observe a definição dada por essa obra[2]:

07812 שחה shachah
uma raiz primitiva; DITAT - 2360; v.
1) inclinar-se
1a) (Qal) inclinar-se
1b) (Hifil) deprimir (fig.)
1c) (Hitpael)
1c1) inclinar-se, prostrar-se
1c1a) diante de superior em deferência
1c1b) diante de Deus em adoração
1c1c) diante de deuses falsos
1c1d) diante dum anjo


Observe o leitor que o referido verbo tem primariamente um sentido civil (de mostrar respeito), e somente em sentido secundário um sentido religioso (de adorar).

Outra fonte[3] confirma isso:

“Curva-se, inclinar-se para baixo, deitar-se, prostrar-se, fazer uma homenagem, curvar-se em adoração.”

Outras passagens bíblicas aludem ao mesmo significado civil. Por exemplo, Gênesis 43:28 descreve a ação dos irmãos de José, que não o reconheceram e mostraram respeito a ele como sendo um alto oficial do Egito: “Se curvaram e se prostraram por terra.”

Gênesis 47:31 descreve como, na presença de seu filho José, “Israel [Jacó] se curvou junto à cabeceira da sua cama”.

Mesmo em relação a Deus, Êxodo 34:8 descreve o ato exterior de Moisés ‘se prostrar’ diante Dele, e não a ação interior de ‘adorar’.

Nesta esteira, é também oportuno citar um comentário feito em um site de hermenêutica bíblica[4]:

Tanto o verbo grego προσκυνέω [proskynéo] como seu equivalente hebraico השתחוה significam literalmente “prestar homenagem”, “fazer reverência”. É um ato de reverência dado ao superior. Ao contrário da crença popular, ela não é usada apenas em referência a Deus. Por exemplo, veja Êxo. 18: 7:

E saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se e beijou-o; e eles perguntaram um ao outro sobre seu bem-estar; e eles entraram na tenda. (KJV)


וַיֵּצֵא מֹשֶׁה לִקְרַאת חֹתְנֹו וַיִּשְׁתַּחוּ וַיִּשַּׁק־לֹו וַיִּשְׁאֲלוּ אִישׁ־לְרֵעֵהוּ לְשָׁלֹום וַיָּבֹאוּ הָאֹהֱלָה

ξλθεν δ Μωυσς ες συνάντησιν τ γαμβρ ατο κα προσεκύνησεν ατ κα φίλησεν ατόν κα σπάσαντο λλήλους κα εσήγαγεν ατν ες τν σκηνήν


Um site de tradução hebraico-inglês da Bíblia[5] apresenta a versão correta do verbo hebraico em questão:

Bowed down significa curvou-se.

 João Rodolfo, formado em Teologia no STEBAN (Seminário Teológico Batista Nacional), reconhece que este é o sentido da ação de Josué para com o anjo:

O verbo hebraico que traduziram com “adorou” é o “וישתחו” (Vayishtachu) que, na verdade, significa “prostrou-se” e o verbo utilizado para “prostrar-se como ato de adoração” é o “וישתחוה” (Vayistachaveh). Em outras partes da Bíblia vemos em vários textos “vayishtachu” para reverenciar aos reis de israel e a figuras importantes (Gênesis 19:1; 33:3; 48:12; Números 22:31; I Samuel 20:41; 24:8; 25:23; II Samuel 9:6; 14:4,22; 19:18; I Reis 1:16,23,31,53; 18:7; II Reis 4:37; I Crônicas 21:21), mas para Deus o verbo usado sempre é “vayistachaveh”. Assim sendo, Josué não adorou ao ser celeste.[6]


O professor de Hebraico Rubens D. Oliveira[7] teceu o seguinte comentário a respeito de Josué 5:13, 14:

O relato de Juízes, ao mencionar o encontro de Josué com o “príncipe do exército de Jeová”, diz que Josué “caiu com a face por terra” (segundo a versão LXX: “kai ihsous epesen epi proswpon epi thn ghn”). O texto em hebraico na BHS [Bíblia Hebraica Stuttgartensia], um texto padrão de onde é tirado a maioria das versões da Bíblia para diversos idiomas, diz literalmente:
“E caiu Josué com sua face em direção a terra e prostrou-se.”וַיִּפֹּל יְהוֹשֻׁעַ אֶל-פָּנָיו אַרְצָה, וַיִּשְׁתָּחוּ
Os judeus tinham o hábito de se curvar em respeito. A palavra “adorar” antigamente tinha este sentido em inglês e é por isso que muitas versões da Bíblia que seguem a King James Version costumam usar esta expressão “adorar”. Mas não é correto usar tal expressão hoje em dia. “Adorar” tem hoje uma conotação de serviço sagrado exclusivo ao Deus vivente. Vale ressaltar que a palavra “adorar” em grego (“proskinéo”) sequer aparece neste relato no texto da LXX. O que Josué fez foi se curvar em forma de respeito a alguém que ele percebeu evidentemente ser um enviado de Deus, um representante de Jeová – sim, um anjo materializado. Foi a mesma forma de “curvar-se” que Abraão praticou diante dos nativos, os filhos de Hete, ao comprar o campo onde enterrou sua falecida esposa Sara. – Gên. 23:7.

Portanto, Josué não adorou o ilustre personagem que se encontrou com ele próximo da cidade de Jericó.

Veja também os artigos:

Quem é o anjo de Jeová?


O anjo de Jeová não é o próprio Jeová.


O anjo de Jeová jurou por si mesmo?





Explicação das siglas usadas:
ACF: Almeida Revisada e Corrigida Fiel
ARIB: Almeida Revisada Imprensa Bíblica
ASV:American Standard Version
KJ: King James Version
NASB: New American Standard Bible
SBB: Tradução da Sociedade Bíblica Britânica



Notas:
[1] Septuaginta Id est Vetus Testamentum graece iuxta LXX interpretes edidit Alfred Rahlfs Editio altera quam recognovit et emendavit Robert Hanhart Complete Text without Apparatus (Disponivel em: <http://www.sbl-
[2] Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de StrongSOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil. Av. Ceci, 706 – Tamboré. Barueri, SP – CEP 06460-120Cx. Postal 330 – CEP 06453-970. Disponível em: <http://www.sbb.org.br>.
[3] http://biblehub.com/hebrew/7812.htm
[4] Beta de Hermenêutica Bíblica. Há algum problema em traduzir a palavra “adorado” em Mateus 14:33? Disponível em: < https://hermeneutics.stackexchange.com/questions/5953/is-there-an-issue-with-translating-the-word-worshiped-in-matthew-1433>.
[5]http://www.mechon-mamre.org/p/pt/pt0605.htm
[6] Ame a Bíblia. QUEM É O ANJO DO SENHOR? Disponível em: <http://ameabiblia.blogspot.com.br/2009/09/9-outras-teorias-sobre-os-anjos.html>.
[7] 27 de agosto de 2013. Disponível em <https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2010/08/29/proskineo-significa-sempre-adorar/>.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. Excelente raciocínio! Acompanhe meu canal no YouTube!

    ResponderExcluir
  2. O príncipe do exército de Deus não sério o filho do rei?

    O pai é o rei e o filho não seria o príncipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor:

      Mesmo no período posterior ao de Josué – o período dos juízes – a Bíblia relata que “não havia rei em Israel.”. (Juízes 17:6) O primeiro rei de Israel foi Saul, finalizando o período dos juízes. (1 Samuel, capítulo 10) Portanto, não havia um rei entre o povo de Israel na época de Josué. Logo, não havia um príncipe, ou filho de rei.

      Assim, quando o suposto “homem” se identificou como “príncipe do exército de Jeová”, Josué claramente percebeu tratar-se de um mensageiro celestial da parte de Jeová. A ordem dada por tal “príncipe” a Josué, de ‘tirar as sandálias dos pés”, porque o lugar em que ele estava pisando era santo, comprovou definitivamente tratar-se de um ser celestial enviado por Jeová.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)