Pular para o conteúdo principal

Ser o Filho “a imagem de Deus” o torna também Criador?



Fonte: jw.org



A respeito do artigo “Diferença entre ‘criar’ e ‘fazer’”, um leitor fez o seguinte comentário:

O cerne da discussão não está nos verbos ba·ráʼ e ʽa·sáh, e sim na palavra “FAÇAMOS” de Gênesis 1.26. Se é “façamos”, é plural; e vemos Jesus atuando na criação do homem. Portanto, um com Deus. O verso diz que fomos criados à imagem de Deus; e, se fomos criados desta forma, Jesus é Deus, e vemos isso nas palavras “NOSSA SEMELHANÇA”. Ou será que temos a imagem de uma criatura e não de Deus? ACHO QUE NÃO, NÉ?!!!! 

Resposta:

Como mostrou o artigo citado acima, em hebraico “fazer” (ʽa·sáh) é diferente de “criar” (ba·ráʼ). Portanto, o ato de criação é atribuído somente a Jeová. A participação do Filho na criação não significa que o Filho tenha criado algo, no sentido bíblico da palavra.

Uma ilustração talvez possa servir de ajuda: um hábil escultor pode talhar uma pedra e fazer uma bela escultura, assim como um exímio pintor pode utilizar tinta e pintar um belo quadro. Porém, ambos fizeram algo usando coisas preexistentes. No sentido bíblico das palavras hebraicas, eles não criaram algo, e sim fizeram algo. O mesmo se deu com o Filho. Usando o espírito santo, ou energia divina, que procede do Pai, o Filho fez coisas. Mas o ato da criação é biblicamente atribuído a Deus, o Pai, Jeová. Pois somente Jeová tem o poder de criar algo do nada.

Tanto que a Bíblia não afirma que as coisas foram criadas pelo Filho, mas sim que foram criadas por Deus “por intermédio (grego: diá) dele [isto é, do Filho]” (João 1:3, Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira, de acordo com os melhores textos hebraicos e gregos; NVI) e “por meio dele [do Filho]” (Colossenses 1:16, 17; grego: ν ατ; en autõi; NVT, NTLH; NIV, NET).

O próprio Jesus Cristo reconheceu que ele não era o Criador, pois se referiu a seu Deus e Pai como “aquele [singular] que os criou [singular].” (Mateus 19:4) Tanto o artigo definido ho () – que aqui tem função de pronome demonstrativo – “aquele” – como o verbo κτσας (ktísas, particípio ativo do aoristo masculino singular no caso nominativo) estão no singular, e se referem a uma só Pessoa – Jeová, o Deus Criador de todas as coisas.

Ademais, o fato de o Filho compartilhar da imagem e da semelhança de Deus não o faz ser o próprio Deus Criador e Todo-Poderoso. Afinal, o ser humano também foi feito à imagem e semelhança de ambos, e nem por isso são iguais ao Deus Criador. O apóstolo João menciona o seguinte a respeito dos que serão recompensados com a vida celestial: “Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não foi revelado o que seremos. Sabemos que, quando ele [Deus] for manifestado, seremos semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é. (1 João 3:2) Mesmo se tornando ‘semelhantes a Deus’ num sentido mais pleno do que os humanos, ainda assim tais servos de Deus não serão, cada um, o Deus Criador e Todo-Poderoso. Assim, é possível ser à imagem e semelhança de Deus sem ser coigual a ele.


Veja também os artigos abaixo:





Explicação das siglas usadas:

NET: New English Translation.
NIV: New International Version.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão Internacional.
NVT: Nova Versão Transformadora.


Referências:

Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/>.

Ho. . Léxico do Novo Testamento Grego/Português, F. Wilbur Gingrich e revisado por Frederick W. Danker. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova. São Paulo-SP. Copyright © 1983. The Universíty of Chicago – EUA. Reimpressão: março de 1993.

κτσας (ktísas). The New Analytical Greek Lexicon, de Wesley J. Perschbacher. Copyright 1990. Hendrickson Publishers, Inc. Massachusetts. EUA. Sétima impressão: setembro de 2001.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Disponível em: <https://www.bible.com/>.

Nova Versão Transformadora. Disponível em: <https://www.bible.com/>.

The Online Greek Bible. http://www.greekbible.com/





A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)