Pular para o conteúdo principal

Em que sentido Jesus é “o Primeiro e o Último” (Apocalipse 2:8)


Fonte: jw.org

Um leitor escreveu:

Jesus Cristo é Deus. Não existe na Bíblia que Jesus Cristo foi “criado por Deus”; quem ensina isso está ensinando um novo evangelho ao qual a Bíblia nos exorta sobre isso a considerarmos anátema. Veja bem: Jesus Cristo “sempre existiu”, “e também é Deus”; a própria escritura sagrada (a Bíblia) afirma isso. Veja Apocalipse 2:8, que diz: “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: ‘Aquele que é o primeiro e o último, que foi morto e ressuscitado, faz as seguintes afirmações.” Veja você mesmo: Jesus Cristo é o “primeiro” e o “último” (alfa e ômega), ele é o próprio Deus.

Resposta:

Que Jesus Cristo foi “criado por Deus”, pode-se ver claramente na descrição que a Bíblia faz dele como a Sabedora personificada em Provérbios 8:22-30. Tal passagem diz que ele foi CRIADO, conforme a versão grega da Septuaginta[1]. Ele é o “primogênito de toda a criação” e o “princípio da criação de Deus”, expressões que significam claramente que ele teve um início. (Colossenses 1:15-18; Apocalipse 3:14) Portanto, não se trata de um novo evangelho, e sim do puro Evangelho bíblico.

Quanto a Apocalipse 2:8, o contexto diz respeito à morte e ressurreição de Cristo; pois, após usar a expressão “o Primeiro e o Último”, ele usa a expressão “aquele que morreu e voltou a viver”. Assim, Jesus foi o PRIMEIRO a ser ressuscitado DIRETAMENTE por Jeová para a vida espiritual, imortal, e o último ressuscitado assim. Os demais são ressuscitados por meio de Jesus.

Quanto à identidade de “o Alfa e o Ômega”, veja o artigo “Resposta a um leitor trinitarista”.

Veja também os artigos:





A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)